Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DEPUTADO OTONI DE PAULA

Bolsonarista vai à PF e denuncia Fátima Bernardes por apologia à maconha na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fátima Bernardes no programa Encontro de 23 de dezembro, quando recebeu a funkeira Ludmilla

Fátima Bernardes no programa Encontro de 23 de dezembro, quando recebeu a funkeira Ludmilla

GABRIEL PERLINE

Publicado em 8/1/2020 - 5h13

O deputado federal e pastor Otoni de Paula (PSC/RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro, protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR) e na Polícia Federal (PF) uma notícia-crime contra Fátima Bernardes, pedindo investigação imediata sobre a edição de 23 de dezembro do programa Encontro, da Globo. Na carta, ele acusa a apresentadora de utilizar seu espaço em rede nacional para fazer apologia ao uso de drogas.

O Notícias da TV teve acesso aos documentos escritos pelo deputado, que foram protocolados na segunda-feira (6). Otoni se incomodou com o fato de o matinal da Globo ter dado espaço para a funkeira Ludmilla cantar Verdinha, música recém-lançada e que vem irritando os mais conservadores.

Na carta, o parlamentar diz que Verdinha "faz explícita referência ao plantio, uso e comercialização de maconha". Também afirma que sua exibição no programa seria de extrema gravidade por ser veiculado na faixa matutina da Globo, e lamenta que "dentre os telespectadores estejam considerável número de menores".

As cartas foram endereçadas a Maurício Leite Valeixo, diretor-geral da Polícia Federal, e a Antônio Augusto Brandão de Aras, procurador-geral da República. Nelas, o deputado afirma que Fátima Bernardes infringiu a lei de classificação indicativa por dar espaço para Ludmilla cantar sua música.

O deputado Otoni de Paula se incomodou com Fátima Bernardes (Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação)

A letra de Verdinha não possui nenhuma citação nominal à maconha, mas parlamentares mais conservadores, caso de Otoni de Paula, e líderes religiosos da frente evangélica já demonstraram descontentamentos com a música, que diz: "Eu fiz um pé lá no meu quintal / Tô vendendo a grama da verdinha a um real".

A reportagem procurou a Globo, que não se posicionou até a conclusão deste texto. O deputado Otoni de Paula também não quis fornecer mais informações sobre suas motivações para levar o caso às instâncias superiores.

Confira a íntegra da carta enviadas pelo aliado de Bolsonaro à PGR (a endereçada à PF possui o mesmo conteúdo, apenas alterando os destinatários):

"Senhor procurador-geral da República,

Sirvo-me do presente para respeitosamente requerer a Vossa Excelência a instauração do procedimento adequado no âmbito dessa Procuradoria-Geral da República para investigar se o programa Encontro, da Rede Globo, apresentado pela senhora Fátima Bernardes, praticou ato de apologia ao cultivo, uso e venda de maconha.

O programa, que vai ao ar das 10 horas da manhã ao meio-dia, apresentou como atração principal, no dia 23 de dezembro de 2019, a música Verdinha, cantada pela funkeira Ludmilla. Música que faz explícita referência ao plantio, uso e comercialização de maconha.

Este fato se reveste de maior gravidade por ir ao ar no turno matutino, com audiência de milhões de pessoas. Pelo horário, deduz-se que, dentre os telespectadores, estejam considerável número de menores.

É notório que as mensagens veiculadas pela TV têm forte apelo sobre o público, fato que torna disputado e cato cada precioso minuto de transmissão. Os horários das transmissões são de acordo com o grau de classificação da Coordenação de Classificação Indicativa (Cocind), do Ministério da Justiça, que entende que programas como o Encontro é [sic] apropriado para o horário nobre da manhã, segundo os termos da Portaria 1.220/2007, que regulamenta a programação televisiva. A portaria estabelece que das 7h às 20h a programação é livre, permitida para todas as idades até aos menores de 10 anos. Cenas impróprias ostentam o selo da classificação correspondente.

Realidades que predispõem as famílias a acreditarem numa programação sem riscos. Extrapolando os limites da liberdade de imprensa e da confiança depositada pelos pais, a apresentadora Fátima Bernardes exalta o conteúdo impróprio da música Verdinha e infringe a lei, conforme já mencionado em ofício de nº 64/2019 CD-GAB 484, de 10/12/2019, protocolado nessa PGR sob o nº 00557840/2019.

Reitero que a abrangência da divulgação atinge principalmente o público jovem, mais suscetível à indução pela rebeldia, imaturidade e curiosidade naturais da idade, com o agravante de tomar a cantora como exemplo de sucesso, assim como não há neste pleito cerceio a nenhum direito, mas o estrito cumprimento legal de evocar a garantia de justiça à parcela da sociedade ofendida.

Pelo exposto, com fundamento no art. 5º, § 3º do CPP, comunico existência de infração penal em que caiba ação pública, rogando urgência na apuração do caso dado sua gravidade.

Atenciosamente,
Otoni de Paula"

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.