Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Recap S09E14

The Walking Dead finalmente explica cicatrizes misteriosas de Daryl e Michonne

Imagens: Divulgação/AMC

A atriz Danai Gurira no episódio 14 da nona temporada do drama zumbi The Walking Dead, exibido ontem (17) - Imagens: Divulgação/AMC

A atriz Danai Gurira no episódio 14 da nona temporada do drama zumbi The Walking Dead, exibido ontem (17)

JOÃO DA PAZ

Publicado em 18/3/2019 - 5h00

[Atenção: este texto contém spoilers]

Antes de entrar de fato na batalha dos Sussurradores contra os sobreviventes, The Walking Dead explicou um dos grandes mistérios da atual temporada, a nona: como surgiram as marcas em forma da letra X nas costas de Michonne (Danai Gurira) e Daryl Dixon (Norman Reedus)? O episódio exibido no domingo (17) ganhou um nome autoexplicativo, intitulado de Scars (Cicatrizes).

A três episódios do fim da temporada, o drama zumbi deu uma pausa nos novos vilões para mergulhar no passado dos protagonistas. A série adotou o flashback, pela segunda vez nesta temporada, para destrinchar um pouco do que aconteceu no período de seis anos do salto temporal entre o desaparecimento de Rick (Andrew Lincoln) e os acontecimentos do presente. Os escolhidos para protagonizarem esse viagem no tempo foram a dupla citada acima.

Com Michonne ainda grávida de Rick Jr., filho dela com o xerife, a ninja da katana não sossegava em tentar achar algum sinal de vida do seu parceiro. Numa dessas aventuras pela floresta, ela encontrou Daryl também na caça de algum paradeiro do grande amigo.

Nesse meio tempo, Rosita (Christian Serratos) trouxe para Alexandria uma mulher e algumas crianças para se abrigarem na comunidade. Coincidentemente, a adulta entre eles era uma amiga de Michonne, chamada Jocelyn (Queen Sugar, True Blood). As duas foram colegas de faculdade, muito próximas antes do apocalipse zumbi.

Tudo corria bem até Michonne perceber que Jocelyn tinha sumido da comunidade, juntamente com outras crianças, incluindo Judith. Todas fugiram pela rede de esgoto. Michonne e Daryl assumiram a responsabilidade de encontrá-las e logo descobriram que Jocelyn era desmiolada e liderava um grupo no qual crianças eram induzidas a serem más e violentas.

Os protagonistas se depararam com elas em uma escola. Daryl foi derrubado ao levar uma flechada, e Michonne foi golpeada. Presa pelas mãos, a dupla foi ferida com um ferro em formato de X, desses usados para marcar gado, na parte de baixo das costas.

Michonne (Danai Gurira) com uma cicatriz em forma de X, no sexto episódio desta temporada

A primeira vez que a cicatriz em forma de X apareceu foi no sexto episódio da atual temporada, o primeiro pós-Rick, com o salto no tempo de seis anos. A marca surgiu no corpo de Michonne. No capítulo seguinte, foi a vez de o X ser mostrado em Daryl. Os fãs começaram a especular os possíveis significados dessa letra. As teorias iam de um tributo a Rick a perda de algum rim ou coisa parecida.

Resolvido isso, The Walking Dead está com o caminho livre para ter dois grandes episódios e amarrar uma temporada que, no quesito trama, está indo bem. Judith (em mais uma brilhante atuação da menina Cailey Fleming) convenceu Michonne, sua mãe adotiva, a não deixar a comunidade Alexandria isolada das outras. A garota mostrou que é importante ajudar os amigos, as pessoas que amam.

Assim, Alexandria entra de vez na grande feira que o Reino está organizando e deve ser lá o local do embate. Na cena final do episódio, Michonne, Judith e alguns outros sobreviventes entraram na comunidade liderada por Ezekiel (Khary Payton) e Carol (Melissa McBride).

Dois integrantes dos Sussurradores, travestidos de zumbis, flagraram a chegada e um deles disse: "Temos que avisar a Alfa [a líder dos Sussurradores]".

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.