BASTIDORES
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Regiane Alves e Priscila Sztejnman em cena de Vai na Fé: alta direção da Globo decidiu por corte
GABRIEL VAQUER, CARLA BITTENCOURT E SABRINA CASTRO
Publicado em 11/5/2023 - 13h31
Atualizado em 11/5/2023 - 15h01
A censura ao beijo entre as personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), cena que deveria ter ido ao ar no capítulo de quarta-feira (10) de Vai na Fé, foi decidida pela cúpula de dramaturgia da Globo. A interpretação é de que o beijo poderia afastar o público mais conservador, principalmente o evangélico que a trama tenta conquistar.
A equipe de edição da novela das sete, mesmo sendo contrária, cortou trecho da cena que havia sido gravada. Segundo apurou o Notícias da TV, a ordem era de que um beijo "de verdade" de ambas poderia assustar o público e causar rejeição para Clara e Helena, atrapalhando até mesmo o desenvolvimento do romance das personagens. Antes, elas já haviam dado um selinho, mas em outro contexto, para afastar homens que a assediavam.
Vai na Fé é um aceno da emissora ao público evangélico, religião com cada vez mais adeptos no Brasil. Segundo pesquisas internas, os cristãos estão aceitando muito bem a história de Sol (Sheron Menezzes). Exibir um beijo lésbico romântico nesse momento poderia afastar o telespectador.
A equipe de Vai na Fé ficou decepcionada, e Regiane Alves nem tentou esconder isso em sua conta no Twitter. Mas não era possível fazer nada para evitar a ordem superior.
Outros beijos homoafetivos --como o selinho que aconteceu entre Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Guthierry Sotero)-- ainda podem rolar na novela das sete. A situação voltará a ser discutida entre a equipe do folhetim e o alto comando da área na líder de audiência.
Mas por que, então, Yuri e Vini puderam se beijar e Clara e Helena foram censuradas? Porque a personagem de Regiane Alves é casada com Theo (Emilio Dantas) e mãe de Rafa (Caio Manhente), e o beijo seria uma afronta ainda maior para o público evangélico. Os dois estudantes são jovens e solteiros, o que causaria uma rejeição menor.
A situação foi encarada como uma "precaução" para evitar danos maiores. No fim das contas, a direção de dramaturgia da Globo temeu que se repetisse a situação de Babilônia (2015), quando um beijo entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) fez a trama das nove ser rejeitada pela audiência mais conservadora logo no primeiro capítulo.
Curiosamente, Vai na Fé parece ter passado da fase de buscar a aceitação do público. Na Grande São Paulo, a novela tem média de 22,3 pontos e já se aproxima dos índices de Terra e Paixão, nova novela das nove. Em outras capitais, como Salvador (BA), o folhetim já chegou a picos de 34 pontos.
Procurada pelo Notícias da TV para falar sobre o corte do beijo gay, a Globo enviou o seguinte comunicado: "Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo".
Rosane Svartman, autora de Vai na Fé, foi procurada para comentar o assunto, mas não respondeu até a conclusão deste texto. Caso ela se pronuncie, a reportagem será atualizada.
Na cena em questão, Clara e Helena trocariam um beijo singelo, quase um simples roçar de lábios. Elas ficariam hipnotizadas uma pela outra durante um exercício de alongamento, assim como foi ao ar, mas Helena de fato tocaria na aluna --diferentemente do que foi mostrado.
"Elas não conseguem parar de se olhar. A respiração fica mais curta e elas vão se aproximando até que seus lábios se tocam assim, numa posição invertida, tipo Mary Jane e Homem-Aranha", descreveu Rosane Svartman nos roteiros aos quais o Notícias da TV teve acesso.
Parte do diálogo entre as personagens também foi cortada. "Claro que você queria se vingar dele. Como eu pude acreditar que você me beijou por minha causa?", diria a personagem de Priscila Sztejnman após o desabafo da cliente sobre Theo (Emilio Dantas). "Não. Não foi isso! Foi por você, mas eu tive coragem por isso, entende?", devolveria Clara.
Só depois disso as duas teriam uma D.R. sobre os limites da relação profissional delas. A discussão até foi ao ar, mas sem sinal do beijo. Confira:
a cena ficou tão sem nexo que a Clara tá com as mãos nos lábios OBVIAMENTE por ter beijado a Helena e aí cortaram e ela ficou com as mãos nos lábios pq? pq ficou OLHANDO a helena? caraaaa que odio
— Anna Julia (@annabagunceira) May 10, 2023
QUEREMOS BEIJO CLARENA https://t.co/rE363ssWNI
Foi um balde de água fria nos fãs, que ansiavam pelo beijo a ponto de colocar o nome das personagens no topo de assuntos mais comentados no Twitter.
"Prometeram e não entregaram o beijo", reclamou um perfil de acervo com cenas das duas. "Não adianta nada programas sobre LGBTQIA+, propagandas, mensagens, se até hoje a cúpula da emissora é formada por um bando de retrógrados. Cortaram a cena do beijo Clarena [nome dado pelos fãs ao casal] como se pudesse ocorrer alguma rejeição, sendo que Vai na Fé é o maior sucesso da emissora. Vergonha", destacou Sérgio Santos.
"As cenas horríveis e abusivas do Theo sempre vão ao ar. O [José] Loreto só falta engolir as mulheres que beija na novela. Clarena é podada logo no início de tudo. Coloca casal de mulheres para quê? Pra gente passar nervoso e decepção", reclamou uma internauta identificada como Li.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Vai na Fé: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 12/8
Sexta, 11/8 (Capítulo 179)
Emissora não vai divulgar o resumo.
Sábado, 12/8 (Capítulo 179)
Reapresentação do último capítulo.
Os capítulos de Vai na Fé são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio
Inscreva-se no canal do ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.