Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HÁ 30 ANOS

Assédio, matança e Claudia Raia nua: 7 casos do Você Decide que dividiram o Brasil

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tony Ramos na apresentação do Você Decide (1992-2000), de terno, camisa e gravata, dedo indicador direito apontado para a direita

Tony Ramos na apresentação do Você Decide (1992-2000); programa fez sucesso nos anos 1990

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 9/4/2022 - 6h35

Há 30 anos, estreava na Globo um programa que marcou a TV brasileira: o Você Decide (1992-2000). A atração exibia histórias fictícias nas quais os telespectadores podiam decidir qual deveria ser o final, por meio de ligações telefônicas. Vários episódios tiveram questões polêmicas que dividiram os votos dos brasileiros, como casos envolvendo assédio, assassinatos e a possibilidade de ver Claudia Raia nua.

O Você Decide representou uma grande novidade em 1992 pela interatividade. O programa contava com um sistema telefônico que tinha 530 linhas e recebia cerca de 60 mil contatos em 55 minutos.

Temas como abuso sexual, assassinatos e desigualdade socioeconômica foram muito explorados nos mais de 300 episódios. Em algumas ocasiões, até autoridades se pronunciaram sobre resultados das votações dos telespectadores.

Confira sete casos do Você Decide que tiveram grande repercussão:

A Cantada (1992)

No episódio, uma funcionária era constantemente assediada pelo chefe e se via no dilema: ceder às investidas dele e conseguir uma promoção ou denunciar o comportamento inadequado? O caso deu muita repercussão na vida real. 

Na época, a Globo colocava telões em ruas e praças de cidades pelo Brasil nas noites de exibição do Você Decide e mandava um ator ou atriz a campo para questionar as pessoas presentes sobre os rumos da história.

Na noite do episódio A Cantada, a entrevistada em Vila Velha, Espírito Santo, foi uma mulher que aproveitou a ocasião para denunciar que havia sofrido abuso de um funcionário da Fundação Roberto Marinho. Ela disse que, por não ter cedido, foi prejudicada profissionalmente. 

A repercussão se desenrolou pelos dias seguintes, e a emissora afirmou que uma investigação seria instaurada. Na votação, o público decidiu que a personagem deveria denunciar o chefe. 

Justiça de Deus (1992)

Um padre, interpretado por Carlos Vereza, foi o personagem central do episódio. O dilema: ele deveria revelar o segredo de uma confissão, a partir do qual havia descoberto quem havia assassinado seu irmão? Ou deveria seguir os preceitos religiosos e guardado o segredo, mesmo sabendo que um inocente estava pagando pelo crime de uma quadrilha criminosa?

A votação foi acirrada, e por poucos votos o público decidiu que o padre deveria quebrar o sigilo e fazer a denúncia.

A Sangue Frio (1993)

Assassinato também foi o mote deste episódio. Sandra (Silvia Pfeifer), uma mulher de classe média alta, descobria que o cunhado era justiceiro --assassinava meninos e jovens moradores de rua à queima-roupa, acreditando que assim estava ajudando no combate ao crime.

A dúvida dela era entre manter as aparências de uma família feliz ou denunciar o parente à polícia. Os telespectadores foram contra a matança e votaram para a personagem contar o que sabia às autoridades. 

reprodução/TV globo

Claudia Raia em episódio do Você Decide

Você Toda Nua (1993)

Claudia Raia engajou o público neste episódio. Na história, ela era uma professora universitária muito bonita que recebia um convite para posar nua para uma revista, por um cachê de R$ 20 mil, que a ajudaria a terminar de pagar seu mestrado.

O empecilho era o marido dela, um machista interpretado por Nuno Leal Maia, que não a apoiava. Na expectativa de ver a atriz nua, o público votou para que ela aceitasse posar sem roupa. A personagem fez as fotos, mas as cenas não mostraram a atriz como veio ao mundo.

A Última Chance (1994)

A história do capítulo foi a de um cirurgião cuja filha descobria uma doença grave e precisava de um transplante de rim. No mesmo hospital, um colega dele estava operando um bandido e sugeria que eles pegassem um rim do homem para transplantar na mesma hora para a garota. O público optou para que os médicos realizassem o procedimento ilegal e salvassem a vida da jovem. 

No dia seguinte, a Globo foi acusada de promover desrespeito à ética profissional da Medicina, uma vez que transplantes clandestinos são criminosos. Associações médicas entenderam que o público cometeu "vingança social".

Tudo pela Arte (1994)

Uma espécie de teste do sofá foi retratada neste episódio. Lena (Íris Bustamante) tinha o dilema: deveria ou não transar com um empresário em troca de patrocínio para sua peça de teatro? O público decidiu que sim, e associações ligadas à arte não gostaram. 

O sindicato dos artistas e técnicos em espetáculos e diversões do Estado de São Paulo mandou uma carta para a Globo, intitulada Arte ou Prostituição, em que repudiava a noção de que, para trabalhar, um ator deveria ir para a cama com alguém. O documento também acusava Roberto Marinho (1904-2003) de jogar artistas na lama. 

Terra (1997)

A questão da reforma agrária, que já havia sido abordada em O Rei do Gado (1996), também apareceu no Você Decide. Ronaldo havia adquirido uma fazenda improdutiva, invadida por integrantes do MST (Movimento Sem Terra). Na época, o programa já oferecia três opções de finais para o público, que no caso foram: vender a fazenda para a reforma agrária, empregar os sem-terra na propriedade ou expulsá-los dali.

O público escolheu a terceira, o que incomodou autoridades relacionadas ao assunto. José Rainha Júnior, então líder do movimento, e Raul Jungmann, então ministro da Reforma Agrária, emitiram notas de repúdio e preocupação sobre o caso.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.