REPETECO DE ATORES
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Paulo Lessa emendou trabalho em Cara e Coragem (2022), Terra e Paixão (2023) e Família É Tudo
Foi-se o tempo em que um ator sumia da telinha durante meses (ou até anos) após concluir uma novela --ainda mais se o personagem tivesse sido marcante demais. O descanso de imagem caiu em desuso nos últimos anos, e ficou cada vez mais comum ver artistas emendando trabalho nas produções da Globo. A emissora, afinal, conta agora com um elenco fixo bastante enxuto e precisa apelar para soluções mais econômicas na hora das escalações.
Nos últimos anos, a empresa tem implementado uma política de contratos por obra certa e acabado com os acordos de longo prazo --com o objetivo de diminuir a folha de pagamento e evitar que atores e apresentadores recebam salários sem estar, de fato, trabalhando.
Nomes consagrados que estavam havia anos na emissora foram dispensados nesse processo, como Antonio Fagundes, Marieta Severo, Osmar Prado, Gloria Pires, Carolina Dieckmann, Glória Menezes, Paulo Betti, Regiane Alves, Thiago Fragoso e Cláudia Abreu, entre outros.
As demissões até chocaram o público no início, mas viraram praticamente rotina na empresa --a surpresa agora acontece se um artista tiver o contrato de longo prazo renovado, como ocorreu com Susana Vieira.
A consequência de tantas dispensas já começa a se refletir nas produções da casa, com um repeteco constante de artistas. É o que pode ser visto com Paulo Lessa, que saiu de um protagonista de Cara e Coragem (2022) direto para Terra e Paixão (2023).
Menos de dois meses após o fim da novela de Walcyr Carrasco, o galã já foi anunciado no elenco de Família É Tudo. Lessa viverá Netuno, que entrará na história por volta do capítulo 40 para disputar Vênus (Nathalia Dill) com Tom (Renato Góes).
Juan Paiva é outro rosto que estará em overdose nas produções da Globo. João Pedro em Renascer, o ator também tem papel de destaque nas séries As Five e Justiça --exibidas primeiramente no Globoplay. Nicolas Prattes viveu situação parecida ao estrelar quase ao mesmo tempo Fuzuê (2023), Todas As Flores (2022), Rio Connection (2023) e Vicky e a Musa (2023-2024).
E não é só na dramaturgia que o descanso de imagem virou coisa do passado. Na parte de Entretenimento, Tati Machado já aparece como curinga dos programas há bastante tempo.
A jornalista tem emendado diariamente o Encontro com o Mais Você, nos quais comenta novelas e BBB. Também surpreendeu os jurados do The Masked Singer Brasil ao ser revelada por baixo da fantasia de Formiga e logo engatou uma participação na nova temporada da Dança dos Famosos.
Aliás, a atual edição da competição do Domingão com Huck reaproveitou artistas que estiveram na Batalha do Lip Sync no ano passado --e que acabaram há pouco tempo trabalhos nas novelas da casa, como Samuel de Assis, Barbara Reis e Amaury Lorenzo (que acompanhou Carmo Dalla Vecchia na apresentação como Madonna).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.