Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMO AVALIAR?

Tela pequena, apps que travam, imagem ruim: Saiba se é hora de trocar a TV

FOTOS: DIVULGAÇÃO

TV exibe série The Last Of Us, da HBO

TV exibe The Last of Us, da HBO Max: séries ganham detalhamento, nitidez e profundidade em 4K

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 11/3/2023 - 6h25

Para ter certeza de que está na hora de trocar a TV, o consumidor deve ficar atento a alguns sinais. Um bom começo é verificar se você está satisfeito com o tamanho da tela, ou busca uma imagem maior e melhor, com resolução 4K. E será que o seu televisor já é smart e tem uma boa oferta de aplicativos, que rodam sem constantes travamentos? E na hora de pesquisar os conteúdos, você pode utilizar comandos de voz?

Quem acumulou mais de uma resposta negativa para as perguntas acima pode começar a pesquisar um novo televisor. Em conversas com vendedores nas lojas, o Notícias da TV apurou que, hoje, a maioria dos consumidores quer trocar seu televisor por um modelo de tela maior, geralmente, a partir de 50 polegadas.

A tela aumenta e a imagem ganha detalhamento, nitidez e profundidade. Isso porque, com exceção de um modelo da Philco, todos os televisores de 50" à venda nos tradicionais sites de comparação de preços na internet já são 4K. Com 3.840 por 2.160 pixels, essa resolução é quatro vezes superior à dos TVs Full-HD de anos atrás.

A qualidade dá um salto, principalmente se o conteúdo exibido já estiver disponível em 4K, como acontece com a maioria das novas séries de Netflix, Prime Video, Disney+ e Apple TV+. E, com muitos pixels a mais, a imagem fica boa mesmo quando o telespectador chega perto da tela, permitindo realizar o sonho de ter uma tela grande em uma sala pequena, de 10 ou 15 metros quadrados.

Mas não é bom exagerar. Especialistas americanos consideram uma distância mínima de 1,80 a 2,00 metros entre a tela e o sofá para a instalação de uma TV 4K de 50" a 65". Como o gosto pessoal também conta muito, a dica é fazer o teste na loja, avaliando se a distância que você terá na sua sala permitirá uma visualização confortável do modelo escolhido.

Além do conforto visual, o consumidor precisa analisar se a qualidade da imagem e a experiência geral de imersão ao conteúdo agradam quando se está bem perto da tela. Esse cuidado evita futuros arrependimentos. Já a altura da tela deve seguir a direção dos olhos de quem está sentado no sofá.

TV com sistema Android: completo em apps

Fique de olho na plataforma smart

TVs com mais de cinco anos de uso deixam de ganhar atualizações na plataforma smart, causando transtornos para o consumidor. Com sistemas defasados que rodam versões antigas de aplicativos, os travamentos passam a ser frequentes, e as operações vão ficando cada vez mais lentas. Além disso, é bem provável que você nem consiga abrir alguns apps mais novos, que já surgem incompatíveis com a triste realidade do seu televisor.

Se esse for o seu caso, você tem duas alternativas. A mais barata é adquirir um pequeno dispositivo que transforma sua TV em smart ou atualiza seus apps com um investimento a partir de R$ 185. A outra é comprar um novo televisor.

Quem quer fugir de dor de cabeça pode escolher televisores da Samsung e da LG, que adotam as plataformas Tizen e webOS, respectivamente; ou qualquer tela que rode o sistema Android, presente em modelos da TCL, Semp, Philips, Philco e Aiwa. Evolução do Android, o sistema Google TV, por enquanto, continua disponível apenas em algumas linhas da TCL.

Entre as opções mais completas em apps, a plataforma Roku TV, que está presente em televisores de custo mais acessível de marcas como Semp, TCL, Philco e AOC, leva desvantagem. Isso porque não oferece o serviço Star+, que transmite vários jogos da Libertadores e os principais campeonatos europeus.

A possibilidade de procurar conteúdos no YouTube e serviços de streaming por comandos de voz é um dos recursos mais úteis das TVs atuais. Substituir o processo lento e chato de digitar letra por letra em um teclado virtual pela simplicidade de falar rapidamente o que quer ver faz toda a diferença.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.