Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APÓS 18 ANOS

André Hernan pede demissão e troca Globo por gigante do YouTube

REPRODUÇÃO/SPORTV

André Hernan com uma camisa preta em participação ao vivo no SporTV

André Hernan, principal repórter de futebol da Globo em São Paulo, vai para o YouTube

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 1/4/2022 - 13h19
Atualizado em 1/4/2022 - 22h19

Principal repórter de futebol da Globo em São Paulo, André Hernan pediu demissão após 18 anos de trabalho. O jornalista aceitou uma proposta considerada irrecusável da NWB (Network Brasil), gigante digital dona dos canais Desimpedidos e Camisa 21 no YouTube. A emissora ficou surpresa e tentou mantê-lo, mas a última aparição dele foi no Redação SporTV nesta sexta-feira (1º). Ao Notícias da TV, a Globo confirmou a saída do profissional. 

"Que foto usar? Ahh, última do rolo da câmera tirada antes de entrar no ar. Com um sorriso no rosto e pronto para tudo. Com essa imagem encerro minha trajetória de 18 anos no Grupo Globo", disse Hernan em seu perfil oficial no Instagram. 

"Entrei como estagiário e saio como o 'repórter da última informação', que viagem divertida! Faria tudo de novo e não mudaria uma vírgula sequer! Só tenho gratidão por esta casa que me acolheu e me fez realizar sonhos… Duas Copas, Olimpíadas, Eurocopa, Panamericano, Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil, Paulista, um monte de amigos e muitas histórias para contar! Obrigado por tudo! TV Globo, SporTV e GE.", completou o jornalista ao anunciar sua despedida do canal. 

No novo emprego, Hernan terá um canal solo que se baseará em informações exclusivas sobre negociações e entrevistas com os principais nomes do futebol no Brasil. Ele é o primeiro jornalista contratado pela NWB e colocará em prática uma nova ideia da empresa: ter informações exclusivas em seus canais.

A NWB procurou o profissional há algumas semanas e argumentou que os ganhos financeiros podem aumentar sistematicamente, já que Hernan terá uma participação nos lucros que o seu canal gerar no YouTube. Ele também poderá fazer publicidade com marcas parceiras da NWB, como a fornecedora de material esportivo Nike.

Nesta quinta-feira (31), Hernan passou a proposta para a direção esportiva da Globo em São Paulo. Na tentativa de segurar o jornalista, a empresa pediu 24 horas para preparar uma contraproposta. Ele ouviu logo após entrar ao vivo no SporTV na manhã de hoje, mas recusou. Com isso, pediu demissão e sacramentou sua saída. O anúncio pela NWB será feito nos próximos dias.

A saída de André Hernan chama a atenção porque ele estava em seu auge dentro da Globo. Era o principal repórter de futebol na capital paulista pela sua capacidade de apuração de negociações de jogadores, além de sempre ter informações de bastidores sobre os principais clubes do Brasil. A saída causou incredulidade em colegas.

Após a publicação da reportagem, a Globo enviou a seguinte nota ao Notícias da TV: "André Hernan não faz mais parte do time de repórteres do Esporte da Globo". 

A carreira de André Hernan

André Hernan começou na Globo em 2004 como estagiário na área esportiva em São Paulo, que na época ainda era ligada ao Jornalismo. Foi efetivado e atuou primeiro fora do ar, como produtor e editor. No início dos anos 2010, começou a trabalhar como repórter em transmissões de futebol no SporTV e no Premiere.

Depois, passou a ser figura frequente em programas como Globo Esporte. Também ganhou oportunidades como apresentador no SporTV e fez a Central do Mercado e o Troca de Passes. Recentemente, passou a comandar a Live GE no canal esportivo da Globo no YouTube.

O que é a NWB?

A NWB surgiu em 2010 e é a maior rede de canais esportivos da internet. Em seus primeiros anos, teve dinheiro da empresa de investimentos Juá, que tinha o apresentador Luciano Huck como um de seus sócios.

Hoje, a NWB é do Grupo SBF, dona da loja de artigos esportivos Centauro, que comprou sua operação em 2020 por R$ 60 milhões. A SBF também é dona da operação da Nike no Brasil --e pagou R$ 1 bilhão para a gigante americana para isso. 

Ao todo, são 95 canais entre originais e afiliados. Entre esses projetos, está o canal Desimpedidos, o maior de futebol do YouTube brasileiro com 9,1 milhões de inscritos; o Acelerados, de Rubens Barrichello, com 1,7 milhão; e o Camisa 21, de Bolívia Zica, que conta com 453 mil inscritos.

São 81 milhões de seguidores e 60,7 milhões de inscritos em seus canais, que geram quase 4 bilhões de visualizações por ano somente no YouTube e 9 bilhões no total. No mercado publicitário, a NWB tem o apelido de "Globo da internet" pela sua capacidade de gerar dinheiro e ser dominante no nicho em que atua.

TUDO SOBRE

Globo

SporTV


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.