Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM CONTRATO FIXO

Autor de Elas por Elas, Alessandro Marson é dispensado pela Globo após Thereza Falcão

João Cotta/TV GLOBO

Alessandro Marson e Thereza Falcão posam sorridentes em frente a um painel do Melhores do Ano de 2023

Alessandro Marson e Thereza Falcão no Melhores do Ano de 2023: autores ficaram sem contrato

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 28/6/2024 - 7h17

Pouco mais de um mês após Thereza Falcão ser dispensada pela Globo, Alessandro Marson também não teve o contrato fixo renovado com a emissora. Os dois escreveram juntos as novelas Novo Mundo (2017), Nos Tempos do Imperador (2021) e o remake de Elas por Elas (2023).

A dispensa do autor foi divulgada pela coluna Play, do jornal O Globo. A dupla de roteiristas chegou a planejar uma outra novela de época sobre a princesa Isabel (1846-1921), mas a terceira parte da trilogia imperial nunca saiu do papel.

"Quando apresentamos o projeto de Novo Mundo mostramos como a primeira parte de uma trilogia. A primeira parte seria a história da criação do império, por dom Pedro [1798-1834]. A segunda parte, a consolidação deste império, com dom Pedro 2º [1825-1891]. E a terceira, o desfecho da história, com a princesa Isabel", comentaram os novelistas em conversa com o Gshow na época do lançamento de Nos Tempos do Imperador.

Novo Mundo mostrou a trajetória de dom Pedro (Caio Castro) e Leopoldina (Leticia Colin). A novela, reprisada durante a pandemia da Covid-19, terminou quando o Brasil se tornou um império e o rei "foi promovido" para imperador. 

Já Nos Tempos do Imperador focou no reinado de dom Pedro 2º (Selton Mello). O folhetim foi indicado ao Emmy Internacional, mas perdeu o prêmio. A história ainda acabou ofuscada pelas denúncias de casos de racismo nos bastidores e pela baixa audiência.

Antes de virar autor titular na Globo, Alessandro Marson ainda trabalhou como colaborador nas novelas Araguaia (2010), Avenida Brasil (2012) e A Regra do Jogo (2015).

Nos últimos anos, a emissora também dispensou autores como Maria Adelaide Amaral, Elizabeth Jhin, Cao Hamburger, Vincent Villari, Patrícia Moretzsohn e Paulo Halm.

O fim da política de contratos fixos faz com que a Globo diminua a folha de pagamento e evite que funcionários recebam salários sem estar trabalhando.

Entretanto, o encerramento do vínculo não impede que o autor escreva outras novelas para a emissora futuramente, mas, desta vez, sob o regime de contrato por obra. Ao mesmo tempo, ele fica livre para novas possibilidades de trabalho, como produções para o streaming.

Na contramão dessa tendência, a diretora Amora Mautner, o novelista Júlio Fischer e a autora Thelma Guedes renovaram o contrato com a Globo recentemente.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.