Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM ESPECIAL

Patricia Abravanel revela insegurança e expõe futuro do Programa Silvio Santos

FOTOS: GABRIEL CARDOSO/SBT

Patricia Abravanel usa um vestido amarelo e sorri para a câmera em gravações do programa especial de Silvio Santos

Patricia Abravanel em meio ao auditório no especial de 60 anos do Programa Silvio Santos

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 3/6/2023 - 6h35

Patricia Abravanel assumiu o Programa Silvio Santos no susto, depois que o pai testou positivo para Covid-19. Quase dois anos se passaram. Ela parece mais à vontade agora, distribui sorrisos, "aviõezinhos" e conversa com a plateia nos intervalos das gravações. Mas não foi sempre assim. No início, morria de medo de interagir com os convidados. Temia estar "roubando" um lugar que sempre foi do pai. 

"Eu não me sentia à vontade para fazer brincadeiras com o auditório, porque era uma coisa tão característica dele... Eu pensava: ah, tem zero graça comigo. A gente fazia os quadros muito longos. Aí ele deu essa dica para fazer uns quadros mais curtos, fazer as brincadeiras... E agora está no timing que ele fazia. Ele é um mestre, mesmo", contou ela ao Notícias da TV durante a gravação do especial de 60 anos do programa.

Apesar das inseguranças, Patricia se saiu bem --ao menos na opinião do pai. A apresentadora revelou que um dos motivos de ele não voltar para a atração é porque confia no trabalho dela. "Ele é um pai muito melhor do que o comunicador que vocês conhecem. Ele é participativo, amoroso... Claro que é bem bravo. Ele ensina, ele e minha mãe, a sermos mulheres fortes mesmo. Nunca passou a mão na cabeça, sempre me encorajou", revelou.

Iris Abravanel entrou no estúdio bem durante a explicação da filha. Quatro irmãs de Patricia --Cintia, Silvia, Rebeca e Renata-- já estavam a postos na primeira fileira do auditório, onde acompanharam boa parte das gravações. A autora de A Infância de Romeu e Julieta foi atraída pelo furor da imprensa, percebeu o tema da conversa e expôs seu lado sobre a situação da filha:

O Silvio continua assinando bastante todo mundo, a gente, principalmente. Isso é muito importante. Esse programa tem o DNA dele. Mas as características, realmente, Patricia, são individuais. São suas, marcas suas. Isso que você adquiriu, o carinho do público, é pelo que você é. Você não olha status, classe social, raça, nada, você olha o coração das pessoas.

Tudo na fala delas dá a entender que, de fato, Silvio não deve voltar ao comando da atração. "Ele está se sentindo muito bem. Ele não está vindo porque está se sentindo acomodado", disse Iris, mais de uma vez. Entre a gravação de um quadro e outro, Patricia respondia algum membro do auditório sobre o estado de saúde de seu pai. "Ele está bem", "está ótimo" e "está morrendo de saudade" eram as frases mais faladas nos intervalos. Nada sobre ele voltar, ou se há uma previsão de ele reassumir o programa. 

Daniela, Cintia, Renata, Patricia, Iris, Silvia e Rebeca Abravanel

Daniela, Cintia, Renata, Patricia, Iris, Silvia e Rebeca Abravanel

Ainda assim, a empresária confessou que fica até constrangida de chamá-lo para voltar a ser titular. Aos 93 anos, o "homem do baú" só quer ter um tempo para si, e não é a filha que vai atrapalhar isso. Ela até evita pedir conselhos --embora o pai acabe soltando uma crítica aqui, outra ali, sempre que pode.

"Ele dá muitos toques. Mas os melhores são os que ele dá em casa. São os mais individuais e personalizados: 'Isso você pode fazer melhor'... Mas é sempre na mesma linha o que ele fala pra uma [filha] e para outra", detalhou.

Patricia sabe bem da importância desses conselhos e entende que só chegou onde está devido às portas que o pai abriu. Ela não se exime em falar sobre o tema. Sempre que um convidado chegava, ou mesmo enquanto conversava com a plateia, ela perguntava se sabiam que ela estava no comando. "Sei que vocês esperavam o Silvio, mas sou o que tem pra hoje", disse, rindo. 

Ela fez o mesmo comentário para Geraldo Alckmin, que riu e disse que sabia, sim, que Patricia comandaria o programa. A chegada do vice-presidente, aliás, foi o momento em que a artista mais "subiu no salto" durante o especial. "Passei de nível como apresentadora, né? Recebendo um vice-presidente...", brincou, em determinado momento. Depois, se recompôs e agradeceu Silvio: "Um pai bom abre caminho pros filhos, né?".

O programa especial vai ao ar neste domingo (4), a partir das 19h15, reunindo não só a família do apresentador, mas também personalidades importantes na trajetória dele.

Não por acaso, todos os funcionários com mais de 20 anos no programa receberam um diploma e foram homenageados antes das gravações. De operadores de câmera a secretárias, de assistentes de áudio a diretores, todos foram chamados ao palco. Dentre eles, os assistentes de palco Gonçalo Roque e Ailton Alves Sampaio de Lima, mais conhecido como Liminha.

Celebridades que estrearam ali também tiveram seu lugar ao sol, como Eliana, Adriane Galisteu e Helen Ganzarolli. Anônimos que marcaram a história do programa, também. Daiza Lazerte Barros, a "menina do bambu", Antônio Gianotti, que pediu fitas pornográficas ao apresentador no Porta da Esperança, e Ana Luiza Santos, conhecida pela risada "bizarra", foram à plateia. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.