Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ô LOUCO MEU!

Na surdina, Globo apaga todas as edições do Domingão do Faustão do Globoplay

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Faustão nos estúdios da Globo, usando uma jaqueta de cor preta com uma blusa vermelha, apresentado o seu antigo programa dominical

Fausto Silva no Domingão do Faustão: Globo apagou programas do Globoplay na surdina

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/12/2021 - 15h13
Atualizado em 13/12/2021 - 18h25

Na surdina para ninguém perceber, a Globo tirou do ar todas as íntegras do programa Domingão do Faustão (1989-2021) do Globoplay. Agora, apenas trechos curtos da atração que foi comandada por Fausto Silva seguem disponíveis para o público. 

O fato comprova mais uma vez que a saída de Faustão da emissora não foi das mais tranquilas. A política de apagar produções do streaming da Globo não é comum. Outras atrações antigas, incluindo fracassos e programas de profissionais que já deixaram a emissora, seguem por lá.

Segundo apurou o Notícias da TV, o processo de arquivamento dos programas de Faustão começou no meio do ano. O acervo tinha íntegras da atração desde 2013, disponibilizadas ainda na época da plataforma globo.tv, antecessora do Globoplay.

O processo foi finalizado nesta segunda-feira (13), quando os últimos programas de Faustão na Globo foram apagados. Até mesmo a última edição, comandada por Tiago Leifert, foi limada do serviço. Apenas trechos separados das atrações até maio deste ano seguem disponíveis.

Só para efeito de comparação, o Globoplay ainda disponibiliza na íntegra os fracassos dominicais como os humorísticos Tomara Que Caia (2015) e Divertics (2014), e o Esquenta! (2011-2017), comandado por Regina Casé.

Procurada pela coluna, o Globoplay enviou o seguinte comunicado: "Vários programas da TV Globo têm suas íntegras despublicadas após 180 dias. Isso acontece por várias questões, como direitos, padrões de consumo, custos de armazenamento. O Domingão do Faustão é um desses programas, assim como The Voice Brasil, The Voice Kids, Esporte Espetacular e Globo Esporte. Não há nenhuma novidade na aplicação da regra, que é automática: após seis meses, a íntegra é despublicada sem intervenção humana".

Faustão na Band

Fausto Silva vai começar uma nova história na Band a partir de 17 de janeiro. Ele vai comandar o Faustão na Band, em horário nobre, das 20h30 às 22h45. O objetivo é mostrar um programa diferente por dia. Por causa do contrato com a Globo, Faustão só começa a aparecer em chamadas no ano que vem. 

No elenco da atração estará Anne Lottermann. A ex-apresentadora do tempo do Jornal Nacional pediu demissão da Globo na semana passada e será parceira do comunicador na atração. Outros nomes deverão ser contratados para a reportagem do programa. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.