COPA NA TV
Reprodução/Fox Sports
THELL DE CASTRO
Publicado em 19/6/2018 - 14h54
Ao contrário do que tem divulgado, o Fox Sports não é o primeiro canal a realizar uma mesa-redonda 100% feminina em uma Copa do Mundo. A Manchete saiu na frente há 28 anos e realizou um debate somente com mulheres durante o Mundial de 1990, disputado na Itália. A proposta da conversa na época, entretanto, tinha um viés bem mais machista do que o promovido pelo canal pago _os tempos eram outros, afinal.
A ideia da Manchete era aproveitar o sucesso estrondoso da novela Pantanal, que superou a audiência das novelas da Globo com belas paisagens e muita nudez, e "cobrir de mulheres bonitas a programação especial da Copa do Mundo", de acordo com o Jornal do Brasil de 7 de junho de 1990.
Dessa forma, foi criado um debate somente com mulheres, comandado por Leda Nagle e Mylena Ciribelli, para ser exibido antes de todos os jogos da seleção. "As jornalistas vão debater, por exemplo, a questão do sexo na concentração, o perfil dos jogadores mais charmosos, entre outros assuntos de interesse da mulher", destacava a reportagem do JB.
A maior estrela da iniciativa da Manchete foi a atriz Cristiana Oliveira, que vivia Juma Marruá na novela fenômeno de Benedito Ruy Barbosa.
Também participaram a atriz Ângela Leal, igualmente no elenco da novela, as modelos Monique Evans e Luiza Brunet, a cantora Alcione e a atleta Patrícia Amorim, que posteriormente foi presidente do Flamengo, entre outros nomes.
Na estreia, antes do jogo do Brasil contra a Suécia, no dia 10 de junho de 1990, a atração contou com a presença da jogadora de basquete Hortência Marcari, da humorista Dercy Gonçalves e da política Luiza Erundina, então prefeita de São Paulo.
Tuíte do Fox Sports anuncia o Comenta Quem Sabe como a primeira mesa-redonda feminina da TV
O Fox Sports, por sua vez, tem apostado em jornalistas que realmente entendem de futebol para o Comenta Quem Sabe. Estão no time do canal Vanessa Riche, Lívia Nepomuceno, Daniela Boaventura, Nadine Bastos e Isabelly Morais. A iniciativa pode até não ser tão inédita quanto tem sido divulgado, mas é um avanço notável.
A própria Isabelly, aliás, fez história ao se tornar a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo pela televisão brasileira. Tudo parte da iniciativa do Fox Sports de promover em seu segundo canal uma transmissão com equipe totalmente feminina. Isso é realmente inédito. E merece elogios.
THELL DE CASTROé jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira. Siga no Twitter: @thelldecastro
© 2022 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alcione
Copa do Mundo
Cristiana Oliveira
Dercy Gonçalves
Fox Sports
Hortência Marcari
Leda Nagle
Livia Nepomuceno
Luiza Brunet
Manchete
Memória da TV
Monique Evans
Mulheres
Mylena Ciribelli
Nadine Basttos
Novela Pantanal | Globo
Pantanal perde audiência: novela está chata?
Mais lidas
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.