Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRINCADEIRA COREANA

Squid Game: Como funciona o Jogo da Lula de Round 6, da Netflix?

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Montagem de fotos com o ator Lee Jung-jae (à esq.) e a cena da série Round 6, da Netflix, que mostra o desenho do Jogo da Lula feito em um campo de areia (à direita)

Lee Jung-jae (à esq.) e o Jogo da Lula em Round 6; brincadeira é quase um pega-pega

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 1/11/2021 - 6h20

Maior produção original da história da Netflix, Round 6 se consolidou como um fenômeno mundial e tornou popular o Jogo da Lula, ou Squid Game (em inglês), uma brincadeira de criança famosa na Coreia do Sul. A dinâmica funciona como uma espécie de pega-pega, mas com dois times se enfrentando dentro de um gráfico similar ao corpo de uma lula.

Originalmente, o nome do jogo é ojingeo, que começa com o desenho de um tabuleiro riscado/marcado no chão. O diagrama é composto pela casa ofensiva (um círculo inferior que representa a cauda da lula), o espaço que a defesa tem que proteger, delimitada por um pequeno triângulo localizado dentro do círculo de cima (cabeça).

Há também o espaço da defesa, demarcado por um retângulo na parte de baixo do diagrama (os tentáculos do bicho), e a área de promoção para o ataque fica entre a casa defensiva e a cabeça da lula --sendo, portanto, sua cintura. 

Duas pessoas ou dois times se enfrentam, sendo um lado o ataque e o outro, a defesa. As funções são decididas na sorte, com o lançamento de uma moeda (cara ou coroa), por exemplo. O ataque começa na posição dentro do círculo superior (cabeça), já a defesa parte de dentro do retângulo (pernas). 

Jogo da Lula em Squid Game, da Netflix

O Jogo da Lula na versão mortal em Round 6

O objetivo do ataque é avançar até a área de promoção, mas andando em um pé só e por fora do diagrama até conseguir cruzar a área de promoção na cintura da lula, de um lado para o outro, que é o quando o jogador ofensivo pode andar com as duas pernas. Em contrapartida, a missão da defesa é impedir que o adversário chegue tão longe.

Se o ataque conseguir cruzar a cintura da lula, o jogo vai para sua segunda parte, que envolve confronto físico. Os atacantes têm que avançar até o triângulo que fica no círculo superior, na cabeça da lula, enquanto os defensores precisam expulsar os adversários para fora do corpo da lula. A força física é necessária, e ganha quem atingir seu objetivo dentro da disputa.

Confira o tutorial do jogo explicado pelo protagonista, Seong Gi-hun (Jung-jae Lee): 

O que é Round 6, da Netflix?

Na série da Netflix, pessoas que precisam desesperadamente de dinheiro recebem um convite misterioso para participarem de uma competição ainda mais enigmática. Os 456 convidados que aceitam são dopados e levados até um lugar secreto, no meio de uma ilha.

Os participantes competem em uma série de jogos infantis tradicionais. Entretanto, quem perde é morto na hora. Durante a trama, os jogadores entram em conflito e colocam suas vidas em risco em busca do prêmio de 45,6 bilhões de wons. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.