Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O GRANDE DEBATE

Algoz e defensor se reencontram na CNN sete anos após impeachment de Dilma

Divulgação/Agência Senado

Os advogados Janaina Paschoal e José Eduardo Cardozo discutem no Senado Federal; ao fundo, uma parede de madeira e fotógrafo

Os advogados Janaina Paschoal e José Eduardo Cardozo discutem no Senado, em julho de 2016

DANIEL CASTRO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 31/3/2023 - 10h23
Atualizado em 31/3/2023 - 15h01

Os advogados José Eduardo Cardozo e Janaína Paschoal são as mais novas apostas da CNN Brasil na disputa por audiência dos canais de notícias, travada principalmente contra a bolsonarista Jovem Pan. Eles tiveram papeis importantes no impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016. Cardozo como advogado de defesa da então presidenta. Janaina como uma das autoras do pedido de afastamento. Os dois se enfrentaram diretamente em debates no Congresso Nacional.

A ideia da CNN Brasil era ter os dois discutindo no programa O Grande Debate, que volta em meados de abril, depois de quase um ano fora do ar. Mas Janaina preferiu não confrontar Cardozo, pelo menos por enquanto. Segundo o Notícias da TV apurou, ela avalia que isso poderia prejudicar sua carreira como professora da USP (Universidade de São Paulo).

Em fevereiro, Janaina foi alvo de protestos de alunos que não queriam sua volta à Faculdade de Direito, após afastamento para exercer mandato de deputada estadual. Um confronto na TV da algoz contra o defensor de Dilma poderia perturbar o ambiente acadêmico novamente, acredita. E ela quer continuar dando aulas de Direito Penal.

A solução foi escalar Janaina Paschoal para o programa CNN Arena, às 18h, comandado por Felipe Moura Brasil. Ela ficará com a vaga de Gabriela Araujo, também advogada, que será deslocada para O Grande Debate.

Além de José Eduardo Cardozo e Gabriela Araujo, o novo O Grande Debate terá a participação de Roberto Tardelli, promotor de Justiça do caso Suzane Richthofen. Os três fazem parte do Prerrogativas, grupo de advogados progressistas. Representando a direita, estarão Vinicius Poit, Samantha Meyer e um terceiro nome, a ser confirmado nos próximos dias.

Poit, empresário filiado ao partido Novo, foi deputado federal por São Paulo. No ano passado, se candidatou ao Governo do Estado. Ficou em quarto lugar, com 1,7% dos votos. A advogada Samantha também tem um pé na política: foi candidata a deputada federal do Distrito Federal pelo Progressistas, em 2022, mas não se elegeu. Ela foi casada com o ministro do Supremo Gilmar Mendes.

José Eduardo Cardozo, 63 anos, um dos principais quadros do PT, foi deputado federal por São Paulo de 2003 a 2011, ano em que assumiu o Ministério da Justiça, no governo de Dilma Cardozo. Ele só deixou o cargo em 2016, quando assumiu a Advocacia-Geral da União (AGU), com a missão de tentar livrar Dilma do impeachment.

Após ganhar projeção com o impeachment de Dilma, Janaina Pachoal, 48 anos, se tornou a deputada estadual mais votada do país, em 2018, pelo PSL-SP, com mais de 2 milhões de votos. No ano passado, tentou uma vaga no Senado, pelo PRTB, mas teve apenas 447 mil votos.

Já Gabriela Araujo não tem currículo na política, mas é amiga da primeira dama Rosângela da Silva, a Janja.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.