Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JANET HUBERT

Por que atriz que fez a primeira tia Viv de Um Maluco no Pedaço foi demitida?

IMAGENS: DIVULGAÇÃO/NBC

De frente para Janet Hubert, Will Smith inclina a cabeça e encara destemido a colega de cena na série Um Maluco no Pedaço

Will Smith encara Janet Hubert na comédia Um Maluco no Pedaço; demissão de atriz gerou mágoa

JOÃO DA PAZ

joao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/9/2020 - 6h55

O streaming da Warner, o HBO Max, vai exibir uma reunião com os atores de Um Maluco no Pedaço (1990-1996) para celebrar os 30 anos da comédia. Um importante nome não está entre os convidados: o da atriz Janet Hubert, que interpretou a primeira tia Vivian Banks. Demitida da série, ela guarda mágoa do elenco, e a recíproca é verdadeira.

No anúncio desse especial, há a promessa de uma "aparição surpresa". Caso seja Janet, de fato será um retorno totalmente inesperado. Isso porque existe um atrito brutal entre ambas as partes, uma confusão com ofensas e até processo na Justiça. Afinal, o que ocasionou tanto rancor? Por que ela foi demitida?

A profissional

Um Maluco no Pedaço surgiu no improviso. Will Smith assumiu o protagonismo sem nunca ter atuado na vida. Ele entrou nessa aventura para sair de uma dívida com a Receita Federal americana. Conhecido apenas como um rapper (de muito sucesso), ele demorou para pegar o jeito na frente das câmeras. A rede NBC, que exibiu a série nos Estados Unidos, pensou em mandá-lo para o olho da rua.

Mas Smith se endireitou e virou, aos 21 anos, a estrela de uma série de TV, com seu rosto e sua música em evidência. Na época com 34, Janet era uma das mais experientes do elenco, com passagem pela escola de artes Juilliard, a mais prestigiada de todos os Estados Unidos. Havia então um contraste: o espírito jovem e brincalhão versus uma postura mais profissional, de veterana.

Janet torcia o nariz ao ver alguns comportamentos de Will durante as gravações. Ela o criticava por não agir como um ator sério, que obedecia regras. Como mudar a personalidade de alguém despojado, que fazia a alegria da plateia e de outros integrantes do elenco? Fato é que Janet não engolia zoação no trabalho.

O clima só pesava com o passar dos anos. A tensão ficou maior na segunda temporada e explodiu na terceira, com Janet dando esporros contra Smith e deixando as gravações da série completamente instáveis, tensas e nada divertidas. Por pressão do elenco, liderado pelo protagonista, a NBC decidiu demitir a atriz veterana em 1993. Depois disso, a rixa só aumentou.

Janet Hubert e Joseph Marcell em Um Maluco no Pedaço; ator contextualizou saída da atriz


Pós-demissão

Em entrevista dada no mês passado para o podcast Hip-Hop Uncensored, um descontraído Joseph Marcell (o mordomo Geoffrey) falou sobre os 30 anos da comédia e, como não poderia deixar de ser, foi questionado sobre a saída da primeira tia Viv. Ele resumiu o desentendimento com precisão.

"A série se chama Fresh Prince of Bel Air [nome em inglês]. Will Smith é o nome que vem primeiro. E, talvez, Janet não lidava bem com isso", falou com serenidade o ator britânico. Essa observação casa com um sentimento daquela época.

Ainda no ano de 1993, no calor da demissão, Smith fez um desabafo para uma rádio da cidade de Atlanta (no Estado da Geórgia). O jovem ator revelou que havia sim um desejo em Janet de assumir os holofotes e liderar a trama, pois ela era mais experiente e muitos episódios de Um Maluco no Pedaço giravam em torno dela.

"Eu digo sem medo de errar que Janet Hubert queria que a série se transformasse em The Aunt Viv of Bel Air [a tia Viv de Bel Air]", afirmou. "Ela disse uma vez: 'Eu estou nesse ramo há dez anos e esse moleque vem e consegue uma série [só para ele]'. Não importa o que eu fizesse, eu era o anticristo [aos olhos dela]."

Janet também se posicionou, de duas formas. Escreveu um artigo para a revista Jet no qual culpou Smith pela sua demissão e disse que os executivos da NBC estavam atrás de algum tipo de vingança. E ainda entrou com um processo contra o ator, o responsabilizando pela perda do emprego (o que não deu em nada).

Brincadeiras de Will Smith nos bastidores da comédia eram repreendidas por Janet Hubert


'Louca'

O ressentimento contra Janet não vem só de Will. Durante uma palestra para estudantes realizada em 2011, que pode ser vista no YouTube, o ator Alfonso Ribeiro (o Carlton) desferiu palavras duras contra a atriz veterana, dizendo que ela era "louca" -- ele fez o gesto de girar o dedo indicador na altura da orelha.

"Foi ótimo conviver durante seis anos na série com Will Smith, James Avery, Tatyana [Ali]. Já com a primeira mãe, nem tanto assim", falou Ribeiro, que vivia o filho mimado da tia Viv. "Ela era muito difícil de trabalhar."

O resultado disso é que Janet sequer é citada nos encontros que o elenco faz constantemente (o último foi para o programa que Smith tem no Snapchat), mesmo com um papel importante na trama --Janet é a tia Viv preferida de muitos fãs. A atriz Daphne Maxwell Reid a substituiu nas temporadas finais.

Há três anos, quando o elenco se reuniu em uma confraternização casual, Janet ficou enfurecida e escreveu uma postagem no Facebook, deletada logo depois, com xingamentos contra Ribeiro. Ela chutou o balde.

"Eu sei que esse prostituto da mídia Alfonso Riberio postou uma foto de uma tal reunião aí. Ele sempre foi puxa-saco de Will Smith. Nunca haverá uma verdadeira reunião de Fresh Prince [of Bel Air]. Não tenho qualquer interesse de ver essas pessoas novamente", decretou.

Uma reviravolta pode acontecer? Sim, é possível. Recentemente, Janet tem pregado uma reconciliação em suas idas à imprensa, clamando pelo entendimento e perdão (mas não sem antes cutucar Smith por coisas que ele fez no passado). Resta saber o quanto de perdão há para ser dado.

Com episódios exibidos durante a programação do canal Comedy Central, Um Maluco no Pedaço está completa (seis temporadas) na Netflix e no Prime Video.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.