Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PARA RIR E CHORAR

Dose dupla! João Côrtes vive mocinho e bandido em séries do Globoplay

ITALO GASPAR/DIVULGAÇÃO

João Côrtes posa com blusa estampada branca e preta, com a mão no queixo

Morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, João Côrtes veio ao Brasil apenas para gravar série

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 25/4/2023 - 6h20

Ator que ficou conhecido como garoto-propaganda de uma empresa de telefonia, João Côrtes já fez personagens densos e que tinham um flerte com a vilania. Um lado menos conhecido do ator, no entanto, será visto em Encantado's, série do Globoplay que estreia na TV aberta na próxima terça (2), depois de Travessia. No projeto, ele interpreta o divertido Celso Tadeu, locutor do supermercado onde se passa a história.

A série foi criada por Renata Andrade e Thais Pontes e é fruto da oficina de humor para roteiristas negros realizada pela Globo em 2018. Encantado's se passa no subúrbio do Rio de Janeiro e gira em torno dos irmãos Eraldo (Luís Miranda) e Olympia (Vilma Nelo), que herdaram o mercado do pai.

Enquanto Eraldo é um apaixonado por samba e Carnaval, Olímpia se dedica ao negócio da família para assegurar sua sobrevivência. Durante o dia, o cenário é o mercado; à noite, o espaço é usado para ensaios da escola de samba fundada pelo pai dos irmãos.

É nesse espaço que vive Celso Tadeu. Guiado pelo sonho de ser um astro da Broadway, ele vive como anunciante de mercadorias do estabelecimento, sempre usando uma voz impostada de locutor para se comunicar. Em paralelo, também é o coreógrafo da comissão de frente da escola de samba Joia do Encantado.

"Celso é luz. É solar. Ele vem de raízes mais humildes, nascido e criado no subúrbio do Rio de Janeiro, e tem uma alma pura. Celso é artista, é extrovertido, carinhoso e tem um coração gigante", explica João ao Notícias da TV.

"Absurdamente talentoso e dedicado, ele tem o sonho de brilhar nos palcos da Broadway e acredita fielmente que o seu trabalho de locutor do mercado e coreógrafo da comissão de frente é o caminho pra isso. Ele é movido por esse sonho, e pelo amor que sente por seus amigos de trabalho e por aquele mercado", continua o ator.

Enquanto a primeira temporada --que está disponível completa na plataforma-- estreia na Globo, a segunda leva de episódios já vai começar a ser gravada. Côrtes, que mora em Los Angeles, vem ao Brasil especialmente para dar continuidade ao seu trabalho na série.

E, se em Encantado's João vive um personagem do bem, em Rio Connection, parceria entre a Globo e a Sony, o ator interpreta Alberto Martim, um diplomata de caráter duvidoso que se envolve com a máfia italiana. O personagem acaba se tornando peça-chave no esquema de tráfico de drogas da história.

A série --que tem Marina Ruy Barbosa e Nicolas Prattes no elenco-- estreou primeiro internacionalmente, em países como Canadá, Áustria, Alemanha e Suíça, e tem estreia prevista para o segundo semestre no Globoplay.

"Acho que se eu fosse pontuar semelhanças entre Alberto Martim e Celso Tadeu, talvez seriam suas sagacidades. Os dois são figuras carismáticas, envolventes, que sabem usar todo o seu charme para conseguir o que querem, os dois são criaturas muito autênticas. Alberto Martim, diferentemente do Celso, tem status e poder", compara.

Por ser diplomata e ter muito dinheiro, Alberto vive acima da lei. Leva uma vida de privilégios, luxo, drogas e orgias, em uma esfera também criminosa. "Ele assume esse arquétipo de coringa, de trapaceiro e ao mesmo tempo, é um bon-vivant. É um personagem com muitas sombras escondidas atrás de uma máscara pública de um diplomata confiante. É um prato cheio para um ator", compara.

Além de Encantado's e Rio Connection, João Côrtes tem outros projetos em vista. O artista revela que está animado para explorar novos desafios em sua carreira, seja na frente ou por trás das câmeras.

"Eu estou prestes a lançar músicas autorais, estou bem animado pra isso. Também estou terminando de escrever meu segundo longa-metragem, que pretendo dirigir. Tenho planos de voltar para os Estados Unidos assim que acabarem as gravações de Encantado's aqui no Rio", conta.

"Lá fora, eu tive a oportunidade de dublar Wolf Pack, uma série teen, protagonizada pelo nosso querido Rodrigo Santoro, dublei também uma série chamada 1923, estrelada pela Helen Mirren e Harrison Ford', finalizou o ator, que mostrou seu talento musical na segunda temporada de Popstar.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.