Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MÃO NA MASSA

Rafael Cortez limpa até o chão em estreia no Matéria Prima na TV Cultura; entenda

DIVULGAÇÃO/NADJA KOUCHI

Rafael Cortez no palco do Matéria Prima, na TV Cultura

Rafael Cortez no palco do Matéria Prima, na TV Cultura; apresentador botou a mão na massa

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 20/11/2021 - 6h45

Rafael Cortez botou a mão na massa para a estreia do Matéria Prima, na TV Cultura, neste sábado (20). Depois de passar por Band, Record e Globo, o humorista de 45 anos conquistou seu lugar ao sol como apresentador com um projeto criado por ele em 2012: um talk show feito com a colaboração de estudantes de Comunicação. Por emplacar seu produto na TV aberta, ele cuidou até da limpeza do chão de seu cenário --uma curiosidade de bastidor que entrará para a história de sua passagem pela emissora.

Em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (18), Cortez deu detalhes de sua atração --que herdou o nome Matéria Prima, apresentado por Serginho Groisman nos anos 1990. Apesar do título, o talk show atual nada tem a ver com a versão original.

Com parte dos programas já gravada, o comunicador entregou algumas curiosidades da primeira leva de episódios de seu Matéria Prima. Ao receber o cantor Supla, por exemplo, ele e a produção se viram às voltas com um problema técnico: o piso riscou.

"Levamos o Supla em um episódio maravilhoso. O Papito foi com um coturno de borracha (risos). O coturno manchou tudo. Ele dançava, se empolgava e andava de lá para cá. Aquela borracha ia queimando o adesivo [do chão]. Acabou o programa, e todos nós ficamos limpando [o chão], porque no dia seguinte tínhamos Anavitória para gravar ali. Foi uma loucura", contou ele os risos. Ossos do ofício.

O ex-repórter do CQC (2008-2015) apresenta sua criação como o primeiro talk show do Brasil feito dentro de uma faculdade. O diferencial é que o Matéria Prima é feito com alunos trabalhando em todas as etapas do projeto. Por isso, o produto é gravado nas dependências da Universidade Cruzeiro do Sul, no campus Anália Franco, em São Paulo.

"Há um peso, sim, em fazer esse programa. Mas não acho que esse peso tem relação com o Serginho ou com comparações com ele. É o peso de fazer um programa que seja genuíno e de verdade com esse compromisso de dar empoderamento à voz do jovem. Não posso perder esse norte", admitiu.

"Independentemente dos rumos que o projeto ganhe daqui para frente, preciso lembrar que essa é a natureza do programa. Esse é o maior peso: não perder a essência. Não necessariamente a figura do Serginho ou as comparações. Se elas vierem --no sentido de me deixarem melhor-- são todas bem-vindas", destacou.

DIVULGAÇÃO/NADJA KOUCHI

Jarbas Homem de Mello, Cortez e Claudia Raia

Jarbas Homem de Mello, Cortez e Claudia Raia

Sem medo das críticas

Para o artista --que ficou na geladeira da Record em 2014--, julgamentos alheios hoje em dia não assustam mais. "Estou naquela etapa da carreira em que assimilo a crítica construtiva muito bem. O hater? A crítica negativa? Aprendi nessa carreira a não acreditar nem tanto nisso, nem tanto nas pessoas que são muito elogiosas", observou.

"A principal preocupação é manter a essência do projeto. Espero que esse seja meu lugar de fala como apresentador. A real é que nunca fiz um programa em que eu me encontrasse tanto e soubesse que esse é meu lugar. Não tenho dúvida que isso é o que quero fazer para o resto da vida: apresentar um projeto dessa natureza. Quero, de fato, ser um cara que possibilite que mais jovens estejam conosco em larga escala", observa.

E Cortez está focado em sua missão. Além de contar com estudantes na equipe de produção, ele dá espaço para jovens artistas. As bandas que farão a parte musical, por exemplo, serão sempre formadas por alunos do Ensino Médio.

"Quero que esse [programa] seja um modelo a ser replicado. Vou adorar se outras emissoras fizerem versões desse tipo. Mostrará que estamos no caminho certo, o de dar holofote e voz para a juventude. Isso é o que espero para a minha vida: quero ter uma carreira como esse tipo de apresentador", especificou.

A edição de estreia será com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, em um bate-papo sobre relacionamento, política, cultura e classe artística. Nas semanas seguintes, o humorista receberá Luciana Mello, Paula Lima, Lucy Ramos, Roberta Campos, Pedro Mariano, Supla --e seu coturno--, e Anavitória.

Matéria Prima estreia neste sábado (20), às 20h, na TV Cultura. Veja chamada:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.