Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APÓS UM ANO

Cade insiste e volta a investigar a Globo por monopólio no futebol

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cléber Machado usando uma uma camisa azul, com um fundo verde dos estúdios da Globo em São Paulo, durante uma transmissão

Cléber Machado, narrador da Globo: emissora volta a ser investigada sobre monopólio do futebol

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/3/2022 - 13h46

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) prorrogou por mais 60 dias um inquérito que investiga um suposto monopólio do futebol nacional da Globo e vai voltar a investigar a emissora. O procedimento está parado há praticamente um ano, a última diligência foi feita em abril de 2021. Desde então, o conselho apenas renova a investigação sem apresentar novos elementos. 

O Notícias da TV teve acesso exclusivo ao documento que esticou a investigação até maio. A Superintendência-Geral do Cade entendeu é preciso mais tempo para analisar os documentos. É a mesma justificativa que foi dada nas últimas quatro renovações do inquérito. 

"Tendo em vista as especificidades do setor, o volume de informações constantes dos autos, as demais circunstâncias do caso concreto e a necessidade de complementação da instrução realizada, faz-se necessário tempo adicional para que os elementos trazidos aos autos possam ser analisados com a profundidade necessária e esperada", diz o documento.

A decisão não traz mais detalhes sobre o motivo da demora. A última movimentação processual do caso foi em 14 de abril de 2021, quando a Globo respondeu ao Cade sobre o assunto e questionou a validade do inquérito.

Segundo a emissora, a atual direção do Cade apenas ressuscita um velho assunto que já foi investigado várias vezes --e que nada teria sido encontrado contra a Globo. O órgão ainda não respondeu a emissora sobre a duração da investigação.

A briga Cade x Globo

O Cade começou a averiguação de um possível monopólio esportivo da Globo em 2019. Inicialmente, tratava-se de um inquérito para esclarecer a suposta desvantagem do contrato do Fortaleza com a WarnerMedia para o Brasileirão. Em 2020, porém, o conselho transformou um caso em investigação contra a Globo. A WarnerMedia já deixou de ter contrato para fazer a principal liga de futebol nacional. 

Clubes alegaram receber menos dinheiro da Globo por terem fechado com a Warner. A emissora argumentou que essa questão já estava esclarecida, numa investigação feita pelo próprio Cade em 2016. O órgão seguiu com o inquérito mesmo assim e tentou correr atrás até de acordos sobre torneios de vôlei.

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) chegou a defender a Globo e afirmou que a emissora é a única que cumpre contratos com a modalidade e que não vê monopólio. O mesmo ocorreu com outros clubes de futebol consultados pelo Cade.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.