DE 1989
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Isabela Garcia e Felipe Camargo em O Sexo dos Anjos (1989); novela irá ao ar no canal Viva
Estreia no canal Viva nesta segunda (19) a novela O Sexo dos Anjos, exibida originalmente na Globo em 1989. A trama nunca havia sido reprisada, nem faz parte do catálogo de folhetins antigos do Globoplay. Na época, O Sexo dos Anjos desagradou à própria autora, Ivani Ribeiro (1922-1995), e não foi um sucesso de público.
O Sexo dos Anjos era um remake de O Terceiro Pecado, escrita pela própria Ivani Ribeiro e exibida pela TV Excelsior em 1968. Na história, Adriano (Felipe Camargo) era um anjo enviado pelo Anjo da Morte (Bia Seidl) para buscar a alma de Isabela (Isabela Garcia), a mocinha. Porém, ele se apaixonava por ela e tentava convencer o Anjo da Morte a levar a irmã dela, a vilã Ruth (Silvia Buarque), no lugar.
O Anjo da Morte não aceitava a proposta, mas dava outra chance a Isabela. A protagonista poderia cometer só mais dois pecados em sua vida --caso cometesse o terceiro, morreria. A partir daí, os romances e as questões familiares se desenrolavam.
No entanto, a autora não ficou feliz com este remake. A começar pelo título. De acordo com o livro Ivani Ribeiro, a Dama das Emoções, ela preferia ter mantido o título original, O Terceiro Pecado, mas a direção da Globo quis apostar em algo diferente e escolheu O Sexo dos Anjos --em referência à expressão "discutir o sexo dos anjos", que significava uma discussão sem sentido, que não tinha resolução. Ou seja, nada a ver com a história.
Outra diferença em relação à novela original era sua ambientação temporal. O Terceiro Pecado era uma novela de época, se passava nos anos 1920, enquanto O Sexo dos Anjos foi contemporânea. A troca de décadas não funcionou bem para a trama nem para as construções dos personagens.
Ivani Ribeiro ficou tão insatisfeita com o resultado que pensou em encerrar sua carreira ali. Mas ainda fez mais um remake: o de Mulheres de Areia (1993), sucesso que será reprisado na Globo a partir do próximo dia 26 e substituirá Chocolate com Pimenta (2003).
O Sexo dos Anjos foi uma novela mais curta para a média da época (teve 142 capítulos) e não foi considerada um sucesso de audiência nem de crítica, portanto nunca foi reprisada. Sua primeira reapresentação acontece a partir desta segunda, no Viva, em dois horários: às 14h40 e à 0h30.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.