Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CARLA ZAMBELLI

Bolsonarista se revolta com delegado e processa Globo, Andréia Sadi e Natuza Nery

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Carla Zambelli com uma camisa verde no Congresso Nacional

Carla Zambelli: bolsonarista processa Globo, Andréia Sadi, Natuza Nery e outros por entrevista

GABRIEL VAQUER E LI LACERDA

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/7/2022 - 6h30

A deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL) processou a Globo e os jornalistas Octavio Guedes, Andréia Sadi, Natuza Nery, Marcelo Lins e Daniel Rocha por conta da uma entrevista feita com o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, no programa Estúdio i, da GloboNews. Saraiva disse que ela apoia atividades ilegais na Amazônia e usou os termos "bandida" e "marginal" para defini-la.

O Notícias da TV teve acesso aos autos do processo que corre na 2ª Juizado Especial Cível de Brasília. Além dos jornalistas, o delegado também é alvo de uma ação da deputada. Carla Zambelli pede uma indenização por danos morais de R$ 100 mil para Saraiva, para a emissora e para os apresentadores e comentaristas. O caso não tem previsão para ser apreciado pela Justiça. 

O estopim da batalha judicial foi em 14 de junho, quando a entrevista foi feita para repercutir o caso do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo, mortos no fim de maio. Além de Zambelli, Saraiva listou os senadores Zequinha Marinho (PL), Telmário Mota (Pros), Mecias de Jesus (Republicanos) e Jorginho Mello (PL) como legisladores que apoiam práticas como garimpo ilegal. 

"Temos uma bancada do crime, na minha opinião, uma bancada de marginais. Para mim, são bandidos, até pela forma como se comportaram quando eu fui convidado para ir a uma audiência”, afirmou o delegado. Saraiva se referia a um convite recebido para ir ao Congresso. Lá, ele apresentou uma queixa-crime contra o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Zambelli, no entanto, defendeu Salles. 

“Eu, que fui a tantas audiências criminais, com advogados e criminosos sentados à minha frente, nunca fui tão desrespeitado pelos criminosos presos, como naquele dia lá na Câmara. Ela foi defender o madeireiro junto com o Ricardo Salles”, detonou. Carla Zambelli, horas depois, prometeu processar o delegado. 

Além de cumprir a ameaça, Carla também processou a Globo e os jornalistas que conduziram a entrevista com o delegado. Na petição inicial em que pede a indenização, a deputada diz que os jornalistas não a defenderam e também deram espaço para as ofensas de Saraiva, e por isso merecem ser punidos.

Não é a primeira vez que bolsonaristas ou até mesmo Carla Zambelli acionam a Globo na Justiça. Já existem outros processos com casos parecidos em relação a notícias ou até mesmo falas de alguns jornalistas em programas.

A Globo foi procurada, mas não comenta casos judiciais. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.