Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOSTALGIA

Pantanal pode abrir caminho para remake de mais produções da extinta Manchete

JOÃO MIGUEL JR./TV GLOBO

Em Pantanal, José Leôncio (Renato Góes) olha para a câmera de braços cruzados

Renato Góes é o José Leôncio na primeira fase de Pantanal: remake tem boa aceitação do público

Carla Bittencourt

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 8/4/2022 - 7h00

A boa aceitação de Pantanal e o sucesso das novelas antigas no catálogo do Globoplay têm feito a Globo pensar em apostar ainda mais nesse filão. Informalmente, começa-se a falar nos bastidores da emissora sobre a possibilidade de o remake da novela de Benedito Ruy Barbosa abrir caminho para que outras tramas da extinta Manchete (1983-1999) ganhem uma atualização.

A conversa interna na emissora é sobre o clamor do público que gosta de novela, sobretudo os saudosistas, para que produções antigas e de fora da Globo sejam incorporadas ao streaming da emissora.

Mas, seja por questões de direitos autorais ou qualidade técnica desses produtos (fitas danificadas, imagem e som deterioradas), torna-se quase inviável assegurar que chegue até o público novelas muito antigas. Entende-se que uma solução para isso seja reembalar essas produções e relançá-las no formato de remake.

A estratégia não é nova. Desde que Mulheres de Areia (1993) e A Viagem (1994) agradaram a crítica e o público, a emissora carioca passou a, de tempos em tempos, apostar na reedição de novelas. Em algumas ocasiões, não deu muito certo, mas na maioria delas, o público comprou as novas versões --vide Anjo Mau (1997), TiTiTi (2010), Cabocla (2004), Sinhá Moça (2006), entre outras.

Em 2019, Éramos Seis, exibida pelo SBT e Tupi, em 1994 e 1977, foi outra novela que teve êxito e que é constantemente usada como bom exemplo de remake de uma produção vinda de outras emissoras.

Surfando na mesma onda está a HBO Max, que já prepara um remake de Dona Beija (1986) para 2023. O fato é que, agora, com a expectativa de que Pantanal se saia bem na faixa das nove, a ideia é que sejam negociados os direitos para a reedição de outras novelas muito pedidas pelo público.

O tempo dirá, porém, se o público não vai se assustar se novelas como Xica da Silva (1996), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), Mandacaru (1997), Tocaia Grande (1995), entre outras, surgirem no Globoplay ou na TV Globo. A conferir.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#95 - Juma fica cara a cara com a morte" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.