CIRANDA DE PEDRA
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Eva Wilma (1933-2021) era protagonista de Ciranda de Pedra (1981), novela inspirada em livro
Há 42 anos, Ciranda de Pedra (1981) estreava na faixa das seis da Globo. A novela foi inspirada no livro homônimo de Lygia Fagundes Telles (1918-2022), publicado em 1954. No entanto, a autora não reconheceu o próprio romance na adaptação para a TV: "Ia ver um capítulo, olhava e interrogava-me: 'Meu Deus, mas que personagem é esta?'".
O folhetim foi o primeiro escrito por Teixeira Filho (1922-1984) para a emissora da família Marinho. Mas o autor fez mudanças na história e optou por retratar apenas a adolescência de Virgínia, vivida na trama por Lucélia Santos. Já o livro mostrava o amadurecimento da personagem para além da juventude.
As alterações confundiram até mesmo Lygia Fagundes Telles, que chegou a ser cobrada pelas diferenças entre o romance e a novela: "Às vezes ia ver um capítulo na televisão, olhava e interrogava-me: 'Meu Deus, mas que personagem é esta, mas o que está acontecendo agora?'. Eu ficava muito interessada, porque não sabia o que ia acontecer, não sabia nada".
"Eu não tive a menor participação nessa telenovela. No entanto, entendo que Ciranda de Pedra é uma novela feita com muita dignidade", declarou a escritora em entrevista à revista TV Guia.
Ambientada em São Paulo na década de 1940, a trama narrava a história de Laura (Eva Wilma). A protagonista era oprimida pelo marido, Natércio Prado (Adriano Reys), um homem rico e que chegou a internar a mulher como louca durante uma das crises no casamento.
Quando os dois se separaram, a família acabou dividida. Laura ficou apenas com a caçula, Virgínia, enquanto Otávia (Priscila Camargo) e Bruna (Sílvia Salgado) passaram a viver com Natércio.
Sem dinheiro e com a saúde fragilizada, a protagonista se hospedava na casa do neurologista Daniel (Armando Bógus), que era apaixonado pela paciente. Laura ainda escondia que Virgínia era, na verdade, fruto de uma traição dela com o médico.
Uma nova versão de Ciranda de Pedra foi escrita por Alcides Nogueira e produzida pela Globo em 2008. Mas, desta vez, o foco não ficou em Virgínia (Tammy Di Calafiori). O triângulo amoroso entre Laura (Ana Paula Arósio), Prado (Daniel Dantas) e Daniel (Marcello Antony) ganhou mais destaque.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.