Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JANETE CLAIR

Autora de novela da Globo chocou telespectadores ao matar protagonista

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Francisco Cuoco segura uma mala e olha para cima em cena como Carlão da novela Pecado Capital (1975)

Carlão (Francisco Cuoco) morreu no último capítulo da novela Pecado Capital (1975), da Globo

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 24/11/2022 - 6h25

Há exatos 47 anos, a primeira versão de Pecado Capital (1975) estreava no horário nobre da Globo. Considerada uma das melhores novelas de Janete Clair (1925-1983), a trama chocou o público do início ao fim. A autora mudou de ideia sobre o desfecho da história e decidiu matar o protagonista Carlão (Francisco Cuoco) no último capítulo.

Taxista e noivo de Lucinha (Betty Faria), Carlão era uma espécie de herói não convencional. Ele enfrentou uma enorme crise de consciência quando criminosos esqueceram em seu carro uma mala cheia de dinheiro roubado de um banco. O rapaz ficou em dúvida se deveria usar a quantia para melhorar sua vida ou entregar tudo à polícia, mesmo com o risco de ser acusado de cúmplice no crime.

O motorista decidiu ficar com a fortuna para provar seu valor a Lucinha, que estava fazendo sucesso como modelo --o que a aproximou do rico Salviano Lisboa (Lima Duarte). Para competir com o empresário, Carlão comprou uma frota de táxis e ascendeu socialmente.

Depois de se casar com Eunice (Rosamaria Murtinho), o protagonista começou sua redenção na reta final do folhetim. Ele vendeu a frota de táxis com a intenção de devolver o dinheiro do assalto e entregar-se à polícia.

Mas o taxista acabou sendo vítima de uma armação de Sandoval (Alfredo Murphy), que tinha descoberto que o rapaz iria deixar a mala com os cruzeiros em obras do metrô no Centro do Rio de Janeiro. Carlão foi baleado pelos bandidos e morreu abraçado à maleta ao som dos versos "dinheiro na mão é vendaval", de Paulinho da Viola.

Segundo o site Memória Globo, a sinopse inicial da novela previa que Carlão teria um final feliz com Lucinha depois de devolver a grana. A ideia de alterar o final partiu do diretor Daniel Filho, que percebeu que o romance da mocinha com Salviano havia conquistado o público.

Filho considerou um erro desfazer o casal e defendeu que um amor como o da tecelã e do taxista só deixaria de existir graças a uma tragédia --como a morte de Carlão. Janete Clair concordou com os pitacos e decidiu surpreender o telespectador matando o protagonista no capítulo derradeiro.

Pecado Capital foi a primeira novela em cores transmitida às 20h. O folhetim está disponível na íntegra no catálogo do Globoplay.

A história ganhou um remake escrito por Gloria Perez na faixa das seis da Globo em 1998. Eduardo Moscovis viveu Carlão na segunda versão, e Carolina Ferraz fez Lucinha. Protagonista em 1975, Francisco Cuoco interpretou Salviano Lisboa na adaptação.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.