BRINCADEIRA COREANA
REPRODUÇÃO/NETFLIX
Lee Jung-jae (à esq.) e o Jogo da Lula em Round 6; brincadeira é quase um pega-pega
Maior produção original da história da Netflix, Round 6 se consolidou como um fenômeno mundial e tornou popular o Jogo da Lula, ou Squid Game (em inglês), uma brincadeira de criança famosa na Coreia do Sul. A dinâmica funciona como uma espécie de pega-pega, mas com dois times se enfrentando dentro de um gráfico similar ao corpo de uma lula.
Originalmente, o nome do jogo é ojingeo, que começa com o desenho de um tabuleiro riscado/marcado no chão. O diagrama é composto pela casa ofensiva (um círculo inferior que representa a cauda da lula), o espaço que a defesa tem que proteger, delimitada por um pequeno triângulo localizado dentro do círculo de cima (cabeça).
Há também o espaço da defesa, demarcado por um retângulo na parte de baixo do diagrama (os tentáculos do bicho), e a área de promoção para o ataque fica entre a casa defensiva e a cabeça da lula --sendo, portanto, sua cintura.
Duas pessoas ou dois times se enfrentam, sendo um lado o ataque e o outro, a defesa. As funções são decididas na sorte, com o lançamento de uma moeda (cara ou coroa), por exemplo. O ataque começa na posição dentro do círculo superior (cabeça), já a defesa parte de dentro do retângulo (pernas).
O Jogo da Lula na versão mortal em Round 6
O objetivo do ataque é avançar até a área de promoção, mas andando em um pé só e por fora do diagrama até conseguir cruzar a área de promoção na cintura da lula, de um lado para o outro, que é o quando o jogador ofensivo pode andar com as duas pernas. Em contrapartida, a missão da defesa é impedir que o adversário chegue tão longe.
Se o ataque conseguir cruzar a cintura da lula, o jogo vai para sua segunda parte, que envolve confronto físico. Os atacantes têm que avançar até o triângulo que fica no círculo superior, na cabeça da lula, enquanto os defensores precisam expulsar os adversários para fora do corpo da lula. A força física é necessária, e ganha quem atingir seu objetivo dentro da disputa.
Confira o tutorial do jogo explicado pelo protagonista, Seong Gi-hun (Jung-jae Lee):
Na série da Netflix, pessoas que precisam desesperadamente de dinheiro recebem um convite misterioso para participarem de uma competição ainda mais enigmática. Os 456 convidados que aceitam são dopados e levados até um lugar secreto, no meio de uma ilha.
Os participantes competem em uma série de jogos infantis tradicionais. Entretanto, quem perde é morto na hora. Durante a trama, os jogadores entram em conflito e colocam suas vidas em risco em busca do prêmio de 45,6 bilhões de wons.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.