Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASOS GRAVES

CNN toma medida urgente para impedir mais infecções com água contaminada

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

William Waack na CNN Brasil com um terno preto e uma gravata vermelha

William Waack na CNN Brasil: apresentador foi um dos afetados pela água contaminada no trabalho

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/7/2022 - 6h40

A CNN Brasil decidiu aumentar o número de profissionais em home office para impedir que mais jornalistas passem mal por causa da giardíase, que causou um surto de diarreia nas últimas semanas na empresa. O decisão foi tomada na última quinta (21), após exames constatarem que a água do prédio onde fica a sede da empresa, na Avenida Paulista, estava contaminada pelo parasita.

O Notícias da TV teve acesso à orientação dada pelos chefes do canal de notícias por e-mail. Nela, a empresa pede para aqueles que desejam trabalhar em casa preencherem um formulário disponibilizado pelo RH. Pedido deve ser feito até dia 27.

"Se você desempenha funções cuja natureza das atividades permite atuar de maneira remota, possui estrutura física adequada para desempenhá-las, alinhe com o seu gestor se deseja aderir ao home office, siga os próximos passos", diz parte do documento enviado para os profissionais por e-mail e WhatsApp.

"Caso ainda não tenha preenchido, responda o formulário disponível até o dia 27/7, que a área de Gente & Cultura entrará em contato com o seu gestor. Lá você terá acesso à política e ao manual prático que poderá te auxiliar na sua rotina de trabalho remoto, pensando no seu bem-estar", concluiu a empresa no documento.

A atitude foi tomada após a CNN Brasil ter vários casos de diarreia. A gota d'água foi no fim de semana. No domingo (17), uma jornalista iria comandar o CNN Domingo durante o horário da tarde. Porém, ela alegou os mesmos sintomas da giardíase e precisou ser afastada imediatamente do comando do programa. Daniel Adjuto a substituiu às pressas. 

Outros nomes que aparecem no ar também pegaram a doença. Entre eles, estão Tainá Falcão, Roberta Russo, Muriel Porfiro e William Waack. Roberta  também passou mal no domingo e foi substituída por Karla Chaves.

CNN identificou problema após exame

Para dar uma resposta para tantos casos, a CNN Brasil contratou uma empresa que fez exames em todos os setores de sua sede. O resultado passado para a direção da empresa, e que chegou em funcionários, foi que a água que circula em todo o local estava contaminada pelo parasita. Foram identificados resquícios de fezes de pombos, que circulam na região com frequência. 

A área de Recursos Humanos liberou um comunicado interno na quarta (20) com orientações enquanto a situação não se resolve. O comunicado foi publicado inicialmente pelo jornalista Flavio Ricco, do portal R7. Nele, a CNN pede para que os funcionários evitem usar a pia da copa enquanto o caso não é resolvido.

Procurada pelo Notícias da TV, a CNN negou a crise em comunicado e diz que tomou todas as medidas para resguardar a saúde dos profissionais imediatamente.

"A CNN esclarece que não há surto de giárdia na empresa. Reitera que trata com muita seriedade a saúde e a segurança de todos os seus colaboradores. A empresa realiza a manutenção e a higienização frequentes de todas as áreas e de todos os equipamentos de água e de ar-condicionado em seus escritórios de São Paulo, Rio e Brasília. Assim que informada pelo condomínio de indícios de alteração na água, a emissora agiu de imediato e tomou todas as medidas cabíveis", diz a nota.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.