Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Antes de realizar sonho no SBT, Jô Soares fez talk show esquecido na Globo

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jô Soares em sua bancada no Globo Gente em 1973

Jô Soares em sua bancada no Globo Gente em 1973; programa durou apenas cinco meses no ar

THELL DE CASTRO

Publicado em 7/8/2022 - 8h59
Atualizado em 7/8/2022 - 9h08

No final de 1987, Jô Soares deixou a Globo para se tornar o artista mais bem pago da TV brasileira naquela época. Ao aceitar o convite de Silvio Santos para ingressar no SBT, o humorista também realizaria um grande sonho: ter um talk show diário nos moldes de atrações exibidas há décadas nos Estados Unidos.

O que pouca gente sabe é que Jô Soares já havia tido uma experiência similar na própria Globo, em 1973. No entanto, o programa durou apenas cinco meses, entre abril e setembro, e nunca mais se falou no assunto.

Após estourar nacionalmente interpretando o mordomo Gordon no humorístico Família Trapo, uma espécie de avô do Sai de Baixo (1996-2002), Jô Soares deixou a Record para ingressar na Globo em 1970, tornando-se uma das estrelas do programa Faça Humor, Não Faça Guerra.

Em 1973, quando havia feito um regime e perdido peso, o humorista teve a oportunidade de comandar o programa Globo Gente, que estreou em 17 de abril daquele ano.

Ao contrário do Jô Soares Onze e Meia, no entanto, o Globo Gente, que também se chamou Gente Global, era exibido apenas na segunda terça-feira de cada mês, às 23 horas, o que era muito tarde para a época --a principal novela da Globo, para ter uma ideia, era exibida às 20h.

Dina Sfat com Jô Soares no Globo Gente

Dina Sfat com Jô Soares no Globo Gente

O formato do Globo Gente proporcionava conversas descompromissadas e buscava retratar os artistas fora de seus personagens, falando, por exemplo, de seus hábitos do dia a dia. Na estreia, participaram as atrizes Dina Sfat, Sandra Bréa e Maria Creusa, além do humorista português Raul Solnado, que se tornou um grande amigo de Soares.

Críticas

Dois dias após a estreia, o crítico Artur da Távola fez algumas considerações sobre a atração, mostrando que, provavelmente, Jô ainda não estava totalmente pronto para realizar seu sonho.

"Globo Gente pretende realizar dois aspectos modernos da comunicação: o Jornalismo de 'gente' e a entrevista simples e direta, que anda meio sumida da televisão. Achei o Jô Soares um tanto nervoso. Fumando muito, falando com uma rapidez que atropelou palavras, inquieto na cadeira. Duas sugestões para terminar: vamos melhorar um pouco a cenografia? Vamos diminuir, pelo menos, um entrevistado para dar mais tempo para todos?", escreveu o articulista.

A partir de 2 de agosto de 1973, o Globo Gente passou a ser exibido semanalmente, nas noites de quinta-feira. Mas isso durou pouco --a atração foi cancelada no final de setembro, sem maiores explicações.

"Jô Soares, o apresentador do programa, foi o maior defensor da mudança. Ele acredita que Globo Gente, passando a ser semanal, ganhará em dinamismo. O programa será mais solto, mais descontraído", destacou o jornal O Globo.

Na ocasião, o humorista participava do Satiricom, que foi exibido entre abril de 1973 e outubro de 1975. Depois, esteve em O Planeta dos Homens e ganhou seu próprio programa humorístico em 1981, o Viva o Gordo, exibido até a saída para o SBT.

Contratado por Silvio Santos para estrelar Veja o Gordo, que era similar ao seu trabalho na Globo, Jô Soares aceitou com a condição de estrelar seu tão sonhado talk show, tanto que, dois anos após a estreia do Jô Soares Onze e Meia, o humorístico foi cancelado. O artista deixou o SBT em 1999, ingressando novamente na Globo, onde apresentou o Programa do Jô entre abril de 2000 e dezembro de 2016.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.