Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARIA VIEIRA

Atriz é vetada de novela da Globo por ser antivacina e filiada a partido de direita

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Maria Vieira com uma blusa azul e olhar sério

Maria Vieira: atriz portuguesa foi vetada de Travessia por ser antivacina e ter cargo público

CARLA BITTENCOURT, DANIEL FARAD E GABRIEL VAQUER

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/6/2022 - 6h30

A atriz portuguesa Maria Vieira foi vetada pela Globo de participar dos primeiros capítulos de Travessia, nova novela de Gloria Perez e que vai substituir Pantanal no horário das nove. Ela chegou a ser sondada pelo diretor Mauro Mendonça Filho, mas foi vetada pela emissora. Além de não ter tomado a vacina contra a Covid-19, é filiada a um partido político e tem um cargo público, o que não é permitido para quem faz trabalhos na empresa. 

Travessia terá gravações em Portugal a partir da próxima semana. Mauro Mendonça Filho pensou em Maria Vieira porque ambos trabalharam juntos em Negócio da China (2008), novela escrita por Miguel Falabella. Os trabalhos de Maria no Brasil foram somente em produções de Falabella. As outras foram a novela Aquele Beijo (2011) e a série Brasil a Bordo (2017). 

Segundo apurou o Notícias da TV, Mauro Mendonça Filho fez apenas uma sondagem e conversa inicial com a atriz. Ela não chegou a ser contratada ou recebeu contato do DAA (Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico) da Globo. É esse setor que fecha diretamente trabalhos com artistas que trabalham nas produções de dramaturgia da empresa. 

Na semana passada, Maria Vieira acusou a Globo de tê-la vetado por ser de direita e defender o presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, antes mesmo de seu nome ganhar forças nos bastidores, a atriz foi descartada. Descobriu-se que ela não tomou a vacina contra a Covid-19. Só trabalha na Globo quem já tomou o imunizante. Ela mesmo confirma que não se vacinou no texto postado em sua conta no Facebook. 

No desabafo, ela diz que a atriz Elizangela, que chegou a ficar na UTI por conta de complicações causadas pela Covid-19, se prejudicou por também não ter tomado a vacina. Maria Vieira coleciona declarações negacionistas. Dias antes do post no Facebook, ela disse que a doença "não existe" em sua conta no Twitter.

"Soube que a minha colega e amiga brasileira, a atriz Elizangela, teria sido coagida a tomar a injeção contra a covidagem para poder integrar o elenco da mesma [emissora]. Tendo em conta que este tipo de decisões e ações ditatoriais são lamentáveis e absolutamente vergonhosas, não hesitei em trazer a público esse caso", disse a atriz no texto em que desabafou. 

Atriz tem cargo público em Portugal

Mas o que mais pesou contra a participação de Maria Vieira foi sua questão política. Ela é membro do Chega!, partido de extrema-direita em Portugal que tem linha parecida com o bolsonarismo. Em 2020, participou ativamente da campanha para presidente junto com André Ventura, líder do Chega!.

Em 2021, Maria Vieira foi eleita para o cargo de deputada municipal (espécie de vereador) na região de Cascais, cidade da região metropolitana da capital Lisboa. Pelo seu código de princípios, a Globo não permite que funcionários tenham cargos públicos. Foi assim que Regina Duarte perdeu seu contrato, ao aceitar fazer parte do governo de Jair Bolsonaro.

Como descumpria duas regras para trabalhar na Globo, Maria Vieira teve seu nome descartado de imediato. A atriz foi informada pelo próprio Mauro Mendonça Filho, ficou revoltada e desabafou na sua conta no Facebook, que já é célebre por polemizar em Portugal. 

"Termino informando que guardei os registos de todos os contatos que foram feitos com com o diretor Mauro Mendonça Filho para que ninguém possa dizer mais tarde que eu inventei esse lamentável episódio. Aproveito para dizer que apesar de me sentir injustiçada nesse processo, não estou minimamente deprimida com o que sucedeu porque, graças a Deus, vivo como quero, só faço aquilo que me dá prazer e não devo nada a ninguém”, disse Maria. 

O Notícias da TV entrou em contato com a atriz portuguesa, que não quis falar mais sobre o assunto. A Globo não respondeu até o fechamento da reportagem. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.