Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'MORRIA DE MEDO'

Antes da Globo, Manoel Soares foi segurança de travesti e teve aprendizado

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Manoel Soares no Conversa com Bial

Manoel Soares no Conversa com Bial; jornalista foi segurança de travestis antes do trabalho na TV

Junto com Patrícia Poeta, Manoel Soares assume o desafio de comandar o Encontro a partir desta segunda (4). Antes de chegar ao posto de apresentador da Globo, o jornalista viveu em situação de rua e trabalhou como segurança de travesti. Essas experiências fizeram com que ele não se deslumbrasse com a fama e, por isso, pretende seguir tendo uma vida comum nesta nova etapa profissional.

"Minha mãe me mandou para Porto Alegre (RS) para trabalhar com o meu tio em uma gráfica. Trabalhei nessa gráfica durante mais ou menos uns onze meses. Quando a gráfica faliu, tentei vários empregos e, nesse caminho todo, acabo vivendo em situação de rua", relatou Soares em entrevista ao Conversa com Bial, da Globo.

No período de dificuldades econômicas, um destes trabalhos foi o de segurança de travestis: "Esse momento foi importante, foi quando comecei o caminho para vencer a minha homofobia, que acho que ainda não está vencida. Mas eu morria de medo da proximidade com essas pessoas, que homofobia para mim é isso, só medo. Conforme comecei a trabalhar com aquelas pessoas de noite, desenvolveram-se relações de afeto, ganhava abraços e beijos, e aqueles corpos deixaram de ser estranhos".

E essa vivência, o corpo a corpo com o público, é algo que Soares não quer deixar de lado enquanto apresenta o matinal diário da Globo. Durante a apresentação à imprensa da nova programação da emissora, em que o Notícias da TV esteve presente, o jornalista reforçou esse desejo.

"Eu estudo as pessoas. Ao mesmo tempo que estou lendo as pesquisas do Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos], vou à feira de Paraisópolis de manhã, vou cortar o cabelo em Heliópolis para saber o que as pessoas estão sentindo, se o corte blindado ainda está ativo", destaca.

Não quero, por conta da visibilidade que obviamente vai ficar cada vez mais intensificada, deixar de ir na 25 de Março, andar, sentar com as pessoas. As vezes sentar com a galera que está lá na Praça da Sé, muitas vezes consumindo entorpecentes, para saber o que está acontecendo, como eles estão sendo tratados, tudo isso faz parte. 

Ainda na capital gaúcha, Soares deu seus primeiros passos na televisão. "Comecei em serviço braçal na TV. Então conseguir acumular experiência, ouvir todos os colegas e trazer todas essas informações para a frente do vídeo, se conectar com as pessoas pela manhã, faz uma diferença muito grande", afirmou.

Após as mudanças na grade matinal da Globo, o Encontro passa a ir ao ar às 9h30. Em seguida, às 10h35, Ana Maria Braga chega com o Mais Você, e os jornais locais passam a entrar às 11h45.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.