Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

'NOVA FASE'

Renato Aragão fora da Globo: Como encarar a demissão na velhice?

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

De boné e camiseta, Renato Aragão faz pose em foto publicada no Instagram

Fora da Globo após 44 anos de contrato, Renato Aragão faz sucesso na web e está livre para o mercado

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 2/7/2020 - 7h04

Apesar de ter ficado fora do ar nos últimos três anos na Globo, Renato Aragão ainda tinha o nome ligado à emissora e fazia participações em programas da casa e eventos como o Criança Esperança. A demissão do eterno Didi surpreendeu quem imaginava que ele poderia ter um acordo vitalício com a empresa. Aos 85 anos de idade, o líder dos Trapalhões se viu desempregado após 44 anos de contrato.

Como encarar a demissão na velhice? No caso de Aragão, que tem boa situação financeira, familiar e de saúde, o maior desafio é a questão da produtividade e a "preparação" para essa mudança de status na carreira. É o que explica Sigmar Malvezzi, doutor em Psicologia Organizacional e professor do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), em entrevista ao Notícias da TV.

"O que precisa fazer é criar estrutura e preparar o indivíduo para essa mudança na vida. Se você não faz isso, você é cruel", ensina o especialista. Renato Aragão se reinventou antes mesmo de perder a segurança que tinha com o seu contrato.

O humorista se tornou um fenômeno na web, com mais de 3,5 milhões de seguidores no Instagram e mais de 1,1 milhão de fãs no Tik Tok, a rede social do momento. Sem produzir para a Globo, foi na internet que ele encontrou uma forma de não ficar parado e continuar fazendo graça para quem sempre o acompanhou.

"Em si mesmo, a demissão não é um problema. Depende do caso. Mas o que é preciso fazer é se preparar para a mudança, fazer pequenas tarefas e algumas dessas pequenas podem ser profissionais", ressalta Malvezzi.

Sem a cobrança diária de resultados de audiência, patrocinadores e tudo o que envolve um programa de televisão, a rede social se tornou uma ferramenta de diversão para Renato Aragão e a família. E agora, fora da Globo, existe a chance de fechar projetos específicos com outras empresas, como Netflix e Amazon, ou até mesmo com a antiga casa. Mas sem pressão por números.

"A aposentadoria é uma necessidade, porque o indivíduo chega em um ponto da vida que ele não tem mais condição de acompanhar a dinâmica do mundo, então ele precisa estar em um sistema que o proteja da competitividade feroz", opina o professor da USP.

Nos vídeos do Instagram e do Tik Tok, o intérprete do Didi Mocó costuma aparecer com a mulher Lilian Aragão, 52 anos, e a filha Lívian Aragão, 21 anos. Além de exercer a criatividade, o comediante continua faturando com ações publicitárias.

Ao anunciar o fim do contrato com a Globo nas redes sociais na terça (30), Renato avisou que já tinha novas oportunidades e que poderia viver "novos tempos".

"Tenho em minha vida pessoal e profissional a fluidez e o equilíbrio, vou onde meu público espera que eu esteja e melhor ainda, onde não esperam, pois sempre gostei e gosto de surpreendê-los, e não será diferente nessa nova fase! Já estou com novas oportunidades de trabalho e novos tempos que estão prestes a iniciar", falou.

Confira o post abaixo e veja vídeos divertidos de Renato Aragão no Instagram:

Ver essa foto no Instagram

São 44 anos de estrada e me vejo diante há uma mudança! São novos tempos, novos parceiros, novos projetos e novos desafios. Minha grande parceira durante esses anos foi a Rede Globo, que me acostumei a chamar de minha casa. Mas diante a esses novos tempos e políticas internas de contratação, vamos iniciar uma nova fase e trabalhos pontuais. Tenho em minha vida pessoal e profissional a fluidez e o equilíbrio, vou onde meu público espera que eu esteja e melhor ainda, onde não esperam, pois sempre gostei e gosto de surpreendê-los, e não será diferente nessa nova fase! Já estou com novas oportunidades de trabalho e novos tempos que estão prestes a iniciar.

Uma publicação compartilhada por Renato Aragão (@renatoaragao) em

Ver essa foto no Instagram

Por aqui continuamos na dança... Tá aí um dos momentos de diversão que gosto muito!

Uma publicação compartilhada por Renato Aragão (@renatoaragao) em

Ver essa foto no Instagram

Um final de semana cheio de momentos maravilhosos pra todos vocês.

Uma publicação compartilhada por Renato Aragão (@renatoaragao) em

Ver essa foto no Instagram

Me contem uma coisa... Vocês também estão no TikTok?! Muito bom, me divirto.

Uma publicação compartilhada por Renato Aragão (@renatoaragao) em

Ver essa foto no Instagram

Vamos alegrar essa sexta! Chama o pessoal de casa para ver com você essa postagem. 🤗 Fé que logo logo tudo irá passar.

Uma publicação compartilhada por Renato Aragão (@renatoaragao) em

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você achou do Disney+?