APÓS 18 ANOS
REPRODUÇÃO/SPORTV
André Hernan, principal repórter de futebol da Globo em São Paulo, vai para o YouTube
GABRIEL VAQUER, colunista
Publicado em 1/4/2022 - 13h19
Atualizado em 1/4/2022 - 22h19
Principal repórter de futebol da Globo em São Paulo, André Hernan pediu demissão após 18 anos de trabalho. O jornalista aceitou uma proposta considerada irrecusável da NWB (Network Brasil), gigante digital dona dos canais Desimpedidos e Camisa 21 no YouTube. A emissora ficou surpresa e tentou mantê-lo, mas a última aparição dele foi no Redação SporTV nesta sexta-feira (1º). Ao Notícias da TV, a Globo confirmou a saída do profissional.
"Que foto usar? Ahh, última do rolo da câmera tirada antes de entrar no ar. Com um sorriso no rosto e pronto para tudo. Com essa imagem encerro minha trajetória de 18 anos no Grupo Globo", disse Hernan em seu perfil oficial no Instagram.
"Entrei como estagiário e saio como o 'repórter da última informação', que viagem divertida! Faria tudo de novo e não mudaria uma vírgula sequer! Só tenho gratidão por esta casa que me acolheu e me fez realizar sonhos… Duas Copas, Olimpíadas, Eurocopa, Panamericano, Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil, Paulista, um monte de amigos e muitas histórias para contar! Obrigado por tudo! TV Globo, SporTV e GE.", completou o jornalista ao anunciar sua despedida do canal.
No novo emprego, Hernan terá um canal solo que se baseará em informações exclusivas sobre negociações e entrevistas com os principais nomes do futebol no Brasil. Ele é o primeiro jornalista contratado pela NWB e colocará em prática uma nova ideia da empresa: ter informações exclusivas em seus canais.
A NWB procurou o profissional há algumas semanas e argumentou que os ganhos financeiros podem aumentar sistematicamente, já que Hernan terá uma participação nos lucros que o seu canal gerar no YouTube. Ele também poderá fazer publicidade com marcas parceiras da NWB, como a fornecedora de material esportivo Nike.
Nesta quinta-feira (31), Hernan passou a proposta para a direção esportiva da Globo em São Paulo. Na tentativa de segurar o jornalista, a empresa pediu 24 horas para preparar uma contraproposta. Ele ouviu logo após entrar ao vivo no SporTV na manhã de hoje, mas recusou. Com isso, pediu demissão e sacramentou sua saída. O anúncio pela NWB será feito nos próximos dias.
A saída de André Hernan chama a atenção porque ele estava em seu auge dentro da Globo. Era o principal repórter de futebol na capital paulista pela sua capacidade de apuração de negociações de jogadores, além de sempre ter informações de bastidores sobre os principais clubes do Brasil. A saída causou incredulidade em colegas.
Após a publicação da reportagem, a Globo enviou a seguinte nota ao Notícias da TV: "André Hernan não faz mais parte do time de repórteres do Esporte da Globo".
André Hernan começou na Globo em 2004 como estagiário na área esportiva em São Paulo, que na época ainda era ligada ao Jornalismo. Foi efetivado e atuou primeiro fora do ar, como produtor e editor. No início dos anos 2010, começou a trabalhar como repórter em transmissões de futebol no SporTV e no Premiere.
Depois, passou a ser figura frequente em programas como Globo Esporte. Também ganhou oportunidades como apresentador no SporTV e fez a Central do Mercado e o Troca de Passes. Recentemente, passou a comandar a Live GE no canal esportivo da Globo no YouTube.
A NWB surgiu em 2010 e é a maior rede de canais esportivos da internet. Em seus primeiros anos, teve dinheiro da empresa de investimentos Juá, que tinha o apresentador Luciano Huck como um de seus sócios.
Hoje, a NWB é do Grupo SBF, dona da loja de artigos esportivos Centauro, que comprou sua operação em 2020 por R$ 60 milhões. A SBF também é dona da operação da Nike no Brasil --e pagou R$ 1 bilhão para a gigante americana para isso.
Ao todo, são 95 canais entre originais e afiliados. Entre esses projetos, está o canal Desimpedidos, o maior de futebol do YouTube brasileiro com 9,1 milhões de inscritos; o Acelerados, de Rubens Barrichello, com 1,7 milhão; e o Camisa 21, de Bolívia Zica, que conta com 453 mil inscritos.
São 81 milhões de seguidores e 60,7 milhões de inscritos em seus canais, que geram quase 4 bilhões de visualizações por ano somente no YouTube e 9 bilhões no total. No mercado publicitário, a NWB tem o apelido de "Globo da internet" pela sua capacidade de gerar dinheiro e ser dominante no nicho em que atua.
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.