IBOPE BAIXO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Jogadores de Flamengo e Palmeiras no Brasileirão: torneio vai mal na audiência em 2021
O primeiro turno do Campeonato Brasileiro chegou ao fim com um sinal de alerta bem ligado na Globo. Nos primeiros 19 jogos exibidos, a principal liga nacional de futebol teve a menor audiência em sua "era exclusiva" na emissora, que começou em 2016. O fato preocupa por causa das vendas para o mercado publicitário no ano que vem.
Segundo dados de audiência da Grande São Paulo, levantados pelo Notícias da TV, as partidas marcaram 18,5 pontos de audiência na capital paulista --na soma das transmissões nas noites de quarta e tardes de domingo. É uma queda de 13,5% em relação ao mesmo período de 2020, quando tinha obtido 21,4 pontos.
O recorde de audiência foi Flamengo x Palmeiras, na primeira rodada, que marcou 23 pontos em 30 de maio. Curiosamente, o jogo será novamente uma atração na tarde do próximo domingo (12). O objetivo é ajudar Luciano Huck a elevar seus números à frente do Domingão.
Em 2015, a Globo tinha marcado 18 pontos de média nas transmissões de seus jogos no Brasileiro no primeiro turno, mas ainda dividia a transmissão com a Band --que tinha alcançado 4,7 pontos no mesmo período. No início de 2016, a Band decidiu largar o torneio por falta de dinheiro para pagar o licenciamento para a Globo.
Nesta era exclusiva, a Globo sempre tinha marcado pelo menos 20 pontos no primeiro turno do campeonato. O recorde veio em 2017, quando, embalado pela grande campanha do Corinthians naquele ano, fechou com 26,1 pontos. Ou seja, em quatro anos, a redução na audiência foi de 29,1%.
O que mais chama a atenção neste ano são os desempenhos ruins dos clássicos. Em 8 de agosto, Santos x Corinthians alcançou apenas 18 pontos. Palmeiras x Santos, mostrado em 10 de junho, conseguiu 14 pontos na tarde de sábado --praticamente a mesma marca que o horário alcança com programas de entretenimento.
Curiosamente, a queda na audiência acontece justamente em um momento em que a Globo vem escalando mais jogos de times populares. Das 25 rodadas com transmissões já definidas no Brasileirão 2021, Flamengo ou Corinthians, os dois clubes mais populares do Brasil, estarão em dez. A expectativa é que, no segundo turno, os números subam e a média geral chegue pelo menos no patamar da temporada 2020.
O comercial da Globo teme que a audiência mais baixa deste ano façam anunciantes quererem pagar menos pelos anúncios. A projeção para o ano que vem é faturar, juntamente com o pacote da Copa do Mundo de 2022, pelo menos R$ 2,8 bilhões.
São duas as explicações internas na Globo que ajudam a entender o momento difícil do Brasileirão. A primeira deles é o baixo nível técnico das pelejas. Alguns jogos são enfadonhos, um convite para o torcedor fazer outra coisa, como assistir a outros esportes ou a um filme.
Outro ponto é a fase ruim dos programas que antecedem os jogos. No horário das 21h, a reprise de Império é uma das piores audiências do horário em todos os tempos. A trama do comendador José Alfredo (Alexandre Nero) tem média de 27,1 pontos e com frequência marca menos do que o Jornal Nacional.
Já nos domingos, o The Voice Kids tem média de 11,8 pontos --a pior do programa desde sua estreia, em 2016. Sem uma boa entrega, não há clássico que faça milagre.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.