RAINHA DOS MEMES

Record usa imagem de Gretchen para atrair anunciantes para A Fazenda

DIVULGAÇÃO/RECORD

Gretchen participou de A Fazenda em 2012; Record tenta atrair anunciantes com a imagem da cantora - DIVULGAÇÃO/RECORD

Gretchen participou de A Fazenda em 2012; Record tenta atrair anunciantes com a imagem da cantora

GABRIEL PERLINE - Publicado em 30/07/2018, às 05h51

A Record está em busca de grandes marcas para anunciarem na nova temporada de A Fazenda e acabou de distribuir para agências de publicidade o seu plano comercial. Além dos números impactantes e uma oferta das mais generosas em exposição para as empresas que vierem a patrocinar o programa, um detalhe chama a atenção: a emissora apelou até para a cantora Gretchen para seduzir seus alvos.

No arquivo de 35 páginas, uma delas é dedicada exclusivamente à rainha dos memes da internet. Cinco fotos da cantora foram dispostas numa linha do tempo, que mostra a ascensão midiática da artista desde que participou do reality rural, em 2012, até sua projeção internacional.

"A imagem da rainha dos memes impulsionada pela Record TV", diz o título da página. "Podemos fazer mais pela sua marca", promete a emissora, após apresentar a trajetória da artista.

De fato, a carreira de Gretchen deu uma guinada após A Fazenda. Suas expressões faciais e seu comportamento renderam uma infinidade de memes, que ainda hoje, seis anos após a participação, reverberam nas redes sociais.

Mas a Record, embora tenha confinado a cantora em seu reality show, não teve participação direta em sua ascensão, já que os memes foram gerados espontaneamente pelo público, e soa pretensiosa ao citar-se, ainda que indiretamente, como responsável pelo fenômeno Gretchen.

A saída da brasileira do ostracismo se deu graças aos internautas, que de tanto usarem sua imagem em situações engraçadas acabaram despertando a atenção de artistas internacionais.

A cantora americana Katy Perry foi uma das gringas a serem diversas vezes impactadas com os memes de Gretchen e foi atrás para descobrir quem era a tal mulher que surgia em seu linha do tempo nas redes sociais. Resultado: gostou da história da brasileira e a convidou para participar do clipe de Swish Swish, música lançada no ano passado.

A partir daí, a carreira de Gretchen decolou. Depois do clipe, ela participou do show de Katy Perry em São Paulo, ganhou um reality show próprio no canal Multishow e estrela campanhas de publicidade de diversas marcas.

REPRODUÇÃO

Parte do plano comercial de A Fazenda em que a Record se gaba pela ascensão de Gretchen

A emissora oferece às marcas um patrocínio multiplataforma. Dessa maneira, ela pretende ampliar a projeção dos produtos anunciados, inserindo-os em provas realizadas pelos confinados, em ações de interatividade do público com o programa e também em todos os seus canais digitais (site oficial e redes sociais).

O plano comercial da Record ainda traz alguns detalhes da nova temporada. Serão exibidos 87 episódios, com exibições diárias entre setembro e novembro, com 16 "personalidades da mídia" disputando o prêmio de R$ 1,5 milhão.

A dinâmica de atividades ficou distribuída da seguinte maneira: às segundas realizam-se as votações ao vivo; às terças, prova do fazendeiro; às quartas, exibirá apenas detalhes da convivência dos peões; às quintas, eliminação ao vivo de um dos participantes; prova da chave às sextas; festas aos sábados; e uma atividade especial aos domingos.

Com apresentação de Marcos Mion, A Fazenda 10 terá o subtítulo "Mais Conectada". Além de indicar prováveis competidores, o público participará de decisões que irão interferir no dia a dia dos confinados. Por exemplo, quais benefícios terão os vencedores de determinada prova.

Terceiro apresentador
Mion assume o programa após duas temporadas comandadas pelo empresário Roberto Justus, desligado da emissora em março por não ter conseguido atrair anunciantes para o reality rural e para o Power Couple _ele foi substituído por Gugu Liberato na temporada da competição de casais deste ano.

Justus passou a comandar o programa em 2015, em substituição ao jornalista Britto Jr., que perdeu o programa após se desentender com o diretor-geral da atração, Rodrigo Carelli, e pedir anunciantes para o Programa da Tarde, que apresentou ao lado de Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro durante três anos (2012-2015).

Na Record há oito anos, Marcos Mion vai para seu terceiro reality show na emissora, depois de A Casa e Ídolos. Seu principal trabalho foi o Legendários, que saiu do ar no ano passado por não se pagar. O programa tinha poucos anunciantes.


Colaborou GABRIEL SOUZA

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

O Vídeo Show tem salvação?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook