Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COPA NA TV

Memória curta: Mesa-redonda 100% feminina do Fox Sports não é a primeira

Reprodução/Fox Sports

As participantes do Comenta Quem Sabe, mesa-redonda só com mulheres do canal Fox Sports - Reprodução/Fox Sports

As participantes do Comenta Quem Sabe, mesa-redonda só com mulheres do canal Fox Sports

THELL DE CASTRO

Publicado em 19/6/2018 - 14h54

Ao contrário do que tem divulgado, o Fox Sports não é o primeiro canal a realizar uma mesa-redonda 100% feminina em uma Copa do Mundo. A Manchete saiu na frente há 28 anos e realizou um debate somente com mulheres durante o Mundial de 1990, disputado na Itália. A proposta da conversa na época, entretanto, tinha um viés bem mais machista do que o promovido pelo canal pago _os tempos eram outros, afinal.

A ideia da Manchete era aproveitar o sucesso estrondoso da novela Pantanal, que superou a audiência das novelas da Globo com belas paisagens e muita nudez, e "cobrir de mulheres bonitas a programação especial da Copa do Mundo", de acordo com o Jornal do Brasil de 7 de junho de 1990.

Dessa forma, foi criado um debate somente com mulheres, comandado por Leda Nagle e Mylena Ciribelli, para ser exibido antes de todos os jogos da seleção. "As jornalistas vão debater, por exemplo, a questão do sexo na concentração, o perfil dos jogadores mais charmosos, entre outros assuntos de interesse da mulher", destacava a reportagem do JB.

A maior estrela da iniciativa da Manchete foi a atriz Cristiana Oliveira, que vivia Juma Marruá na novela fenômeno de Benedito Ruy Barbosa.

Também participaram a atriz Ângela Leal, igualmente no elenco da novela, as modelos Monique Evans e Luiza Brunet, a cantora Alcione e a atleta Patrícia Amorim, que posteriormente foi presidente do Flamengo, entre outros nomes.

Na estreia, antes do jogo do Brasil contra a Suécia, no dia 10 de junho de 1990, a atração contou com a presença da jogadora de basquete Hortência Marcari, da humorista Dercy Gonçalves e da política Luiza Erundina, então prefeita de São Paulo.

Tuíte do Fox Sports anuncia o Comenta Quem Sabe como a primeira mesa-redonda feminina da TV

O Fox Sports, por sua vez, tem apostado em jornalistas que realmente entendem de  futebol para o Comenta Quem Sabe. Estão no time do canal Vanessa Riche, Lívia Nepomuceno, Daniela Boaventura, Nadine Bastos e Isabelly Morais. A iniciativa pode até não ser tão inédita quanto tem sido divulgado, mas é um avanço notável.

A própria Isabelly, aliás, fez história ao se tornar a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo pela televisão brasileira. Tudo parte da iniciativa do Fox Sports de promover em seu segundo canal uma transmissão com equipe totalmente feminina. Isso é realmente inédito. E merece elogios.


THELL DE CASTROé jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira. Siga no Twitter: @thelldecastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.