Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Tiago Santiago

Na Justiça, autor de Mutantes consegue de volta novelas que Silvio Santos engavetou

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O novelista Tiago Santiago, que encerrou contrato com o SBT em 2013, vive atualmente nos EUA - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O novelista Tiago Santiago, que encerrou contrato com o SBT em 2013, vive atualmente nos EUA

REDAÇÃO

Publicado em 5/12/2018 - 14h42

Autor da trilogia Mutantes, na Record, o novelista Tiago Santiago conseguiu recuperar na Justiça os direitos autorais de três roteiros que escreveu enquanto estava no SBT, entre 2010 e 2013. O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença do juiz Douglas Iecco Ravacci, da 33ª Vara Cível da Capital, determinando que o escritor volte a ser o dono das obras que escreveu até cinco anos atrás, e que Silvio Santos nunca tirou do papel.

No processo, Santiago questionou o fato de o SBT nunca ter produzido nem exibido três projetos entregues por ele e, ainda assim, seguir proprietário da obra.

Pelo acordo que mantinham, a emissora seria dona dos textos por um prazo de 20 anos contados a partir da data da primeira exibição. Se o que foi escrito nunca foi ao ar, o prazo não começou a contar, e Tiago não pôde usufruir de nada, alegou o autor.

As obras foram escritas em um período tumultuado no SBT. Santiago fez duas novelas: Uma Rosa com Amor, de 2010, e Amor e Revolução, exibida entre 2011 e 2012. Depois disso, não emplacou mais nada. Ficou contratado escrevendo textos que acabaram engavetados: a minissérie Ela Tem um Gênio e as novelas O Superpoder do Amor e Mariana e o Lobisomem, a segunda seguindo a linha da bem-sucedida Mutantes. 

Em 2013, com ele e Iris Abravanel no time de autores contratados, a emissora cogitou ter mais de uma novela diária, mas os planos não avançaram. Devido à crise, os executivos de Silvio Santos decidiram não viabilizar os projetos. A opção foi por assinar com a Televisa e adaptar tramas mexicanas, o que Tiago Santiago criticou publicamente

O escritor começou a carreira na TV na Globo, onde atuou como coautor em algumas novelas. A partir de 2004, na Record, fez novelas de sucesso como A Escrava Isaura (2004), Prova de Amor (2005) e a trilogia Os Mutantes (2007-2009).

Ele foi para o SBT em 2010 e, sem contrato com nenhuma emissora aberta desde 2013, vive nos Estados Unidos. No começo do ano, venceu um prêmio de cinema independente em Los Angeles pelo filme de terror Possessions. 

Procurado, o SBT não comentou o assunto até a conclusão deste texto.

Prêmio NTV Melhores do ano

TUDO SOBRE

Record

SBT

Leia também

Enquete

Quem foi o(a) melhor jornalista/comentarista esportivo do ano?

Web Stories

+
Mansão nova, presença VIP e publis: Saiba tudo sobre a carreira de Deolane BezerraÚltima temporada de La Casa de Papel: Após o fim, série já tem spin-off confirmadoFicção virou realidade: Casa de Esqueceram de Mim é aberta ao público; veja fotosDivórcio, tragédia e treta: 5 notícias que peões de A Fazenda 13 não sabemJuan Paiva rouba a cena em Um Lugar ao Sol; conheça a história do ator

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas