Terror nos bastidores
Reprodução/Instagram
Jornalistas da Globo fazem selfie na festa de inauguração da nova redação-estúdio do Fantástico, na segunda-feira
DANIEL CASTRO
Publicado em 16/4/2014 - 6h52
As investigações da Globo sobre o vazamento do piloto do novo Fantástico, transmitido na internet no último dia 4, já chegaram a duas conclusões preliminares: não houve furto de mídia física (DVD, pen drive) nem invasão de hackers.
Com um clima de terror nos bastidores da emissora, com jornalistas e técnicos sentindo-se ameaçados de demissão, a “CPI” do Fantástico está sendo conduzida pelo diretor de tecnologia da informação, Carlos Safini. As apurações estão concentradas em duas linhas: a) vazamento por alguém da equipe editorial do Fantástico, que tinha acesso à senha do vídeo no sistema de troca de arquivos da emissora; b) vazamento por alguém da área de tecnologia, que pode ter usado uma senha de administrador para acessar o sistema.
Apesar do clima de terror, funcionários mais graduados da Globo já apontam que a CPI deverá terminar em pizza. Pelo o que foi apurado até agora, vai ser difícil apontar com certeza o autor do vazamento. E por isso é pouco provável que alguém seja demitido ou sofra qualquer tipo de punição. Como tudo indica que o vazamento foi de alguém que tinha senha de acesso, essa pessoa pode ter simplesmente dado um "play" e gravado tudo com um programa simples de captura de vídeos.
Alguns profissionais podem até ficar com a pecha de fortes suspeitos, mas a Globo não deverá se arriscar a acusar ninguém formalmente sem ter provas, a não ser que haja uma reviravolta nas investigações. O risco de tomar um processo judicial e ser desmoralizada é grande. A tendência é deixar o assunto morrer devagar.
No último dia 4, um grupo de “jovens adoradores” de televisão, que integram o grupo AbsurdaTV, transmitiu em um canal de streaming da Justin.TV o piloto do novo Fantástico, desvendando o resultado de dois anos de trabalho, que só será mostrado ao público no dia 27. O Notícias da TV acompanhou a transmissão e capturou imagens (veja no álbum abaixo).
O novo Fantástico será apresentado de uma redação-cenário, que terá um minipalco, sofás, telões e um “auditório” improvisado de jornalistas. A redação-cenário foi inaugurada anteontem (14), com a presença de jornalistas e artistas da Globo e show de Gilberto Gil.
LEIA TAMBÉM:
Record põe RecNov à venda e pode encerrar produção de novelas
Em Família: Laerte surta, beija Luiza à força e é expulso da casa dela
Ex-Emília, Isabelle Drummond aprende a ser sensual para novela
Sheherazade pensou que seria demitida; governo pressionou SBT
'Se o formato do jornal mudar, eu não mudo', diz Rachel Sheherazade
SBT corta comentários de Rachel Sheherazade, que volta hoje
Em Família: Autor reescreve cenas e transforma briga em barraco
Ibope tem falha na coleta de dados e erra audiência do SBT do domingo
Em Família: Luiza termina namoro com André para ficar com Laerte
Silvio Santos quer programa ao vivo e ameaça demitir Portiolli e Eliana
Para tirar novela da UTI, autor alivia peso de doenças de Em Família
Ilha de edição do Esquenta pega fogo e atração programas da Globo
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.