LUTERO LUIZ
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O ator Lutero Luiz em cena de O Sexo dos Anjos (1989); ele morreu antes do final da novela
Uma tragédia aconteceu durante o período em que a novela O Sexo dos Anjos (1989) esteve no ar. O ator Lutero Luiz (1931-1990) morreu antes de terminar suas gravações. Ainda assim, a autora Ivani Ribeiro (1922-1995) optou por manter o papel vivo na novela, por meio de lembranças dos demais personagens.
Lutero Luiz tinha 59 anos e já havia atuado em várias outras novelas da Globo, como O Salvador da Pátria (1989), Vale Tudo (1988), Selva de Pedra (1986), Roque Santeiro (1985), O Bem-Amado (1980) e Pecado Capital (1975). Em O Sexo dos Anjos, ele interpretou o jardineiro Bastião.
A novela estreou na Globo em setembro de 1989, e Luiz foi internado num hospital em janeiro de 1990. Ele sofria de câncer no estômago. O ator lutou contra a doença, mas não resistiu a complicações e morreu em 20 de fevereiro daquele ano.
O Sexo dos Anjos seria exibida até março na emissora, e a autora tinha que bolar alguma solução para a partida precoce do ator e de seu personagem. Ela então decidiu por mantê-lo vivo, ainda que distante.
O desfecho planejado para ele foi mantido, com algumas adaptações. A ausência de Bastião foi justificada com uma grande sorte: na trama, ele ganhou na loteria e usou o dinheiro para fazer uma longa viagem. O jardineiro era sempre citado pelos outros personagens. No último capítulo, Luiz recebeu uma homenagem: houve uma inserção de um trecho de uma cena com o ator nos momentos finais.
O Sexo dos Anjos foi uma novela curta para a média da época (teve 142 capítulos) e não foi considerada um sucesso de audiência nem de crítica. Desde segunda (19), ela está sendo reprisada pela primeira vez. A novela vai ao ar no Viva em dois horários: às 14h40 e à 0h30.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Canal Viva
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.