Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIZINHO GRITA ANTES

Copa em 4K no Globoplay tem alta nitidez, mas gol com 16 segundos de atraso

FOTOS: EDUARDO BONJOCH/NOTÍCIAS DA TV

Simón, goleiro da Espanha, em transmissão em 4K pelo SporTV

Simón, goleiro da Espanha, em jogo com o Japão: transmissões em 4K mostram mais detalhes

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 3/12/2022 - 6h25

Com resolução quatro vezes superior à da Globo na TV digital aberta e à do SporTV HD na TV paga, a transmissão da Copa pelo SporTV 4K para assinantes do Globoplay + canais ao vivo tem como vantagem a maior nitidez da imagem. O ponto negativo é o atraso de 15 a 16 segundos em relação à exibição dos jogos em alta definição. Nas partidas do Brasil, isso incomoda, porque os vizinhos comemoram os gols antes de você ver as jogadas.

Mas será que dá para perceber mesmo a diferença na qualidade da imagem? A resposta é sim. Para chegar a essa conclusão, o Notícias da TV assistiu aos jogos da Copa em 4K pelo Globoplay na quinta (1º) e sexta (2) e comparou os resultados com as transmissões da Globo na TV aberta e do SporTV HD nas duas principais operadoras de TV por assinatura: a Claro e a Sky.

A avaliação foi realizada em um televisor 4K com 43 polegadas, da linha Crystal Samsung 2021, conectado a uma internet banda larga de 350 Mbps. O acesso às imagens do SporTV 4K pelo Globoplay se deu de duas maneiras: através da própria plataforma smart do fabricante e com um dispositivo Fire TV Stick 4K, da Amazon, conectado à tela.

Na análise da imagem, o maior detalhamento, nitidez e profundidade ficaram evidentes. Foi possível, por exemplo, observar a textura e as irregularidades dos gramados. Mesmo objetos pequenos e com pouco destaque na tela, como garrafinhas de água ao lado da trave do goleiro da Espanha no jogo contra o Japão, ou equipamentos profissionais de jornalistas ao redor do campo em Gana e Uruguai, puderam ser vistos com clareza.

Quando a câmera aproxima, o telespectador percebe até pequenas gotas de suor no rosto e no corpo dos jogadores. Nada passa despercebido também entre os torcedores dos estádios. Expressões de agonia, tristeza e felicidade são captadas com perfeição, mesmo com os jogos vistos em uma TV 4K de apenas 43". Em telas maiores, provavelmente, mais detalhes chamariam a atenção.

Nas transmissões em Full-HD, não foi possível identificar as garrafas de água e nem mesmo ver com clareza a expressão de alegria nos rostos da torcida japonesa nas tomadas mais abertas, quando faltou definição para notar esse tipo de detalhe. Outra diferença aparece quando o telespectador chega bem perto da TV. Enquanto a imagem 4K continua nítida e preservada, a transmissão em Full-HD vai perdendo qualidade e fica embaçada.         

Atraso incomoda nos jogos do Brasil

Durante os testes, a transmissão do Sport TV 4K no Globoplay se manteve sempre atrasada de 15 a 16 segundos em relação à da Globo e à do SporTV HD. E isso tanto na TV aberta quanto pelo decoder de TV paga e para quem é assinante da Claro ou da Sky.

Com exceção dos jogos do Brasil, não é algo que atrapalhe. Mas, na partida contra Camarões na sexta (2), por exemplo, incomodou o fato de já saber que a bola não entraria no gol do adversário pelos gritos de "uuhhh" da vizinhança, antes mesmo das jogadas começarem na tela de 43".

Nas partidas, o sinal travou poucas vezes e foi restabelecido em segundos. Vale lembrar que o Globoplay recomenda uma velocidade mínima discutível de 30 Mbps para ver conteúdos em 4K e, nos testes, a banda larga era de 350 Mbps. A assinatura com canais ao vivo, que dá direito em SporTV 4K, custa R$ 42,90 por mês. Essa é a opção mais barata para ver a Copa em Ultra-HD (clique aqui para conhecer as outras).

SporTV perde para a Globo no som 

Com a TV conectada a um home theater 5.1 canais, foi fácil perceber as diferenças entre o som das transmissões. Em todas as partidas avaliadas, o áudio da Globo, tanto na TV aberta como na TV por assinatura, revelou um envolvimento surround mais acentuado do que no SporTV. Nos jogos de futebol, esse detalhe é importante, porque reforça a sensação de que você está dentro do estádio.

Mais baixo e sem o mesmo reforço de áudio traseiro, reproduzido pelas duas caixas acústicas atrás do sofá em um home theater, o áudio do SporTV 4K não esteve à altura da imagem apresentada. Em nota, a Globo explicou que as transmissões apresentam finalizações de áudio independentes, tendo a entrega em som estéreo como principal.

Disse ainda que, dependendo da configuração, o consumidor pode receber o sinal da TV digital terrestre em 5.1 canais em qualquer lugar do Brasil. Já o recurso de áudio imersivo está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife pela Globo e também nas transmissões do SporTV 4K nas operadoras.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.