BASTIDORES
REPRODUÇÃO/CNN BRASIL
Roberto Tardelli e Samantha Meyer, comentaristas de O Grande Debate que foram demitidos nesta sexta
Quatro meses após sua reestreia, O Grande Debate subiu no telhado da CNN Brasil. O futuro do programa ainda não foi sacramentado. Pode virar um quadro de um novo telejornal que está sendo formatado para a faixa das 12h às 14h ou migrar para outro horário, em versão mais curta. Nesta sexta-feira (25), O Grande Debate perdeu dois de seus comentaristas: Roberto Tardelli e Samantha Meyer foram demitidos.
O programa voltou ao ar em abril para tentar salvar a CNN Brasil na disputa com Jovem Pan, mas não vingou. A audiência se manteve na faixa do 0,1 ponto no Painel Nacional de Televisão da Kantar Ibope, insuficiente para brigar com a Pan e a GloboNews no ranking dos canais pagos de notícia.
Apresentadora de O Grande Debate, Luciana Barreto estará à frente do novo telejornal, previsto para estrear em setembro, às 12h. Uma das possibilidades é que o quadro de embates faça parte deste programa.
Na próxima segunda-feira, às 14h, a CNN Brasil estreia Bastidores CNN, seu primeiro telejornal ancorado totalmente de Brasília, numa nova tentativa de alavancar sua audiência vespertina.
Até a estreia do telejornal de Luciana Barreto, O Grande Debate continuará na faixa das 12h às 14h, mas numa versão desidratada, com mais notícias e menos opinião. Isso porque, além de Tardelli e Samantha, o programa já havia perdido Janaina Paschoal, dispensada em um corte há dez dias.
Vinicius Poit, outro integrante da segunda versão de O Grande Debate, foi deslocado para o Arena CNN. A permanência de Gabriela Araújo ainda é incerta, depende de sua agenda. Sobraram em O Grande Debate apenas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla, os únicos que devem continuar na versão quadro ou no novo horário do programa.
A dispensa dos comentaristas gerou alerta na Redação da CNN Brasil de que novas demissões irão acontecer na semana que vem. No entanto, a orientação do novo vice-presidente de Jornalismo do canal, Virgilio Abranches, é substituir comentaristas por jornalistas que sejam repórteres e analistas de política e economia. Ele quer menos paixão e mais razão.
Roberto Tardelli, demitido nesta sexta, ganhou projeção como promotor de Justiça do caso Suzane von Richthofen. Faz parte do Prerrogativas, grupo de advogados progressistas. Samantha Meyer, também advogada, foi candidata a deputada federal do Distrito Federal pelo Progressistas, em 2022, mas não se elegeu. Ela foi casada com o ministro do Supremo Gilmar Mendes.
A CNN Brasil confirmou as demissões dos comentaristas.
O Grande Debate foi lançado em março de 2020, como um quadro do telejornal CNN Novo Dia. Os primeiros comentaristas foram os advogados Caio Coppola e Gabriela Prioli.
A influenciadora deixou a atração duas semanas depois de sua estreia. Ela se revoltou com as interrupções que sofria no programa. Reinaldo Gottino, mediador das discussões, assumiu o erro e pediu desculpas à comentarista na ocasião.
A atração passou por diferentes reformulações ao longo de suas transmissões. Em fevereiro de 2021, a CNN lançou uma versão semanal voltada à economia. Em julho, voltou à grade do canal com a discussão de diferentes temas. No entanto, não teve uma grande repercussão e foi cancelado em fevereiro de 2022.
O Grande Debate foi ressuscitado em abril deste ano, como uma aposta para frear a vice-liderança da Jovem Pan entre os canais de notícias. Contudo, os índices de audiência desapontaram. Segundo números obtidos pelo Notícias da TV, a reestreia não trouxe a mudança desejada. A CNN se estagnou no terceiro lugar.
Desde abril deste ano, quando O Grande Debate foi relançado, a CNN se manteve com 0,1 ponto na faixa de horário de transmissão do programa. A Jovem Pan transitou entre 0,3 e 0,4. A GloboNews, líder de audiência, se posicionou entre 0,4 e 0,5.
Colaborou JOSÉ VIEIRA
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.