TIAGO SANTIAGO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Tiago Santiago (à esq.) e Anitta; autor sonha com produção estrangeira estrelada pela cantora
Autor da trilogia Os Mutantes (2007-2009), Tiago Santiago quer transformar Anitta em uma estrela de Hollywood. Atualmente, o escritor mora nos Estados Unidos, onde estudou na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), e sonha em produzir uma obra audiovisual com a cantora no papel principal. "Já tenho roteiros prontos", adianta o dramaturgo ao Notícias da TV.
Responsável pela autoria de grandes sucessos de audiência na Record, como Prova de Amor (2005) e Caminhos do Coração (2007) --segunda parte de Os Mutantes--, Santiago deixou o Brasil em 2017 para aperfeiçoar seus conhecimentos.
Estudei roteiro na UCLA e no Sundance Institute para entender como tudo funciona aqui. Já tenho roteiros prontos e estou criando os decks [material de apresentação] para atrair investidores. Pretendo convidar a Anitta para ser atriz em Hollywood, ao lado de um grande ator norte-americano.
A funkeira está ganhando espaço no cenário internacional, com direito a apresentações musicais no programa The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e no MTV Video Music Awards 2021, mas ainda não sabe da proposta. "Ainda não falei com ela. Estou criando o projeto visual do filme para poder convidá-la", avisa o roteirista.
"Tenho também outro roteiro [pronto] com a escritora negra e norte-americana Anich D'Jae, que vamos colocar no mercado em breve. Quero que chegue às mãos da Viola Davis, da Regina King, da Oprah Winfrey. Tenho certeza de que vou fazer carreira aqui. É questão de tempo", projeta o brasileiro.
Enquanto corre atrás da construção de uma carreira no exterior, Tiago Santiago está lançando o livro Os Caminhos do Mago --já disponível à venda online. A obra mistura filosofia e autoajuda em meio a uma jornada de espiritualidade.
O projeto é uma continuação do universo extraordinário que acompanha o autor desde sempre, inclusive de antes de sua estreia na TV como colaborador de texto em Vamp (1991), novela da Globo.
"O livro conta minhas experiências com a magia, ao longo da vida. Desde a infância, quando pesquisava a Bíblia, as vidas dos santos e livros sobre magia, para tentar entender como algumas pessoas eram capazes de realizar milagres, curar outras pessoas, expulsar demônios, levitar, entre outras coisas extraordinárias", introduz o autor.
Na faculdade de Ciências Sociais e no Mestrado em Sociologia pela UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro], percebi que o pensamento mágico existe em todas as culturas do planeta. A partir da adolescência, passei a pesquisar a magia através de diversas tradições. Como resultado, escrevi este livro de filosofia e autoajuda, para desvendar o oculto e propor ferramentas espirituais para o leitor.
"Falo sobre o poder das escolhas, a descoberta dos dons, o mistério dos contrastes, as evidências de que a magia é real, sua existência na natureza, o mundo invisível, a arte de sonhar, a telepatia, o encantamento das coisas, o conhecimento sagrado, a força da fé, a eterna mudança, o valor das tradições", elenca o escritor.
Para Santiago, existem vários outros elementos e religiões, como hinduísmo, budismo, cabala, alquimia, intuição, teosofia, candomblé, umbanda, entre inúmeras crenças e diversas culturas, que merecem ser representadas. O escritor pretende continuar publicando vários livros sobre o assunto que permeia sua existência de maneira tão profunda.
"Vou ter minha obra traduzida para o espanhol e o inglês, já em 2022. Meu próximo livro será Dandara, a história da princesa jeje-mahin, escrito com Barbara Garcia e Vinícius Sylvestre, dois autores negros, e o Jeferson Freitas, de União dos Palmares. Também quero escrever meu primeiro livro sobre a saga dos mutantes", revela.
View this post on Instagram
Afastado da televisão desde 2015, quando a Record transmitiu a série Na Mira do Crime, produção dele para a Fox, Tiago Santiago vai lançar no ano que vem no Brasil o filme Possessões. A produção conta com Marcelo Serrado, Fernanda Nobre, Antônio Pitanga, Juliana Xavier, Sacha Bali, Tuca Andrada, Ítala Nandi e Marcos Pitombo no elenco.
Questionado sobre a vontade de voltar à TV aberta, o autor explica que não depende dele, mas que sonha com este retorno: "Histórias, projetos, sinopses e vontade não faltam. Amo as novelas, desde criança, e aprendi a fazer bem, modéstia à parte, graças aos grandes mestres que tive".
Além da saga de Os Mutantes, ele também foi o responsável por Amor e Revolução (2011), novela do SBT que exibiu um histórico beijo entre duas mulheres. Na Globo, o escritor auxiliou em outros produtos, como as novelas Uga Uga (2000) e Kubanacan (2003), além do programa Você Decide (1992-2000).
"Para voltar à TV brasileira, bastaria que algum executivo poderoso de emissora tivesse a brilhante ideia de contratar este autor de tantos fenômenos de sucesso. Tirei a Record em 2004 de uma novela que dava traço de audiência e coloquei em 25 pontos de Ibope no último capítulo de A Escrava Isaura [adaptação de 2004]. Coloquei a Record na liderança com Prova de Amor e Mutantes", se orgulha.
"No SBT, ia fazer o mesmo, mas não deu tempo, a Iris Abravanel se associou à Televisa para adaptar novelas infantis estrangeiras. Mesmo assim, ajudei a fortalecer o núcleo lá também. Tenho certeza de que eu poderia ser muito útil neste momento em que a TV aberta precisa se reinventar, por conta da nova concorrência da internet e dos streamings", finaliza Santiago.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.