Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Coronavírus

O que Friends ensina sobre como se comportar em uma quarentena? Veja 5 dicas

Reprodução/NBC

A atriz Courteney Cox apoia na cabeça um telefone antigo com a mão esquerda em cena da série Friends

Courteney Cox no segundo episódio da terceira temporada de Friends; a dica é não ligar para o ex na quarentena

JOÃO DA PAZ

Publicado em 2/4/2020 - 5h59

Comédia que ensina a cozinhar e paquerar, Friends (1994-2004) também dá aula sobre como se comportar durante uma quarentena. As lições da série são explícitas sobre o que não deve ser feito, como dar vazão à carência e ligar para o ex (ou a ex) e soltar um "oi, sumido(a)...".

As dicas de Friends são retiradas do segundo episódio da terceira temporada (de 1996, disponível na Netflix), intitulado de Aquele em que Ninguém Está Pronto. Todos os seis amigos estão na casa da Monica (Courteney Cox) se preparando para um evento voltado a financiadores do museu no qual Ross (David Schwimmer) trabalha. O capítulo se passa em tempo real, 30 minutos em uma noite dos amigos.

Além de evitar ligações indesejáveis, não se deve iniciar uma DR em um confinamento, terreno de onde não dá para fugir e ficar distante da pessoa em que se está descontando a raiva por um motivo qualquer. Vale também ficar de olho com o que se bebe na geladeira, pois alguns líquidos podem estar por lá há tempos.

Confira abaixo cinco dicas de Friends sobre o que não fazer dentro de casa durante a quarentena:

Nada de DR

Estar enclausurado com o marido, namorada (ou qualquer outra definição de relacionamento amoroso) pode ser uma maldição disfarçada de bênção. Se devidamente higienizados é possível trocar um carinho, tanto tempo ao lado de uma mesma pessoa pode encher o saco, e uma discussão boba acende a chama da insuportável e evitável DR.

Ross e Rachel (Jennifer Aniston) estavam namorando nessa fase de Friends. O paleontólogo ficou ansioso demais porque ela não se arrumava logo para saírem. Estressado, ele explodiu e gritou com a parceira. Ela, de birra, vestiu uma roupa de ficar em casa e disse que não iria mais ao evento. Eis o começo de uma discussão entre os dois (outra, entre tantas).

O esgotamento de não poder sair para a rua pode levar a momentos como esse, que não devem se repetir, ainda mais na quarentena, pois deixará o clima mais pesado.

divulgação/NBC

David Schwimmer com Jennifer Aniston em Friends; confusão e DR na frente dos amigos


Cuidado com o que bebe

Entre as limpezas necessárias a serem feitas dentro de casa em tempos de pandemia, a geladeira não deve ser esquecida. Porque de repente algo é esquecido lá durante algum tempo, e a tal coisa fica de bobeira, estragando. Ou a sede pode ser tanta que cega o olhar e engana o olfato, chegando ao ponto de confundir um copo de gordura com uma deliciosa sidra.

Foi o que fez Joey (Matt LeBlanc) ao tomar sem hesitar um copão de gordura, com pedaços de frango boiando, que hibernava na geladeira de Monica. É um cuidado que se deve ter principalmente se ao seu lado está um amigo sacana como Chandler (Matthew Perry), que em vez de te impedir, vai encorajá-lo a beber o que não deve.

Ligar para o ex (ou a ex)

A carência bate forte em dias tensos e de solidão, que ataca mesmo quem está rodeado de pessoas. É o que acontece ao ficar preso em um romance antigo e não esquecer o ex definitivamente. O telefone está a um braço de distância, pronto para mandar uma mensagem ou, com um simples toque, fazer uma ligação.

Atiçada por um recado que ouviu na sua secretária eletrônica (!) enviado por Richard (Tom Selleck), seu ex-namorado, Monica entrou em parafuso por não saber se o contato tinha sido recentemente ou no passado. Indecisa, ela ligou para o bigodudo; ficou mais confusa, pois não sabia se deixou um mensagem descontraída ou não.

Se estiver prestes a entrar nessa neura, agradeça se estiver com uma amiga como a Phoebe (Lisa Kudrow) por perto, que com a delicadeza de uma fera resolverá o problema facinho, quebrando o telefone. Fim de papo.

Matthew Perry, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer em Friends; sala cheia de gente


Diversidade de testes

A ociosidade leva a extremos quando não se tem o que fazer. Dá para responder um desses testes online engenhosos (para não dizer inúteis) para saber qual personagem de Friends você é, por exemplo. Dominada pelo tédio, uma pessoa na quarentena tem de tomar cuidado com o que escolhe como passatempo.

Chandler foi ao banheiro para fazer o número 2. Na casa de Monica, como praxe em outras residências, havia revistas, um escape para a distração. A falta de opções direcionou o desocupado a realizar um teste da feminina Cosmopolitan.

Mas tudo tem um lado positivo. De repente é importante para descobrir que você, assim como Chandler, coloca os homens à frente de sua carreira.

Brincadeiras perigosas

Em um breve passeio pelas redes sociais, dá para descobrir como as pessoas são criativas ao inventar joguinhos na quarentena. Teve até alguém que improvisou uma sinuca na mesa da cozinha, com frutas nos lugares das bolas. Se por um lado há brincadeiras saudáveis (com itens literalmente saudáveis), é bom tomar um cuidado com aquelas zoeiras mais físicas, que podem machucar.

Enquanto não se arrumavam para ir ao evento, Chandler e Joey iniciaram um entrevero sobre quem tinha o direito de sentar em uma poltrona. A disputa boba chegou ao ponto de virar uma corrida: a tal cadeira estava vazia, com os dois a metros de distância. Eles partiram em disparada, e Joey conseguiu ser mais rápido e se sentar, mas com um custo.

O ator Matt LeBlanc, intérprete de Joey, deslocou o ombro na cena, sem perceber na hora. Só que nos episódios seguintes, Joey apareceu com uma tala. Os roteiristas inventaram uma história, dizendo que o personagem se machucou após dar pulinhos em sua cama. O segredo da lesão no ombro só foi revelado mais de 20 anos depois, em entrevista de LeBlanc no talk show do Jimmy Kimmel, em 2017.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas no podcast Noveleiros

Listen to "#8: O que podemos esperar das novelas reprisadas?" on Spreaker.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.