Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÃO PAULO E SANTOS

SBT cria mal-estar com afiliadas por só exibir times paulistas na Sul-Americana

DIVULGAÇÃO/SÃO PAULO FC

Luciano, do São Paulo, tem boca aberta e expressão de fúria durante partida

Luciano vai jogar a Sul-Americana pelo São Paulo: SBT tem mal-estar com afiliadas por escolhas de transmissões

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 30/3/2023 - 6h50

O SBT criou um mal-estar com sua filial do Rio de Janeiro e com a TV Jangadeiro, afiliada do Ceará, por conta dos jogos que escolheu para transmitir na primeira fase da Copa Sul-Americana. Das seis partidas a que tinha direito, a emissora de Silvio Santos escolheu três do São Paulo e outras três do Santos, ignorando clubes como Botafogo e Fortaleza. Em defesa, a TV diz que ambos são os times brasileiros com maior torcida na competição.

Segundo apurou o Notícias da TV, a maior chateação ocorreu no SBT Rio, que esperava ao menos uma partida do Alvinegro na fase de grupos. Seria uma maneira de valorizar o projeto esportivo que existe na capital fluminense desde 2014, seis anos antes de Silvio Santos se interessar pelas transmissões esportivas. 

Outro motivo de mal-estar é que o Botafogo tem uma torcida mais distribuída pelo país do que o Santos. Por fim, o SBT Rio fez um trabalho de divulgação da Copa Sul-Americana bastante forte e sugeriu ao público que a emissora teria transmissões do Botafogo. 

A escolha por times paulistas pegou tão mal que sobrou até para Fernanda Maia, apresentadora do programa diário SBT Sports Rio. Torcedora confessa do Botafogo, a jornalista tem recebido mensagens indignadas de apoiadores do clube pelo fato de o SBT não mostrar sequer o confronto contra a LDU, do Equador, considerado mais forte.

Já a chateação da TV Jangadeiro aconteceu por dois motivos principais. O primeiro é a ótima fase do Fortaleza, que tem chamado a atenção até mesmo de telespectadores do eixo Rio-São Paulo. O segundo é que a capital cearense costuma obter os melhores índices de audiência do Brasil para o SBT. Seria uma maneira de prestigiar a região. 

SBT explica escolhas por times paulistas

Procurado pelo Notícias da TV para explicar a escolha por times paulistas, o SBT argumentou que definiu os jogos da Copa Sul-Americana pelo critério da maioria: o clube que tem mais torcida é exibido. Esse mesmo pensamento já era utilizado em partidas da Libertadores até 2022, quando a emissora tinha os direitos da competição.

O argumento se sustenta. Segundo a última grande pesquisa nacional, realizada pelo jornal O Globo em julho de 2022, São Paulo e Santos são os times nacionais presentes na Sul-Americana com mais adeptos -- com 8,2% e 2,2%, respectivamente. Botafogo e Fortaleza têm 1,3% de torcedores cada um.

O SBT tem os direitos da Copa Sul-Americana até 2026. Ao todo, a emissora pode exibir um jogo por rodada, inclusive a final única com exclusividade na TV aberta. ESPN e Paramount também transmitem a competição.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.