Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENCANTADO'S

Globo tenta se redimir de erros do passado em série com elenco negro: 'Legado'

SERGIO ZALIS/TV GLOBO

Luis Miranda e Vilma Melo seguram dois carrinhos de supermercado: no dele tem produtos de escola de samba e no dela de mercado

Luis Miranda (Eraldo) e Vilma Melo (Olímpia) são os protagonistas da série Encantado's

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 18/11/2022 - 6h35

Disponível para assinantes Globoplay a partir desta sexta (18), a série Encantado's foi produzida como parte de uma redenção da Globo. A empresa, que no passado cometeu notórios erros na questão da diversidade, lançou com toda pompa o projeto que é fruto da oficina de humor para roteiristas negros realizada em 2018. A obra, uma criação de Renata Andrade e Thais Pontes, foi apresentada à imprensa com uma festa tomada de emoção realizada no Rio de Janeiro na última quarta (16).

A série é protagonizada por Vilma Melo e Luis Miranda. Do elenco de 15 pessoas, dez são pretos. "Acho que isso já é de alguma forma um legado, já é um sinal de que as coisas estão mudando e que a gente está fazendo força para que isso não seja exceção", diz a intérprete da protagonista Olímpia.

O programa é, no mínimo, o indício de um esforço da Globo em incluir diversidade, não só na tela como nos bastidores. Para ajudar as duas autoras novatas, a emissora escalou os experientes --e brancos-- Antonio Prata e Chico Mattoso, e o diretor Henrique Sauer.

Os dois autores deram a elas ensinamentos sobre como escrever um roteiro, enquanto Renata e Thais apresentaram a eles --incluindo o diretor-- um mundo completamente diferente do que eles conheciam.

"Sem dúvida eu tive uma sorte tremenda de poder partir das vivências da Thaís e da Renata, e de poder trabalhar com dois amigos como Chico e o Prata. Essa série foi muito sobre escuta, para mim especialmente. Acho que foi sobre os encontros e sobre os afetos que tive a oportunidade de trocar, sobre as amizades, sobre uma quantidade absurda de coisas que eu pude aprender exercitar e me libertar para ser um diretor muito mais intuitivo do que racional que é o meu lugar natural", elogia Sauer.

Encantado's, que estreia nesta quinta-feira (18) no Globoplay, e futuramente na TV aberta, traz a história dos irmãos Olímpia (Vilma) e Eraldo (Miranda). Eles herdam do pai um empreendimento familiar: um mercado que durante o dia é o comércio do bairro e à noite passa ser a quadra da escola de samba do grupo D, Joia do Encantado.

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Tony Ramos é um bicheiro na história

Além de Miranda e Vilma nos papéis centrais, a série traz nomes célebres da dramaturgia, como Dhu Moraes, que interpreta a matriarca da família Ponza; Neusa Borges, como Tia Ambrosia; e Tony Ramos, que dá vida ao bicheiro Madurão, a maior ameaça à continuidade do negócio dos protagonistas.

A obra também tem jovens atores no elenco. É o caso de Digão Ribeiro (FlashBlack), Dhonata Augusto (Pedro), Ramille (Melissa) e Luellem de Castro (Ana Shaula). Ainda estão no elenco Dandara Mariana (Pandora), Evelyn Castro (Maria Augusta), João Côrtes (Celso Tadeu), Ludmillah Anjos (Crystal), Augusto Madeira (Leozinho) e Leandro Ramos (Ceroto). 

"Eu acho que a série é uma possibilidade que a gente tem de inclusive interessar a empresa a produzir e construir outras narrativas que levem a gente também para esse novo lugar", diz Luis Miranda.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.