Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OLHO NO LANCE!

Corneteiro e com elogios a Bolsonaro, Silvio Luiz estreia como narrador na web

REPRODUÇÃO FACEBOOK/REDETV!

Silvio Luiz, o comentarista Juarez Soares (à dir.) e Kleber Tenca participam de transmissão na RedeTV!  - REPRODUÇÃO FACEBOOK/REDETV!

Silvio Luiz, o comentarista Juarez Soares (à dir.) e Kleber Tenca participam de transmissão na RedeTV!

REDAÇÃO

Publicado em 11/11/2018 - 7h02

Um dos maiores nomes da história do jornalismo esportivo no Brasil, Silvio Luiz fez no sábado (10) algo que ele nunca tinha experimentado em sua carreira: narrou um jogo para a web. Aos 84 anos de idade, o locutor transmitiu o clássico Corinthians e São Paulo para o YouTube, o Facebook e o Twitter da RedeTV!. Não faltou corneta para o futebol brasileiro e elogio ao presidente eleito Jair Bolsonaro. "Mito é o capitão", disse.

Ao lado do comentarista Juarez Soarez e do jornalista Kleber Tenca, o narrador começou dizendo que era preciso "se adaptar à modernidade" e explicou como iria funcionar a live. "A gente vai ver a imagem aqui [apontando para a televisão colocada no estúdio] e vocês vão ver a nossa imagem aí", disse. 

A RedeTV! não detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, mas pode falar ao vivo sobre o jogo sem mostrar as imagens da partida, que foi exibida na televisão apenas no Premiere, canal pay-per-view do Grupo Globo. "Abaixa o som da sua TV aí e fica com a gente aqui, que fica muito melhor. Vai por mim", pediu Silvio. 

Depois de ouvir de Kleber Tenca, responsável por ler as mensagens que o público enviava via redes socias, que um internauta o chamou de "mito das narrações", Silvio Luiz recusou o rótulo. "Mito é o capitão", afirmou, fazendo referência ao apelido dado pelos fãs a Jair Bolsonaro. 

Um pouco antes, ao reclamar da obrigatoriedade do Hino Nacional em partidas de futebol, o locutor também fez menção ao governante. "Por que eles tocam o Hino Nacional se ninguém sabe cantar? Com esse presidente novo aí, vai ter que aprender a cantar", afirmou. 

O narrador cornetou a polêmica arbitragem da partida disputada na Arena Corinthians, em São Paulo. "Meia dúzia de árbitros e ninguém vê nada. Antigamente, era um só que apitava e era muito melhor", alfinetou.

Os lances mais reclamados do jogo foram um gol mal anulado de Danilo, do Corinthians, e um pênalti não marcado no também alvinegro Romero. Além disso, Araos, do Timão, foi expulso no fim do primeiro tempo. 

O problema da transmissão digital da RedeTV! é que o espectador fica sem nenhuma referência do que está acontecendo no jogo. Ao contrário do rádio, que o locutor descreve lance a lance, na web todos na bancada se limitaram aos comentários, inclusive o próprio Silvio. "Narração à moda moderna", disse ele.

Se colocassem uma arte na tela com o tempo e o placar do jogo, daria uma mínima referência para quem está assistindo. Mas nem isso. 

Reconhecido por seus bordões, Silvio Luiz pouco os usou. O olho no lance não foi dito em nenhum dos dois gols do clássico, que terminou empatado em 1 a 1. Quando o Corinthians saiu na frente do placar, sobrou para o goleiro são paulino. "Você estava adiantado, Jean", cutucou o narrador.

"Acerte o seu aí que eu arredondo o meu aqui", antes do início do segundo tempo, e "Já podemos beijar a viúva, China?", para saber se o placar estava definido, foram as frases famosas que ele soltou.

A live da transmissão teve 18 mil visualizações no Facebook, 3,5 mil no YouTube e 1 mil no Twitter. A RedeTV! tem apostado em conteúdos exclusivos para web. Conseguiu virar o maior canal do mundo com pegadinhas sensuais em árabe

Silvio Luiz está fora da programação da televisão desde o fim do Bola na Rede diário, em agosto. A emissora exibe o Campeonato Inglês nas tardes de sábado, mas os jogos são narrados por Marcelo do Ó. 

Confira o vídeo completo da transmissão web da RedeTV! do clássico Corinthians e São Paulo: 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.