Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOSTALGIA E EMOÇÃO

Volta de atriz banida e homenagens: Como foi o especial de Um Maluco no Pedaço

Divulgação/HBO Max

O elenco de Um Maluco no Pedaço no especial produzido pela HBO Max

O elenco de Um Maluco no Pedaço reunido; especial da HBO Max chegará ao Brasil em junho

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 20/5/2021 - 6h50

Há 25 anos, ia ao ar o último episódio de Um Maluco no Pedaço (1990-1996), uma das séries mais importantes da história dos Estados Unidos e que repetiu o sucesso mundo afora --principalmente no Brasil. Para os fãs que ficaram órfãos de Will Smith e da família Banks, a HBO Max realizou uma reunião do elenco no ano passado para celebrar o aniversário de três décadas da sitcom.

O especial, lançado em 19 de novembro de 2020 nos EUA e ainda inédito no Brasil, teve dois grandes destaques: uma emocionante homenagem a James Avery (1945-2013), que viveu o eterno tio Phil, e o aguardado reencontro entre Will Smith e Janet Hubert, a primeira atriz a interpretar a tia Vivian na série e que foi praticamente banida da produção após brigar com o protagonista.

Gravado no mesmo estúdio onde o elenco trabalhou durante seis anos, o especial reuniu Will Smith (Will), Alfonso Ribeiro (Carlton), Karyn Parsons (Hilary), Tatyana Ali (Ashley), Joseph Marcell (Geoffrey), Daphne Maxwell Reid (a segunda tia Vivian), e o DJ Jazzy Jeff (Jazz) em uma réplica perfeita do set utilizado na série original.

Liderado por Smith, o elenco relembrou momentos marcantes da série e a relação nos bastidores, que sempre foi marcada por uma excelente química e a amizade entre todos --com exceção de Janet, que começou a ter rusgas com o astro e os outros membros a partir da segunda temporada.

DIVULGAÇÃO/HBO MAX

Reencontro entre Will Smith e Janet Hubert

A volta da tia Vivian original

Para justificar o reencontro com a antiga colega após quase três décadas, Smith diz ao elenco que, para ele, não havia como celebrar Um Maluco no Pedaço sem incluir Janet. Para isso, ele entrou em contato com a atriz e sugeriu uma conversa cara a cara.

Os dois trocaram farpas via imprensa desde que Janet deixou a série, sendo que a tia Vivian original expandia seu rancor aos outros membros do elenco. No reencontro, cada um explicou seu lado na história para colocar de vez um ponto-final na treta.

Apesar de ir ao encontro de cabeça aberta, Janet não deixou de expor seus sentimentos. "Eu só queria saber uma coisa: por quê?” ela perguntou. "Vocês foram tão longe. Eu perdi muito. Como podemos curar isso?", continuou.

Smith admitiu que, por sua pouca idade --o astro tinha 21 anos quando Janet deixou a série-- não entendia a situação pela qual a colega passava. A atriz, que estava grávida durante as gravações do terceiro ano, explicou que passava por um casamento abusivo, coisa que ninguém do elenco sabia. O marido estava desempregado, e a responsabilidade de bancar a casa era toda sua.

"Durante a gravidez dela, eu não fui sensível, não era perceptivo e agora que tive três filhos, aprendi algumas coisas que não sabia na época e faria as coisas de forma muito diferente. Mas posso ver que tornei o set muito difícil para Janet", admitiu o astro.

Janet, então, explicou que não foi demitida da sitcom, mas que recusou um péssimo acordo sugerido pelos produtores. Ela teria o seu salário reduzido ao extremo para fazer pequenas participações na atração, o que também não permitiria que trabalhasse em outra produção. Com a recusa, eles optaram por reescalar a personagem.

Quando eu saí da série, eu tinha um bebê recém-nascido e mais ninguém. Hollywood me renegou. Minha família me deixou e disse: 'Você arruinou nosso nome'. E eu não fui antiprofissional no set. Eu simplesmente parei de falar com todo mundo porque não sabia em quem confiar, pois havia sido banida. E eles disseram que foi você quem me baniu. Porque você era o Will. Foi muito difícil.

Smith explicou que, naquela idade, via tudo como uma ameaça ao seu sucesso. Segundo ele, o medo de perder tudo era o que o movia. No entanto, passados 27 anos, dois casamentos, um divórcio e três filhos, o astro disse que agora entende o nível da dor e do estresse pelos quais a colega passou.

Determinada em não deixar nada guardado, Janet retruca que foram as palavras de Will --dentro e fora do set-- que a destruíram. E para ela, uma mulher negra trabalhando em Hollywood nos anos 1990, aquilo era o "beijo da morte".

"Você tirou tudo isso de mim com suas palavras. Palavras podem matar. Eu perdi tudo. Reputação, tudo. E eu entendo que você foi capaz de seguir em frente, mas você conhece essas palavras, chamar uma mulher negra de 'difícil' em Hollywood é o beijo da morte. E é difícil o suficiente ser uma mulher negra de pele escura neste negócio. Mas eu senti que era necessário finalmente seguirmos em frente. E eu sinto muito por tê-lo xingado tanto", respondeu Janet.

Os dois selaram o encontro com um forte abraço e Smith a convidou para se encontrar com os outros atores na réplica do estúdio. Com o "ok" do elenco, Janet reviu os ex-colegas pela primeira vez em 27 anos --com exceção de Daphne, que nunca havia conhecido sua antecessora.

REPRODUÇÃO/NBC

James Avery e Will Smith

Homenagem ao tio Phil

Morto em 31 de dezembro de 2013, James Avery foi o único integrante de Um Maluco no Pedaço que não pôde comparecer ao especial. Por conta disso, homenagens ao ator foram feitas por produtores e elenco.

Para Smith, Avery era como uma figura paterna dentro e fora do set. Segundo o astro, ele via o veterano como um professor e um exemplo a ser seguido na profissão de ator.

"Eu queria muito que ele pensasse que eu era bom. Eu queria que ele tivesse orgulho de mim", disse Smith, relembrando alguns de seus momentos mais marcantes em cena do lado de James Avery.

Segundo Tatyana, o ator era o coração da série e o grande professor de todos. Com origens no teatro, ele atuava como inspiração não só para Smith como para todos os outros, uma pessoa que se tornou uma das responsáveis pelo sucesso incontestável de Um Maluco no Pedaço.

REPRODUÇÃO/HBO MAX

Will Smith explica a "origem" da série

A audição inesperada

Um dos momentos mais curiosos do especial é a parte em que Smith explica como surgiu a ideia da série. Na época, apesar de jovem, o astro já era um músico vencedor do Grammy e rapper de sucesso, mas nunca havia trabalhado como ator.

Tudo começou quando Quincy Jones, icônico produtor musical, o chamou para uma festa de aniversário em sua mansão. Segundo Smith, toda a trama da sitcom já estava pré-preparada, faltando apenas o seu ok para estrelá-la.

Convencido de que tinha em mãos uma boa ideia, Jones ignorou a inexperiência do rapper e disse que Smith faria a sua audição para conseguir o papel ali mesmo. Diversos produtores da rede NBC, emissora que exibiu a série, estavam presentes.

"Eu disse: 'Quincy, não sei atuar, não sou ator. Apenas me dê duas semanas. Deixe-me encontrar um professor de atuação, vou trabalhar nisso e, então, vamos apenas marcar um teste adequado", lembrou Smith.

Jones, então, respondeu. "O negócio é o seguinte: agora, todos que precisam dizer sim para este programa estão sentados naquela sala esperando por você. O que vai fazer?".

Amigo de longa data do ator, Jazzy Jeff explicou como foram os passos seguintes de Will depois do "teste" feito na casa de Quincy Jones.

"Estávamos em turnê e tivemos um dia de folga. Will voou, voltou e disse: 'Eu tenho um programa de TV'", revelou o DJ. Algumas semanas depois, o elenco estava escalado e pronto para começar os trabalhos. O resto é história.

Com episódios exibidos durante a programação do canal pago Multishow, Um Maluco no Pedaço está completa (seis temporadas) no Globoplay.

O especial chegará ao Brasil em junho, incluso no catálogo da HBO Max. Uma nova versão da série também foi anunciada e tem confirmada duas temporadas a serem exibidas no serviço de streaming Peacock.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.