Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO MAIS VOCÊ

Ana Maria Braga critica Lumena e insinua 'racismo reverso' no BBB21

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A apresentadora Ana Maria Braga no Mais Você desta segunda-feira (1º)

Ana Maria Braga no Mais Você desta segunda-feira (1º); apresentadora criticou participante do BBB21

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2021 - 10h12
Atualizado em 1/3/2021 - 10h45

Após assistir Lumena Aleluia detonar Carla Diaz pela "branquitude" da atriz no BBB21, Ana Maria Braga criticou a psicóloga e insinuou que houve "racismo reverso" da baiana. "A gente tem culpa disso [ser branco], né? Da mesma forma, tá acontecendo um reverso aí, né?", disse a apresentadora no Mais Você desta segunda (1º).

Em conversa com o repórter Ivo Madoglio sobre o Big Brother Brasil 21, Ana Maria assistiu a duas conversas de Lumena, uma com Projota e outra com Fiuk, em que a amiga de Karol Conká fez críticas a Carla.

"Ela tá nessa confusão com a Carla desde o começo do Big Brother, na verdade, o ideal é até a gente ouvir pra tirar nossas conclusões", introduziu Madoglio, chamando as gravações do reality.

"O rolê com Carla é muito mais profundo, que eu até tenho medo de expor a minha análise sobre a jornada dela aqui. Porque, pra mim, é muito mais profundo, sobre uma pauta que é muito delicada, que é a branquitude. Que é um outro debate do que é ser, exercer e reproduzir privilégios de uma categoria que se chama branquitude", disse a DJ a Projota.

"Mas ela, com a prática, não me faz ler ela por outra perspectiva", completou a baiana. O Mais Você, então, mostrou outro recorte de um papo da militante com Fiuk.

A psicóloga questionou a escolha da intérprete de Carine na novela A Força do Querer sobre ter escolhido João Luiz Pedrosa e Camilla de Lucas para seu "pódio dos sonhos", ou seja, com quem a loira quer estar na final do BBB21.  

"O que me incomoda é o que tá por trás de ela colocar um pódio com João, Camilla e não colocar um… Enfim, um [alguém] com a jornada afetiva dela. Enfim, que imagem ela quer transparecer pro Brasil? De desconstruída, de salvadora de não sei o que, de [pretos] oprimidos. E ela prioriza a bicha preta [João é gay] e uma preta retinta. Que vínculo tão forte é esse?", questionou a ex-funcionária da produtora de Felipe Neto. 

"E é uma pena que tudo remeta a isso, né? Porque poderia ser natural, poderia ser legal", opinou o filho de Fábio Jr. "Me soa estranho. A imagem que ela quis propagar é levar os dois... Oprimidos [para o pódio]", ressaltou Lumena. "E não da verdade dela, né?", disse o irmão de Cleo. "E não da verdade dela", concordou a inimiga de Lucas Penteado dentro do confinamento. 

De volta aos estúdios do Mais Você, Ana Maria Braga se mostrou irritada com os posicionamentos de Lumena. "Gente, eu não entendi esse negócio de branquitude, explica pra mim, porque você não é branquitude, então, né? Eu e você somos branquelíssimos-tude aí, né?", debochou a apresentadora. "Eu sou [branco] azedasso, né, Ana?", brincou o repórter. 

"A gente tem culpa disso, né? Da mesma forma, tá acontecendo um 'reverso' aí, né? Ali [no BBB] você tem que votar em alguém, não importa se é branco, preto, amarelo, vermelho, você tem que votar em alguém! É um jogo", defendeu a titular.

"Eu acho que, assim como o Projota disse lá no começo do programa, a mulher dele é branca, a filha dele é branca. Então, ele não tem, não pode existir essa rivalidade entre o negro e o branco", relembrou o jornalista. 

"Tem coisa mais bonita que a mistura? Que dá o mulato, que dá aquele jambo maravilhoso que o brasileiro tem em sua maioria, inclusive", argumentou Ana Maria. 

"Sem contar que a gente tem que lembrar que todo mundo que é brasileiro, sendo branco ou negro, não existe ninguém que é brasileiro purinho, que não tenha a raiz negra. Todo mundo por dentro tem a raiz negra. Então a gente tem que lembrar disso todas as vezes", ressaltou o colega de trabalho da apresentadora. 

"A gente sabe de preconceito que eles sofrem", completou ele. "Mas fazer preconceito reverso numa situação dessa eu acho que é uma bobagem. É uma pena perder esse tempo", concluiu a mãe de Louro José. 

Nas redes sociais, as opiniões de Ana Maria Braga e Ivo Madoglia sobre as questões raciais foram criticadas, já que não existe racismo reverso. A branquitude é a manutenção dos privilégios das pessoas brancas, o que implica no reprodução do preconceito racial contra negros.

"Ai, Senhor, Ana Maria Braga caiu na falácia do preconceito reverso sobre a questão Lumena e Carla no quadro sobre o BBB21 no Mais Você. Aliás, a conversa toda sobre a branquitude foi bem nada a ver", criticou Giovanna Miranda Gomes. 

"Ana Maria Braga e seu repórter branco falando sobre racismo reverso. Condenar a fala de Lumena, OK, pois também não concordo (dentro do jogo), mas dissertar sobre racismo é demais", opinou Juliana Costa. "Te adoro, Ana Maria Braga, mas racismo reverso nessa altura do campeonato? Que bola fora, hein? Bora se informar, amor? Lumena trouxe verdades que a branquitude não consegue engolir mesmo, hahaha", comentou Michel Arantes.

Confira algumas reações no Twitter: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.