Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HORA DA VIRADA

Em desgraça em Hollywood, Globo de Ouro faz apelo antes de revelar indicados

Divulgação/NBC

Tina Fey leva a mão à boca como se fosse gritar, e Amy Poehler aponta para a câmera na apresentação do Globo de Ouro 2021

Tina Fey e Amy Poehler apresentaram o Globo de Ouro deste ano; cerimônia de 2022 não será exibida

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 12/12/2021 - 17h33

Criticada pela falta de representatividade entre seus votantes, a HFPA (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood) encara um desafio e tanto para o Globo de Ouro do ano que vem. Os indicados à estatueta serão revelados nesta segunda-feira (13), mas há um receio de que atores e produtores lembrados rejeitem sua nomeação para não serem associados à premiação em um ano de desgraça.

Na tentativa de evitar um vexame público, a entidade compartilhou um apelo em seu site oficial para que os eventuais indicados tenham orgulho de concorrer a um prêmio que já foi considerado um dos mais prestigiados da indústria. A carta aberta, direcionada a atores e criadores do cinema e da televisão, ressalta que a HFPA está promovendo mudanças em suas estruturas.

"Nos últimos 78 anos, ficamos felizes de saber que nosso palco foi lar de grandes momentos para vocês. O Globo de Ouro ajudou a descobrir novatos promissores, mudou a trajetória de carreiras inteiras e reconheceu programas e performances vanguardistas", começa a mensagem.

"Passamos décadas levantando as artes em nossos países, noticiando sobre as atuações emocionantes, cômicas e cruas que nos uniram ao longo dos anos. O Globo de Ouro não será exibido na TV em janeiro de 2022, mas nós continuaremos nossa tradição de 78 anos em reconhecer a excelência na TV e nos filmes."

"Nós recentemente trouxemos nosso maior e mais diverso grupo de jornalistas, todos animados para votarem pela primeira vez neste ano. Os últimos oito meses foram difíceis, mas temos orgulho das mudanças que fizemos até agora. Usamos esse tempo para refletir em erros do passado e reformar nossa organização para o melhor."

"Temos trabalhando incansavelmente, não só para adotar mudanças em nossas políticas e condutas, em diversidade, igualdade e votação, mas para implementar essas mudanças de maneira completa e significativa."

"Também começamos uma parceria de cinco anos com a NAACP [Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, em tradução literal], criando uma coalização para abordar os problemas de diversidade dentro da nossa organização e de Hollywood, de maneira geral."

"As mudanças levam tempo e, embora estejamos avançando bastante e dedicados a seguir isso a longo prazo, não podemos fazer nada sozinhos. Nossa relação com vocês é algo que valorizamos muito. Como vocês talvez não estejam acompanhado todas as atualizações que fizemos, damos boas-vindas à oportunidade de trazê-los para onde estamos hoje. E estamos ansiosos em honrar o melhor do cinema e da televisão em 9 de janeiro de 2022", encerra a mensagem.

A queda do Globo de Ouro

Parceira de longa data do Globo de Ouro, a rede NBC optou por cancelar a transmissão da cerimônia em 2022 como forma de retaliação contra a HFPA. A Netflix e a Amazon também cortaram laços com a premiação, e o ator Tom Cruise chegou a devolver as estatuetas que havia ganho. Em janeiro deste ano, uma reportagem do Los Angeles Times revelou que a entidade não contava com membros negros há mais de 20 anos.

Após as acusações, a HFPA realizou uma série de mudanças no seu estatuto para promover a entrada de novos membros e criar mais diversidade entre seus associados na tentativa de limpar a sua imagem. Várias celebridades de Hollywood exigiram atitudes firmes para voltar a frequentar a cerimônia.

De acordo com a entidade, foram mais de 20 novos membros aceitos após a realização de uma série de mudanças. Pessoas negras foram colocadas como responsáveis por recrutar os novatos. Outro passo é o desejo de aumentar o número de participantes em cerca de 50% até o final de 2022.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.