Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVAS CÂMERAS

Em corte radical, Globo faz testes para substituir equipe de jornal por robôs

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rodrigo Bocardi na Globo

Rodrigo Bocardi no Bom Dia São Paulo: Globo vai instalar câmeras-robô em estúdio de vidro de SP

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/5/2023 - 7h00

A Globo tem feito testes no estúdio de vidro dos jornais locais de São Paulo para que eles passem a contar com câmeras-robô, operadas por controle remoto. A medida visa modernizar e economizar. Na semana passada, a emissora desligou 20 nomes que trabalhavam na área técnica. Ao Notícias da TV, a Globo afirmou que a mudança não significa uma redução na equipe (leia a íntegra no fim da reportagem). 

Segundo apurou a coluna, os testes começaram no mês passado, sem que uma parte dos profissionais soubessem --o que causou um clima de apreensão em parte da equipe técnica e até de produção dos noticiários. A intenção do conglomerado de mídia brasileiro é colocar as câmeras no estúdio panorâmico da capital paulista até o fim de junho. 

Por enquanto, a troca fica restrita apenas ao local de onde são feitos o Bom Dia São Paulo, com apresentação de Rodrigo Bocardi; o SP1, de Alan Severiano; e o SP2, de José Roberto Burnier.

Noticiários nacionais que são feitos de São Paulo, como o Jornal Hoje, de César Tralli, e o Jornal da Globo, de Renata Lo Prete, seguem com câmeras de operação humana; por não há espaço para a substituição do equipamento no estúdio. 

Robôs não são uma novidade na Globo, nem mesmo nos estúdios de São Paulo. Desde 2016, a estrutura da GloboNews na cidade já conta com câmeras operadas eletronicamente.

A iniciativa da líder de audiência começou para valer no megaestúdio do Jornal Nacional, inaugurado em 2017. Ele é totalmente produzido por lentes robóticas, sem a presença de profissionais no local.

Pela tecnologia, a câmera-robô é controlada através de um joystick bastante parecido com os usados para videogames. Um profissional fica no centro de comando do telejornal ou do programa específico, e molda o enquadramento e outras funções necessárias à distância.

Ao Notícias da TV, a Globo confirmou que tem feito os testes no estúdio e diz que isso faz parte do processo de evolução e inovação das comunicações. Além do Jornalismo, a empresa comentou que já usa o expediente de câmeras automatizadas em produções do entretenimento, principalmente no BBB. 

Veja o comunicado da emissora na íntegra: 

"A inovação e o processo de evolução na sua forma de produzir conteúdo estão no DNA da Globo.

Com o objetivo de levar a melhor experiência para o público, a Globo realiza com frequência testes de novas tecnologias, sejam câmeras, refletores, sistemas de áudio e afins.

Os testes com câmeras-robôs acontecem com base nesta premissa. Utilizamos há anos esse tipo de câmera no JN, o que trouxe uma estética mais moderna para o jornal.

No BBB, por exemplo, tivemos mais de 60 câmeras-robô em operação, e isso não significa necessariamente redução de operadores de câmera."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.