Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CAMPEONATO CARIOCA

Flamengo programa transmissão contra o Boavista para YouTube, Facebook e Twitter

ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Agachado, o atacante Gabigol comemora gol do Flamengo no Maracanã

Gabigol em jogo do Campeonato Carioca: Flamengo vai passar duelo contra o Boavista nas redes sociais

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 29/6/2020 - 20h41

Após a Justiça do Rio de Janeiro barrar o pedido de liminar a Globo, o Flamengo se apressou para confirmar que vai transmitir o confronto contra o Boavista na quarta-feira (1º), às 21h30, pelo Campeonato Carioca. O Rubro-Negro já programou no YouTube a exibição do jogo válido pela última rodada da Taça Rio. A arte colocada na rede social também mostra que o confronto vai ao ar no Facebook e no Twitter.

"Assista ao vivo", convida o clube no material de divulgação. "Estava com saudades de ver o Mengão jogar? Então já coloca o lembrete na agenda: nesta quarta-feira tem Flamengo x Boavista ao vivo, com transmissão exclusiva na FlaTV! Nossa transmissão começa às 19:30h", informa a descrição do vídeo do Flamengo.

A FlaTV já estava fazendo transmissões das partidas do Campeonato Carioca, com o pré e pós-jogo diretamente do Maracanã. No entanto, quando a bola rolava, as imagens ao vivo da partida eram cortadas. Os torcedores acompanhavam apenas o áudio do narrador e do comentarista, como no rádio.

O único jogo que passou ao vivo foi na quinta rodada da Taça Rio, quando Globo e Flamengo se uniram ainda no início da pandemia do novo coronavírus e exibiram em suas respectivas plataformas. Na FlaTV, o confronto chegou a ter 988.478 telespectadores simultâneos. O vídeo tem mais de 6,5 milhões de visualizações no YouTube.

O Flamengo considera ter o direito de mostrar seus jogos como mandante no Campeonato Carioca após uma Medida Provisória assinada por Jair Bolsonaro mexer nas regras de direitos de transmissão do futebol no último dia 18. Pelo código anterior, os dois times precisavam ter um acordo com uma mesma rede de televisão para que o jogo fosse transmitido.

"Se não houver impedimento judicial, no dia 1º de julho será dado um passo importante para o futebol brasileiro: pela primeira vez, o Flamengo irá fazer toda a produção e transmissão de uma partida oficial de futebol profissional em seu canal próprio, a FlaTV", avisou o Flamengo em nota oficial na semana passada.

Flamengo x Boavista poderá ser visto ao vivo e online no vídeo abaixo, a partir das 19h30 de quarta-feira, quando começa o "esquenta". A partida terá narração de Emerson Santos, e comentários de Alexandre Tavares e Raul Plassmann, goleiro campeão do mundo pelo clube em 1981.

Flamengo em guerra com a Globo

A Justiça do Rio de Janeiro não concedeu o pedido de liminar solicitado pela Globo, que tentava barrar os planos do Flamengo de transmitir o próprio jogo contra o Boavista no Campeonato Carioca.

Essa foi a primeira vitória do Rubro-Negro na guerra judicial declarada pela emissora, que ainda pode entrar com um recurso para proibir a exibição da partida programada para quarta-feira (1º), às 21h30. O veto da liminar foi determinado nesta segunda-feira (29) por Ricardo Cyfer, juiz da 10ª Vara Cível do Rio de Janeiro.

Segundo o magistrado, como o Flamengo não tem contrato com a Globo no Campeonato Carioca, ele já pode se valer da Medida Provisória assinada por Jair Bolsonaro.

Na recusa da liminar, Cyfer ainda ressalta que a exibição não causará danos à Globo, considerando que o Flamengo não tem acordo com a empresa e que essa não adesão já implicou em uma redução no montante pago aos outros 11 times do Campeonato Carioca.

"Não se percebe que o réu (Flamengo) esteja de alguma forma violando um dever implícito de não fazer advindo da eficácia externa dos contratos. Isso porque sua pretensão busca tutelar um interesse próprio, qual seja, exploração comercial da sua imagem por meio da transmissão de seus jogos, o que, conforme já assinalado, não impede a execução do contrato em vigor entre autora e demais clubes, e tampouco gera danos à demandante", escreveu o juiz na decisão.

Desde a informação sobre a ação, o vice-presidente Jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, avisou que o clube mantém o posicionamento de mostrar a partida contra o Boavista pela FlaTV no YouTube e lamentou o caso ter virado uma disputa judicial.

"O Flamengo não tem contrato firmado com a TV Globo em relação ao Campeonato Carioca. Não existe direito adquirido de regime jurídico, o que a Globo detém são os direitos de transmissão dos demais clubes, que, de acordo com a MP, ficam limitados aos jogos em que são mandantes. O contrato deixa claro que a emissora não tem direito em relação ao Flamengo", falou o advogado no site do clube.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.