BRIGA JUDICIAL
REPRODUÇÃO/REDETV!
A RedeTV! fechou um acordo na Justiça com a agência de notícias AFP (Agence France-Presse) para pagar uma multa de R$ 42 mil pelo uso ilegal de imagens para assinantes de conteúdo da produtora. Apesar de o valor ser considerado baixo para uma emissora, a quantia foi dividida em 12 parcelas de R$ 3,5 mil --a TV alegou dificuldades financeiras devido à pandemia do coronavírus.
O Notícias da TV teve acesso à conciliação judicial, que foi fechada no início do mês. A primeira parte foi paga pela RedeTV! em juízo nesta segunda-feira (22) por depósito bancário obrigatório --se isso não acontecesse, o processo seria retomado. Os valores devem ser depositados pela emissora de Osasco até outubro do ano que vem, sempre entre os dias 20 e 22 do mês vigente.
Para impedir um pagamento ainda maior, a emissora e a France-Presse se acertaram para que a TV de Amilcare Dallevo Jr e Marcelo de Carvalho seja assinante da agência durante um ano. Em vez de pagar a mensalidade para uso do material, a RedeTV! paga apenas a multa pelo uso pirata determinada pela Justiça.
A celeuma começou em março. A AFP é uma agência global, uma das líderes no mercado de produção de notícias. A companhia atua em 151 países e conta com mais de 2 mil colaboradores ao redor do mundo para gerar conteúdo em vídeo, texto, fotos e gráficos em seis idiomas.
A relação com a RedeTV! começou em janeiro de 2019, quando a AFP concedeu um período de testes de seu material para a emissora. Uma espécie de degustação mediante chave de acesso, válida durante um mês, antes de uma assinatura de contrato de fato.
No entanto, após esse período de teste, a TV continuou a usar o serviço fornecido pela agência sem autorização. A AFP alegou que a RedeTV! "prosseguiu utilizando esse material fora do período de degustação durante muito tempo, com volume de conteúdo e tempo significativo".
Antes de ir à Justiça, a instituição tentou exaustivamente uma negociação com a emissora. "À medida que a RedeTV! não quis discutir, não houve alternativa. Obviamente, isso vai culminar em um pleito de indenização e uma determinação de não se usar esse material indevidamente", disse a empresa.
Após o fato de tornar público em uma reportagem do Notícias da TV publicada em abril, a RedeTV! decidiu ouvir as questões em juízo e entrou em acordo com a France-Presse através de mediação do Tribunal de Justiça de São Paulo. A multa estipulada era para um pagamento único, mas a empresa alegou que ainda não recuperou seus ganhos para pagar o valor. Por isso, a Justiça acatou o pedido de parcelamento.
© 2022 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Pantanal perde audiência: novela está chata?
Mais lidas
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.