Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNALISMO

Michelle Barros pede demissão da Globo após 12 anos; saiba o motivo

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Jornalista Michelle Barros posa sorrindo para foto com os braços na cintura

Jornalista Michelle Barros deixa a Globo após 12 anos para se dedicar às redes sociais

GABRIEL VAQUER e SIDNEY GONÇALVES DO CARMO

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 12/5/2022 - 16h30
Atualizado em 12/5/2022 - 17h06

Michelle Barros anunciou nesta quinta-feira (12) seu desligamento da Globo após 12 anos. A jornalista de 42 anos comunicou sua demissão em uma rede social: "Faz tempo já que sinto que fechei um ciclo. E nunca tive medo de me lançar completamente no que acredito". O Notícias da TV apurou que a profissional estava insatisfeita com a emissora por ficar sempre em segundo plano e não via mais perspectiva de crescimento. Procurada, a Globo não se manifestou até a publicação deste texto.

"Há sete anos passei a substituir os apresentadores nos telejornais de São Paulo. Estive em todas as bancadas de Sampa. Aprendi com um time de primeira, inspirei-me, evoluí! Vocês me deixaram à vontade para opinar, ser dura quando tem que ser, ser sorridente quando o momento pede --tal qual a vida", disse a jornalista em trecho de mensagem publicada em seu perfil oficial no Instagram. 

"Por quase 12 anos percorri os quatro cantos de São Paulo, conheci seus extremos, sua miséria e seu luxo. Relatei, na Globo, os percalços e as belezas da cidade que abraçou essa alagoana", escreveu em outro trecho. 

A jornalista falou ainda que vai mergulhar no desconhecido, "escancarando as portas, com borboletas na barriga e uma vontade imensa de aprender. Estou me colocando à disposição do novo! Aberta ao que vier!"

Michelle afirmou que vai aproveitar para finalizar a faculdade de Direito e que pretende investir em suas redes sociais, onde muitos seguidores a comparam com a cantora Cher. "Vou me dedicar às redes sociais, falar de comunicação com vocês por lá, pelo YouTube, pelo Instagram, vou fazer eventos, encontros, jornadas… Vou concluir a minha graduação em Direito no fim do ano e devo incluir esse conteúdo --de direito autoral nas redes sociais e direito digital-- nas nossas pautas na internet."

Dança das cadeiras

O comunicado de desligamento de Michelle Barros da Globo aconteceu horas depois de uma nova dança das cadeiras no grupo. Após as saídas de Carlos Tramontina e Chico Pinheiro, parceiros da jornalista na cobertura dos carnavais nos últimos anos, a emissora informou mudanças em seu time de apresentadores de telejornais na GloboNews.

Christiane Pelajo deixa edição das 16h do Jornal GloboNews para assumir o Conexão GloboNews ao lado de Leilane Neubarth e Camila Bomfim. Ela ocupará a vaga deixada por José Roberto Burnier, que recentemente foi para o SPTV 2, da Globo, no lugar de Carlos Tramontina.

Julia Duailibi vai deixar o Em Ponto sob o comando de Cecília Flesch para apresentar um novo telejornal ao lado de Tiago Eltz na faixa das 16h no canal de notícias da emissora. 

Em meados de abril, a Globo já havia anunciado a saída de Maria Beltrão do Estúdio i, da GloboNews, para o programa É de Casa. Em seu lugar assume Andréia Sadi. Fátima Bernardes deixará o Encontro para preencher a vaga de Tiago Leifert no The Voice Brasil, e Patrícia Poeta comandará o Encontro ao lado de Manoel Soares.

Em nenhuma dessas mudanças, o nome de Michelle Barros estava envolvido. 

Confira a íntegra da mensagem de despedida de Michelle Barros:

"Por quase 12 anos percorri os quatro cantos de São Paulo, conheci seus extremos, sua miséria e seu luxo. Relatei, na Globo, os percalços e as belezas da cidade que abraçou essa alagoana.

A rua me deu casca, talento para improvisar, habilidade em passar de um tema para outro rapidamente, deu-me sensibilidade, empatia, ajudou-me a amadurecer.

Mas eu sabia o que queria. Há sete anos passei a substituir os apresentadores nos telejornais de São Paulo. Estive em todas as bancadas de sampa. Aprendi com um time de primeira, inspirei-me, evolui! Vocês me deixaram à vontade para opinar, ser dura quando tem que ser, ser sorridente quando o momento pede --tal qual a vida.

Estive à frente das duas últimas transmissões do Carnaval de São Paulo.
Na deste ano, fiquei no ar por quase dez horas na noite 1 e por volta de oito horas na seguinte. Saboreei cada minuto, sorri, abracei, festejei!

Quero mais disso: jornalismo com entretenimento, leve, conversado, para você, com você. Faz tempo já que sinto que fechei um ciclo. E nunca tive medo de me lançar completamente no que acredito.

Aos 42 anos, 22 deles no jornalismo, decidi que vou me abrir para isso: novos formatos, novas histórias, novas perspectivas. Estou mergulhando no desconhecido, escancarando as portas, com borboletas na barriga e uma vontade imensa de aprender. Estou me colocando à disposição do novo! Aberta ao que vier!

Pedi a Ana Escalada, minha chefe e amiga, para sair da empresa. Ela, junto com Fernando Castro, o querido Fernandinho, e o Walter Barroso, meu amigo Waltinho, foram muito gentis e entenderam meu momento. E fiquei feliz com o reconhecimento que recebi deles. Obrigada!

Vou me dedicar às redes sociais, falar de comunicação com vocês por lá, pelo YouTube, pelo Instagram, vou fazer eventos, encontros, jornadas… Vou concluir a minha graduação em Direito no fim do ano e devo incluir esse conteúdo --de direito autoral nas redes sociais e direito digital-- nas nossas pautas na internet.

Enfim, estou indo e espero que vocês estejam comigo seja lá onde eu estiver!
A nossa vida é o que a gente faz dela. E eu sempre vou poder dizer: “Eu tentei!”
Obrigada, de coração, a todos! Por tudo!

Michelle Barros"


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.