Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOGO DO VASCO

Em meio à guerra com Flamengo, Globo volta a transmitir o Campeonato Carioca

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O narrador Luís Roberto e o comentarista Roger Flores na cabine de transmissão da Globo no Maracanã

Luís Roberto e Roger Flores estarão na transmissão de Vasco x Macaé, no retorno do Carioca à Globo

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 20/6/2020 - 5h47

Em uma guerra fria com o Flamengo nos bastidores do Campeonato Carioca, após o presidente Jair Bolsonaro publicar uma medida provisória alterando as regras dos direitos de transmissão, a Globo voltará a exibir a competição estadual neste domingo (20), às 16h. O jogo do retorno será Vasco x Macaé, que vai ao ar na TV aberta para 14 Estados, além do Distrito Federal e da cidade de Juiz de Fora (MG).

Toda a equipe de transmissão, exceto o repórter Edson Vianna, ficará nos estúdios. Essa é uma das medidas de segurança contra a transmissão de Covid-19 adotada pela emissora. A narração será de Luís Roberto, com comentários de Roger Flores e Sandro Meira Ricci na Central do Apito.

"Depois de estudar medidas adotadas em outros países e analisar questões de estrutura, logística e a situação da pandemia no Brasil, a Globo criou um protocolo para suas transmissões. Nas partidas dos campeonatos estaduais, narradores e comentaristas permanecerão nos estúdios, em transmissões offtube", explica a Globo, em nota divulgada à imprensa.

"Nos estádios, estarão apenas os profissionais indispensáveis, que precisam estar no campo. A higienização dos equipamentos continua reforçada, seguindo os padrões dos últimos meses. Como ocorre desde o início da pandemia, os integrantes do grupo de risco (maiores de 60 anos, grávidas e pessoas com doenças pré-existentes) continuam a trabalhar de casa", diz a empresa.

Vasco x  Macaé será transmitido pela Globo para Rio de Janeiro, Espírito Santo, Juiz de Fora (MG), Distrito Federal, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe; o Premiere mostra para o Brasil todo.

Na TV aberta, os outros Estados terão o filme Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), na faixa Campeões de Bilheteria, durante o jogo ao vivo do Campeonato Carioca. 

Também no domingo (21), às 15h45, o Globoesporte.com transmite Madureira x Resende. Na segunda (22), estão previstas duas partidas: Botafogo x Cabofriense (Premiere), às 17h30; e Fluminense x Volta Redonda (SporTV e Premiere), às 20h.

Guerra com o Flamengo

Os ânimos entre Globo ficaram mais acirrados após o presidente Jair Bolsonaro fazer uma mudança, na quinta-feira (18) no artigo 42 da chamada Lei Pelé (lei 9.615/1998), dando ao clube mandante o poder de transmissão da partida. Pelo código anterior, os dois times precisavam ter um acordo com uma mesma rede de televisão para que o jogo fosse transmitido.

A nova regra passou a valer no momento em que a edição extra do Diário Oficial da União foi publicada. No entanto, para virar lei, tem que ser aprovada em até 120 dias pelo Congresso Nacional.

Mesmo após a MP, a Globo optou por não passar a partida entre Bangu x Flamego, que marcou o retorno do Carioca, o que deixou torcedores do Rubro-Negro irritados. Apesar de ser a detentora dos direitos da equipe mandante, a emissora entendeu que não deveria mostrar o jogo, por acreditar que o acordo vigente é o que foi assinado antes da medida provisória.

Essa decisão sinaliza ainda que o Grupo Globo poderá acionar a Justiça caso clubes ou empresas concorrentes queiram usufruir da nova regra imediatamente. O próprio Flamengo deixa claro que tem a intenção de transmitir o duelo contra o Boavista, na quarta (24), por ter o mando de jogo.

"A Globo não detém os direitos sobre os jogos do Flamengo e por isso não irá transmiti-los. Da mesma forma, o Flamengo não poderá transmitir qualquer um de seus jogos (ainda que seja mandante) porque a Globo é detentora dos direitos de todos os demais clubes participantes do Campeonato Carioca", defendeu uma nota da Globo, publicada na noite de quinta (18).

Mais cedo, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, havia manifestado opinião oposta. "O Flamengo terá o direito de passar o jogo contra o Boavista. O Flamengo vai passar na Fla TV e pode negociar com qualquer empresa, inclusive a empresa [Globo] que negociou com todas as outras", disse o dirigente, que esteve com Bolsonaro um dia antes da publicação da MP.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.