Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIASCO FOI EXCEÇÃO

Novela de encomenda salva autora Lícia Manzo de demissão na Globo

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Autora de Um Lugar ao Sol, Lícia Manzo, está trabalhando num computador

Lícia Manzo recebeu encomenda da Globo de uma sinopse de novela para o horário das 18h

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 25/5/2022 - 17h48

Apesar do fraco desempenho de Um Lugar ao Sol, a autora Lícia Manzo ganhou uma nova chance na Globo. Com contrato vencendo em julho, a novelista recebeu da emissora a encomenda de uma nova sinopse --desta vez para a faixa das 18h. Caso a história seja aprovada, o vínculo da roteirista será renovado.

Nos bastidores da Globo, a saída de Lícia era dada como certa, uma vez que ela não tinha nenhum projeto aprovado. De acordo com a nova política da empresa de ter poucos medalhões com contrato de exclusividade, a líder de audiência na TV aberta só vai manter roteiristas contratados se tiverem projetos com aval para serem desenvolvidos.

Os autores trabalharão em sinopses sem nenhum vínculo com a emissora, entregarão os projetos para avaliação e, somente com a autorização da diretoria de Dramaturgia da casa, é que eles serão contratados para a execução da obra. Os vínculos serão por um período de tempo fechado.

Lícia, no entanto, é tratada como uma exceção por dois importantes motivos. Primeiramente porque ela é uma autora de sucessos. A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015) tiveram boa audiência e excelente repercussão. Já Um Lugar ao Sol (2021) não teve a mesma sorte, mas a responsabilidade não foi da novelista. Este é o segundo motivo.

Realizada no meio da pandemia, a trama protagonizada por Cauã Reymond foi toda gravada antes de ir ao ar com protocolos de segurança de saúde rígidos e ainda por cima com muitas alterações em relação à sinopse original. A saga foi encurtada, mas já na reta final precisou ser esticada por causa dos atrasos em Pantanal.

Fora isso, o folhetim não teve a divulgação necessária, contou com relançamento, mas foi rejeitada por parte do público. A diretoria entendeu que Lícia tem potencial e que o fiasco de Um Lugar ao Sol foi, na verdade, uma exceção na carreira dela e fruto de uma junção de decisões erradas por parte da própria Globo.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#102 - Tudo sobre o final de Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.