Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOGOS OLÍMPICOS

Com Bernardinho e novos astros, SporTV promete maratona de 840 horas em Tóquio

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Karine Alves e Tiago Medeiros, destaques da Globo que vão atuar no SporTV durante os Jogos Olímpicos de Tóquio

Karine Alves e Tiago Medeiros: destaques do Esporte da Globo estarão no SporTV nos Jogos de Tóquio

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/7/2021 - 6h40

Na segunda parte do especial que apresenta a cobertura das TVs que irão transmitir os Jogos Olímpicos de Tóquio, a partir de 23 de julho, o Notícias da TV detalha os planos do SporTV. O canal esportivo do Grupo Globo promete uma cobertura gigante na TV paga, mas menor do que a inicialmente planejada por causa da pandemia de Covid-19. Serão quatro canais ao vivo e outros 45 sinais no Globoplay com todas as competições.

Ao todo, serão 840 horas de transmissão --uma "maratona olímpica", como é apelidada internamente. Antes da pandemia, a ideia era ter oito canais. Os quatro lineares representam o mesmo número entregue na cobertura dos Jogos de Atenas-2004.

Em conversa com a coluna, o Head do SporTV Marcos Botelho ressaltou que a mudança não tem a ver com uma estratégia de fortalecer a cobertura no streaming.

"Por causa da pandemia, houve alterações no nosso planejamento, como aconteceu com todas as emissoras que vão cobrir os Jogos Olímpicos. Optamos por simplificar a operação em Tóquio, enviando uma equipe menor, reduzir o número de canais lineares. Entendemos que esses quatro canais, número que utilizamos desde os Jogos de Atenas-2004 --com exceção de Rio-2016-- são suficientes para entregar o melhor dos Jogos para quem ama esporte", explicou Botelho.

O SporTV optou por uma divisão clara para transmitir modalidades. No canal principal, ficarão os eventos mais esperados, como atletismo, natação, ginástica, vôlei e futebol. No segundo canal, os destaques serão modalidades como judô, basquete, handebol e canoagem. Já o SporTV3 terá como foco esportes com disputas mais longas, como as competições de levantamento de peso, polo aquático, hipismo e vôlei de praia. Por fim, o SporTV4 vai exibir ao vivo as disputas de esportes como surfe, skate, saltos ornamentais e vela.

"Claro que os Jogos Olímpicos são um evento muito dinâmico, e poderemos ter adaptações durante as duas semanas de competições. Mas nosso time estará atento para que nenhum grande momento fique de fora da programação dos quatro canais", pontuou o Head do SporTV.

Mesmo com os Jogos Olímpicos rolando no Japão, outras competições continuarão no radar do canal esportivo. Partidas do Brasileirão e da Copa do Brasil, além dos debates Redação SporTV, Seleção SporTV, Tá na Área e Troca de Passes, vão dividir espaço com o que acontece em Tóquio no SporTV1.

Oyaho Tóquio

O programa especial deste ano que será produzido pelo SporTV para falar de Jogos Olímpicos é o Oyaho Tóquio. O comando será de Marcelo Barreto, um dos maiores especialistas no assunto do Grupo Globo, e de Bernardinho. O técnico de vôlei campeão olímpico apresenta a atração e depois parte para mais um desafio --será técnico da seleção de vôlei da França em Paris-2024.

A atração terá a primeira parte exibida no SporTV1, a partir das 18h. Às 19h, por causa de transmissões do futebol, o Oyaho Tóquio segue no ar no SporTV2. A dupla também deve compor a equipe que fará a transmissão das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos de Tóquio no SporTV.

Por causa da Covid-19, o número de profissionais enviados ao Japão foi bem menor. Apenas 50 nomes estão no país asiático. O protocolo foi rígido para a cobertura: antes de viajar, todos os nomes confirmados foram vacinados contra a Covid-19. As doses vieram do programa do COI (Comitê Olímpico Internacional), que recebeu doação da China e imunizou todos os atletas e a imprensa contra o coronavírus.

Assim que chegam, eles cumprem uma quarentena no hotel reservado apenas para a imprensa. Cada um em seu quarto individual. Após quatro dias, o COI libera o acesso dos profissionais do Grupo Globo para lugares específicos. Entre eles, ginásios e praças esportivas onde vão acontecer os Jogos.

Esse acesso só acontece para gravações de conteúdo que será exibido antes do início dos trabalhos olímpicos no Japão. Quinze dias depois da chegada do profissional, ele tem o acesso liberado para toda a cidade.

As novas estrelas do Esporte

Entre os nomes que mais vão aparecer no SporTV, dois destaques que mostram o compromisso do Esporte da Globo na busca pela diversidade. Os "plantonistas" do canal, que vão atualizar as notícias do que ocorre em Tóquio durante toda a programação, serão Karine Alves e Tiago Medeiros.

Karine é âncora do Troca de Passes desde agosto do ano passado e é elogiada pelo seu desempenho. A jornalista já ganhou oportunidades no Esporte Espetacular e no Globo Esporte, substituindo seus titulares eventualmente.

Já Tiago Medeiros é apresentador do Globo Esporte em Pernambuco e é muito elogiado por seu bom humor e sua leveza no comando do esportivo diário. Ambos estão em sua primeira cobertura de grandes eventos no SporTV e são considerados novos astros do Esporte da Globo. 

"Todas as provas, todos os detalhes do que acontece em Tóquio, sem exceção, estarão no SporTV. Recordes, o surgimento de novos ídolos, o desempenho dos brasileiros, a rotina da cidade, as curiosidades de uma edição tão particular. Uma cobertura completa, para apaixonados por esporte e pelo maior evento esportivo do planeta. No Globoplay + Canais Ao Vivo, o assinante terá essa cobertura completa do SporTV e ainda as transmissões da Globo, além de dois resumos diários para quem perdeu algum detalhe ao vivo e conteúdo sob demanda de provas e melhores momentos", resumiu Marcos Botelho sobre a cobertura do SporTV.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.