Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERTO DE UM DESFECHO

SBT avança sobre direitos do Carioca; ação judicial prejudica a Globo

DIVULGAÇÃO/FLAMENGO

Pedro esteja gol pelo Flamengo na final do Carioca

Pedro festeja gol pelo Flamengo na final do Carioca; SBT avançou na negociação para exibir a competição

RICARDO MAGATTI

ricardo@noticiasdatv.com

Publicado em 27/1/2021 - 22h12

Dono dos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América, o SBT deve transmitir mais jogos de futebol em 2021. A emissora de Silvio Santos avançou na negociação para exibir a próxima temporada do Campeonato Carioca, que começa no final de fevereiro. A Globo também está na briga, mas é prejudicada por uma ação judicial ajuizada pela Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), que cobra uma dívida de mais de R$ 17 milhões.

Além disso, a relação da Globo está desgastada com a Ferj em virtude do rompimento do contrato de transmissão do torneio, que iria até 2024, por parte da líder de audiência, que tomou a decisão em julho de 2020 depois de o Flamengo transmitir na FlaTV, seu canal no YouTube, a partida contra o Boavista pela competição estadual.

Com isso, o SBT está mais perto de chegar a um acordo. A proximidade do acerto, antecipada pelo Lance!, foi confirmada pelo Notícias da TV. A proposta do canal de Silvio Santos agradou a Ferj e a maioria dos clubes que disputam o torneio estadual. A ideia é exibir as partidas na televisão e também na internet, com um pay-per-view.

A emissora, aliás, mostrou o segundo jogo da final entre Flamengo e Fluminense ano passado e, meses depois, comprou os direitos de transmissão da Libertadores até 2022, competição da qual a Globo abriu mão em razão da crise financeira provocada pela pandemia de Covid-19.

Com jogos de futebol em sua grade depois de 17 anos, a emissora de Silvio Santos foi ao mercado e hoje conta com o narrador Téo José, o comentarista Mauro Beting e o apresentador Benjamin Back como suas principais estrelas. O último comanda o Arena SBT nas noites de segunda-feira.

Os bons índices de audiência motivam o canal a continuar investindo em eventos esportivos. Com Palmeiras x River Plate, o SBT alcançou 17,4 pontos e registrou seu melhor ibope em uma terça-feira em 17 anos. A expectativa é superar esta marca com a final do torneio sul-americano entre Palmeiras x Santos no próximo sábado (30), no Maracanã.

Dívida milionária

Em 2020, a Ferj foi à Justiça para receber o montante que resta da Globo pelo Campeonato Carioca (R$ 17.291.105,60). O acordo entre os dois lados era de que o pagamento deveria ter sido feito até 10 de julho, cinco dias antes do término da competição, da qual o Flamengo sagrou-se campeão. A entidade considera que a emissora agiu com má-fé no rompimento do contrato de transmissão, anunciado em 2 de julho.

No processo, a entidade acusa a Globo de ter cometido "inadimplemento voluntário por tentativa de coação" e mostra as trocas de mensagens entre os departamentos financeiros. Os cartolas consideram "instrumento de coação" o recibo pedido pela líder de audiência reconhecendo a rescisão do contrato.

As brigas judiciais ocorreram porque o Flamengo não tinha acordo com a Globo e decidiu exibir alguns jogos como mandante na plataforma própria, apoiando-se na Medida Provisória assinada por Jair Bolsonaro que mexeu nas regras de direitos do futebol. Essa MP caducou e não está mais em vigor.

A emissora entendeu que o contrato de transmissão havia sido violado e cumpriu a promessa de quebrar o acordo. Segundo a líder de audiência, a Ferj deveria ter assegurado a exclusividade sobre os jogos do campeonato.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.